O que dizem as pesquisas sobre Ensino Híbrido e o Cálculo Diferencial e Integral?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v5i3.12732

Palavras-chave:

Ensino Híbrido, Ensino de Cálculo, Revisão de Literatura,

Resumo

Neste artigo apresentamos um levantamento bibliográfico que analisa objetivos de pesquisa que têm sido anunciados em que produções relacionadas ao ensino de Cálculo, nas quais seja utilizada alguma modalidade de Ensino Híbrido. Essa modalidade de ensino tem sido apontada por pesquisadores como uma possibilidade para disciplinas iniciais em cursos da área de ciências exatas, como Cálculo e Álgebra Linear, por exemplo. No levantamento apresentamos análises em dois aspectos: descritivo e interpretativo. No primeiro nível, indicamos a quantidade de trabalhos encontrados, o âmbito das pesquisas (nacional ou internacional) e o tópico matemático abordado. No nível interpretativo, a partir das análises dos objetivos dos trabalhos, emergiram quatro categorias: elaboração de projeto de blended learning; elaboração de materiais didáticos; estudo bibliográfico; impactos e dificuldades do blended learning. Percebemos uma necessidade de incluir no desenvolvimento de uma abordagem de Ensino Híbrido para o ensino de Cálculo, elementos teóricos que subsidiem o desenvolvimento das atividades.

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Biografia do Autor

Marcio Vieira Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). Graduou-se em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2009). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de cálculo, cálculo diferencial e integral, David Tall, aprendizagem do cálculo e limites.

Agnaldo Conceição Esquincalha, UFRJ

Professor do Instituto de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - PEMAT/UFRJ, com Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemática da UFRRJ. Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP, Mestre em Modelagem Computacional pela UERJ e Licenciado em Matemática pela UFRRJ.

Celina Aparecida Almeida Pereira Abar, PUC-SP

Doutorado em Lógica Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação (PUC-SP-2000); em Design Instrucional para Educação On-Line (UFJF-2007) e em Entornos Virtuales de Aprendizaje (OEI-2010). Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973), Mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979). Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo atuando na Graduação, no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP e em Curso de Extensão na COGEAE.

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Publicado

2022-10-30

Como Citar

Almeida, M. V., Esquincalha, A. C., & Abar, C. A. A. P. (2022). O que dizem as pesquisas sobre Ensino Híbrido e o Cálculo Diferencial e Integral?. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 5(3), 104–131. https://doi.org/10.30612/tangram.v5i3.12732

Edição

Seção

Artigos