A álgebra no 2.º ano do Ensino Fundamental
uma análise dos planos de estudos tutorados de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i2.15763Palavras-chave:
Álgebra., Planos de Estudos Tutorados., Anos iniciais.Resumo
O ensino de álgebra nos anos iniciais tem sido discutido mais recentemente em nosso país e é uma área muito importante da matemática que deve ser abordada desde os primeiros anos escolares. O objetivo, desta investigação, foi analisar a abordagem de álgebra presente nos Planos de Estudos Tutorados – PET – do 2º ano do Ensino Fundamental em Minas Gerais. Desenvolveu-se uma análise documental desses materiais que foram disponibilizados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais para o ano de 2020 como alternativa para dar continuidade ao ano letivo durante a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia. A partir das análises, constatou-se que as atividades presentes nos materiais se voltam para estimular o reconhecimento de padrões e o estabelecimento de generalizações entre os termos de uma sequência, além da compreensão de conceitos matemáticos que exercem influência na aprendizagem de conteúdos algébricos em níveis de ensino mais avançados.
Downloads
Referências
Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Ministério da Educação.
Calado, S. S. & Ferreira, S. C. R. (2020). Análise de Documentos: método de recolha e análise de dados. www.educ.fc.ul.pt
Ferreira, M. C. N., Ribeiro, A. J. & Ribeiro, C. M. (2018). Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental: investigando a compreensão de professores acerca do Pensamento Algébrico. Perspectivas da Educação Matemática, 25(11), 53-73.
Jungbluth, A., Silveira, E. & Grando, R. C. (2019). O estudo de sequências na Educação Algébrica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Educação Matemática Pesquisa, 21(3), 96-118.
Kieran, C. et al. (2016). Early Algebra: research into its nature, its learning, its teaching. (ICME-13 Topical Surveys). Springer Nature.
Pinheiro, A. C. O. (2018). Ensino de álgebra e a crença de autoeficácia docente no desenvolvimento do pensamento algébrico. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação para a Ciência), Universidade Estadual Paulista.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.