Abordagens da Modelagem Matemática nas Dissertações do PROFMAT da Região Norte
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.17965Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Educação Matemática, PROFMATResumo
Este artigo examina a abordagem da Modelagem na Educação Matemática nas dissertações do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), focando especificamente na Região Norte do Brasil. Foram identificadas 23 dissertações usando o termo modelagem no repositório do PROFMAT, que foram analisadas nas seguintes categorias: Formação de Professores, Relato de Experiência, Material de Apoio ao Professor e Concepções. As dissertações enfatizam a necessidade de disseminar a Modelagem Matemática na formação de professores e no desenvolvimento de recursos didáticos para reforçar sua aplicação na Educação Matemática. Além disso, elas se concentram em temas abordados no Ensino Médio, com destaque para funções.
Downloads
Referências
Almeida, M. C., Musmanno, L. M., & Sousa, S. G. de. (2020). Mapeamento das dissertações sobre Modelagem Matemática produzidas no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Educação Matemática Debate, 4, e202040. https://doi.org/10.46551/emd.e202040.
Araújo, A. R. (2020). Modelagem matemática no ensino de funções afins e quadráticas para um problema de produção de milho de pequenos agricultores numa área rural do sudeste do Pará [Dissertação de Mestrado]. UFT.
Barbosa, J. C. (2001a). Modelagem matemática e os professores: a questão da formação. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 15, 5–23.
Barbosa, J. C. (2001b). Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. REUNIÃO ANUAL DA ANPED.
Barbosa, J. C. (2009). Integrando Modelagem Matemática nas práticas pedagógicas. Educação Matemática em Revista, 14(26), 1–10. http://funes.uniandes.edu.co/26545/1/Barbosa2013Integrando.pdf
Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Edições 70.
Barros, O. J. M. da S. (2020). Ensino de modelos exponenciais por meio de modelagem matemática: uma proposta didática [Dissertação de Mestrado]. UFT.
Bassanezi, R. C. (2002). Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. Contexto.
Biembengut, M. S. (2014). Modelagem Matemática no Ensino Fundamental. Edifurb.
Biembengut, M. S., & Hein, N. (2007). Modelagem Matemática no Ensino (4. ed.). Contexto.
Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação.
Brasil, R. R. (2013). Modelagem matemática: uma contribuição para a construção do conhecimento matemático nos anos iniciais da educação básica [Dissertação]. Universidade Federal de Rondônia.
Burak, D. (1992). Modelagem matemática: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem [Tese]. Universidade Estadual de Campinas.
Burak, D. (2004). A modelagem matemática e a sala de aula.
Cabral, F. H. M. (2019). Modelagem em educação matemática e suas aplicações no ensino médio [Dissertação de Mestrado]. UFPA.
Carvalho, E. D. (2019). Abordagens, aplicações e reflexões sobre Modelagem Matemática no ensino básico [Dissertação de Mestrado]. UFPA.
Cervino, F. R. C. (2019). Utilizando a Modelagem Matemática para auxiliar o ensino-aprendizagem do conteúdo de funções [Dissertação de Mestrado]. UFAM.
Ferreira, A. dos S. (2020). A Modelagem Matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume [Dissertação de Mestrado]. UFAM.
Franco, B. da S. (2023). Modelagem matemática: uso das funções matemáticas com o auxílio do software Excel na evolução dos casos confirmados de COVID-19 no município de Porto Velho-RO [Dissertação de Mestrado]. UNIR.
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social (6o ed). Atlas.
Gonçalves, T. O., & Silva, I. M. (2016). Mapeamento de pesquisas da Região Norte sobre o professor que ensina matemática: principais tendências. In D. Fiorentini, C. L. B. Passos, & R. C. R. Lima (Orgs.), Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001 - 2012. Campinas/SP: FE/UNICAMP.
Jacques, E. P. (2022). Construindo o conceito de função através da investigação, resolução de problemas e modelagem matemática [Dissertação de Mestrado]. UNIFAP.
Klüber, T. E., & Burak, D. (2008). Concepções de modelagem matemática: contribuições teóricas. Educação Matemática Pesquisa, 10(1), 17–34. https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/1642.
Lima, M. A. S. B. (2021). Modelagem matemática, geometria fractal e GeoGebra: proposta de atividades para ensinar conteúdos matemáticos do ensino médio [Dissertação de Mestrado]. UFPA.
Pamphylio, P. R. F. (2017). A abordagem da modelagem matemática em situações-problema envolvendo funções afins e quadráticas no ensino fundamental II [Dissertação de Mestrado]. UNIFAP.
Pereira, T. C. (2015). Modelagem matemática no ensino médio: aplicações do modelo de Malthus [Dissertação de Mestrado]. UFAM.
Pinto, M. T. U. (2016). Modelagem matemática através da utilização de softwares no ensino médio para o estudo de sequências numéricas: progressão aritmética e progressão geométrica. [Dissertação de Mestrado]. UNIFAP.
Pires, E. M., & Silveira, E. (2022). Obstáculos e Resistências no Uso de Tendências Metodológicas na Educação Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 36(72), 471–494. https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n72a21.
Primentel, C. C. (2019). Etnomodelagem: uma abordagem de conceitos geométricos no cemitério de Arraias – TO [Dissertação de Mestrado]. UFT.
Santos, L. G. (2014). Progressões geométricas e música: uma proposta de modelagem [Dissertação de Mestrado]. UFT.
Silva, A. W. J. (2020). O método dos mínimos quadrados como ferramenta na modelagem matemática no primeiro ano do ensino médio [Dissertação de Mestrado]. UFPA.
Silva, C. F. (2016). A interpolação de Lagrange: uma proposta ao Ensino Médio para a Modelagem Matemática de Polinômios [Dissertação de Mestrado]. UFAM.
Silva, C. V. (2015). Modelagem, cálculo e GeoGebra: uma nova proposta de ensino para as funções quadráticas [Dissertação de Mestrado]. UFT.
Silva, K. F. (2017). Um Emprego da Modelagem Matemática Sobre o Tempo de Exposição ao Sol com o Protetor Solar Fator 30 [Dissertação]. Universidade Federal de Tocantins.
Silva, S. R. (2014). O uso da Modelagem Matemática no Ensino de Funções na Educação Básica [Dissertação de Mestrado]. UNIFAP.
Soares, D. S. (2012). Uma Abordagem Pedagógica Baseada na Análise de Modelos para Alunos de Biologia: qual o papel do software? [Tese de Doutorado]. Universidade Estadual Paulista.
Soares, J. A. R. (2017). Modelagem matemática como estratégia de ensino de tópicos de estatística na formação básica técnica [Dissertação de Mestrado]. UFT.
Soares, R. da S. (2017). O uso da modelagem matemática como proposta para a melhoria do ensino da Física na região Amazônica [Dissertação de Mestrado]. UFAM.
Sousa, E. S. (2021). Análise de modelos como um método de ensino de matemática na educação básica. Práxis Educacional, 17(45), 1–22. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.7017.
Sousa, E. S., & Lara, I. C. M. (2021). Percepções de um grupo de professores de Matemática da Educação Básica em relação à estratégia de ensino Aplicação de Modelos. Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, 23(1), 31–57. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p31-57.
Sousa, E. S., Lara, I. C. M., & Ramos, M. G. (2017). Concepções de modelagem e a pesquisa em sala de aula na educação matemática. Revista Exitus, 8(1), 250–275. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n1ID397.
Souza, R. C. B. (2017). Modelagem Matemática: Interpolação polinomial e aplicações [Dissertação]. Universidade Federal do Amapá.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.