Contribuições das TDICs para o ensino de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.18316

Palavras-chave:

Tecnologia, Ensino da Matemática, Aprendizagem, Sequência Didática

Resumo

O presente artigo, objetiva identificar algumas características positivas do uso das tecnologias no ensino de Matemática, como recursos que possibilitem a interpretação, o cálculo e aprendizagem efetiva dos conceitos matemáticos. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), inserida no ambiente escolar traz uma perspectiva de inovação, com base na utilização de equipamentos, programas e atividades mais atrativas para o aluno, bem como as novas posturas pedagógicas utilizadas para tentar contornar os desafios do país em relação ao baixo índice de aprendizagem dos alunos. Metodologicamente, a pesquisa é exploratória, qualitativa com fulcro em referenciais bibliográficos. Buscou-se ainda retratar através do estudo de trabalhos existentes, que as atividades desenvolvidas por meio de Sequência Didática aliado às tecnologias digitais, podem favorecer o ensino de matemática que habitualmente é realizado dentro da sala de aula, pois os estudantes tendem a serem integrantes do processo e motivados por terem transpassado o ambiente da própria sala de aula.

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Biografia do Autor

Jeany Oliveira Sousa Milhomen , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Graduada em Engenharia Civil, pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CELP/ULBRA).

Gabriela Machado Lopes, Secretaria da Educação do Estado do Tocantins (SEDUC/TO)

Graduada em Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora de Matemática da Educação Básica, na rede estadual do Tocantins.

Raylson dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Universidade Federal do Tocantins - UFT

Rogerio dos Santos Carneiro , Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutor em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/REAMEC); Mestre em Educação Matemática, Universidade Severino Sombra (USS); Licenciado em Matemática, Universidade Estadual de Goiás (UEG); possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, Faculdade Católica de Anápolis; Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos, Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção, Universidade Cândido Mendes (UCAM). Integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT-Brasil) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Professor Adjunto da Universidade Federal do Norte Tocantins - UFNT, docente da Licenciatura em Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Centro de Ciências Integradas (CCI-Cimba) Araguaína. Atua nas áreas: Educação Matemática; História da Educação Matemática; Educação Financeira e Matemática.

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Publicado

2025-03-28

Como Citar

Milhomen , J. O. S., Lopes, G. M., Carneiro, R. dos S., & Carneiro , R. dos S. (2025). Contribuições das TDICs para o ensino de matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025051. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.18316

Edição

Seção

EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS