Música e Modelagem Matemática: representações de notas musicais por meio da função seno
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v2i4.10215Palavras-chave:
Modelagem Matemática. Música. Função seno.Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa que tem por objetivo construir um modelo, utilizando notas musicais, que possa ser aplicado no ensino de matemática. Para tanto, utiliza-se das etapas referentes ao processo de modelagem matemática para construção do referido modelo. Ao tocar um violão, foram feitas gravações de notas musicais em ambiente computacional - software, e posteriormente a análise da escala musical da nota Ré, a fim de perceber a relação de proporção entre elas a partir da frequência. A partir disso, foi realizada uma representação dessa mesma nota musical no software Geogebra, a qual originou em um gráfico representativo da função seno. A construção do modelo mostra relações podem ser exploradas em sala de aula, por meio da modelagem matemática, por exemplo. Atividades como estas, se aplicadas em sala de aula, podem facilitar a aprendizagem de Matemática, especificamente de funções trigonométricas – função seno.
Downloads
Referências
Abdounur, Oscar João. (2003). Matemática e Música: pensamento analógico na construção de significados. São Paulo: Escrituras Editora.
Bassanezi, Rodney Carlos. (2010). Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. São Paulo: Contexto.
Bogdan, Robert & Biklen, Sari. (2010). Investigação Qualitativa em Educação. Porto, Portugal: Editora Porto.
Biembengut, Maria Salett. (2014). Modelagem Matemática no Ensino Fundamental. 1ª Ed. São Paulo: EDIFURB.
Biembengut, Maria Salett. (2016). Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Editora Livraria da Física.
Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf > Acesso em 15 de outubro de 2018.
Brasil. (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículo e Educação Integral. Brasília – DF: MEC, SEB, DICEI, 562 p.
Brasil. (1996). LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 9. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara.
Camargos, Chrislei Bruno Ribeiro (2010). Música e Matemática: a harmonia dos números revelada em uma estratégia de modelagem. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG.
Gardner, Howard. (1994). Estruturas da Mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul.
Gardner, Howard. (1995). Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul.
Grams, Ana Laura Bertelli. (2014). Modelagem Matemática no Ensino Médio: Percepção matemática por meio da música. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.
Madruga, Zulma Elizabete de Freitas. (2016). Processos criativos e valorização da cultura: possibilidades de aprender com modelagem. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.