Abordagens da Modelagem Matemática nas Dissertações do PROFMAT da Região Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.17965

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Educação Matemática, PROFMAT

Resumo

Este artigo examina a abordagem da Modelagem na Educação Matemática nas dissertações do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), focando especificamente na Região Norte do Brasil. Foram identificadas 23 dissertações usando o termo modelagem no repositório do PROFMAT, que foram analisadas nas seguintes categorias: Formação de Professores, Relato de Experiência, Material de Apoio ao Professor e Concepções. As dissertações enfatizam a necessidade de disseminar a Modelagem Matemática na formação de professores e no desenvolvimento de recursos didáticos para reforçar sua aplicação na Educação Matemática. Além disso, elas se concentram em temas abordados no Ensino Médio, com destaque para funções.

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Biografia do Autor

Andrey Camurça da Silva, UFOPA

Obteve um mestrado em Matemática pelo PROFMAT/UFOPA (2022-2023), é especialista em Ensino de Ciências e Matemática pelo IFPA (2020-2021) e licenciado em Matemática e Física pela UFOPA (2014-2020). Atualmente, atua como docente de Matemática na educação básica. Suas pesquisas em Educação Matemática se concentram na avaliação da aprendizagem (incluindo a construção de escalas de proficiência e a produção de itens), na modelagem matemática, na psicometria aplicada à educação e no uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) para o ensino de Matemática.

Emerson Silva de Sousa, UFOPA

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2019), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2009) e Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1997). É Professor Adjunto (DE) da Universidade Federal do Oeste do Pará, onde desenvolve pesquisas na área de Educação Matemática, com ênfase em Análise de Modelos e Modelagem Matemática (contexto educacional). Atua como vice-coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Educacionais em Modelagem Matemática da UFOPA (GEPEMM) e colaborador no Grupo de Educação Matemática e Interdisciplinaridade na Amazônia da UFOPA (GEPEIMAZ).

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

Silva, A. C. da, & Sousa, E. S. de. (2024). Abordagens da Modelagem Matemática nas Dissertações do PROFMAT da Região Norte . TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(3), 78–98. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.17965

Edição

Seção

Artigos