Estudo de pesquisas sobre educação financeira com a utilização de tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v1i4.8807Palavras-chave:
Educação financeira, Educação Matemática, Mapeamento e Metassíntese, Tecnologias da Informação e da ComunicaçãoResumo
Este trabalho apresenta o mapeamento de trinta dissertações e teses que tratam do tema Educação Financeira no contexto do Ensino e da Educação Matemática no período entre 2014 e 2016 com o objetivo de identificar se, e como, a tecnologia foi considerada nestes trabalhos. Inicialmente, aborda-se a definição de mapeamento, seus objetivos e os caminhos percorridos para a sua realização. O objetivo é analisar as contribuições das tecnologias nas produções acadêmicas stricto sensu acerca da Educação Financeira, no contexto da Educação Matemática, por meio de uma metassíntese, na perspectiva de identificar como esse tema está sendo discutido nas pesquisas e o papel da tecnologia nestes estudos. Apenas três trabalhos foram identificados e que indicam soluções diversas e apontamentos das dificuldades e da necessidade do uso de tecnologias para melhoria do ensino da Educação Financeira.
Downloads
Referências
Abar, C. A. A. P. (2011). Educação Matemática na Era Digital. Unión-Revista Iberoamericana de Educación Matemática, n. 27, p. 13-28.
AEF-Brasil. Tecnologias sociais e educacionais. Associação de Educação Financeira do Brasil (ONG). Acesso em 21 de junho de 2018. Disponível em:
Biembengut, M. S. (2008). Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda.
Brasil, Decreto No. 7397 de 22 /12 /2010. Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, 2010. Acesso em 21 de junho de 2018. Disponível em:http://sijut.fazenda.gov.br/netacgi/nphbrs?s1=D0000073972010122201$.CHAT.%20E%20PR.ORGA.%20E%2020101223.DDOU.&l=0&p=1&u=/netahtml/sijut/Pesquisa.htm&r=0&f=S&d=SIAT&SECT1=SIATW3
Brasil. (1998). Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental - Matemática. Brasília: MEC/SEF.
Brasil. (2017). Base Nacional Curricular Comum (BNCC) – Ensino Fundamental.
Brasil, (2013). Caderno de Educação Financeira Gestão de Finanças Pessoais (Conteúdo Básico). Acesso em 21 de junho de 2018. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/caderno_cidadania_financeira.pdf
Fiorentini, D., Passos, C. L. B., & Lima, R. C. R. (Org.), (2016). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: período 2001 – 2012. Campinas, SP: Faculdade de Educação, Unicamp.
Matheus, M. C. C. (2009). Metassíntese qualitativa: desenvolvimento e contribuições para a prática baseada em evidências. Acta Paul Enferm.; 22 (Especial-Nefrologia):543-5.
Paterson, B, L, Thorne, S. E., Canam, C. & Jillings, C. (2001). Meta-study qualitative health research: a pratical guide to meta-analysis and meta-synthesis. Thousand Oaks, California: Sage.
Pimenta, G.; Ghedin, E.; Franco, M. A. S. (2006). Pesquisa em Educação Alternativas investigativas com objetos complexos. Edições Loyola. São Paulo. Brasil.
Zimmer L. (2006). Qualitative Meta-synthesis: a question of dialoguing with tests. J. AdvancedNur.; 53(3): 311-318.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.