Estudo de pesquisas sobre educação financeira com a utilização de tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v1i4.8807Keywords:
Educação financeira, Educação Matemática, Mapeamento e Metassíntese, Tecnologias da Informação e da ComunicaçãoAbstract
Este trabalho apresenta o mapeamento de trinta dissertações e teses que tratam do tema Educação Financeira no contexto do Ensino e da Educação Matemática no período entre 2014 e 2016 com o objetivo de identificar se, e como, a tecnologia foi considerada nestes trabalhos. Inicialmente, aborda-se a definição de mapeamento, seus objetivos e os caminhos percorridos para a sua realização. O objetivo é analisar as contribuições das tecnologias nas produções acadêmicas stricto sensu acerca da Educação Financeira, no contexto da Educação Matemática, por meio de uma metassíntese, na perspectiva de identificar como esse tema está sendo discutido nas pesquisas e o papel da tecnologia nestes estudos. Apenas três trabalhos foram identificados e que indicam soluções diversas e apontamentos das dificuldades e da necessidade do uso de tecnologias para melhoria do ensino da Educação Financeira.
Downloads
References
Abar, C. A. A. P. (2011). Educação Matemática na Era Digital. Unión-Revista Iberoamericana de Educación Matemática, n. 27, p. 13-28.
AEF-Brasil. Tecnologias sociais e educacionais. Associação de Educação Financeira do Brasil (ONG). Acesso em 21 de junho de 2018. Disponível em:
Biembengut, M. S. (2008). Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda.
Brasil, Decreto No. 7397 de 22 /12 /2010. Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, 2010. Acesso em 21 de junho de 2018. Disponível em:http://sijut.fazenda.gov.br/netacgi/nphbrs?s1=D0000073972010122201$.CHAT.%20E%20PR.ORGA.%20E%2020101223.DDOU.&l=0&p=1&u=/netahtml/sijut/Pesquisa.htm&r=0&f=S&d=SIAT&SECT1=SIATW3
Brasil. (1998). Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental - Matemática. Brasília: MEC/SEF.
Brasil. (2017). Base Nacional Curricular Comum (BNCC) – Ensino Fundamental.
Brasil, (2013). Caderno de Educação Financeira Gestão de Finanças Pessoais (Conteúdo Básico). Acesso em 21 de junho de 2018. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/caderno_cidadania_financeira.pdf
Fiorentini, D., Passos, C. L. B., & Lima, R. C. R. (Org.), (2016). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: período 2001 – 2012. Campinas, SP: Faculdade de Educação, Unicamp.
Matheus, M. C. C. (2009). Metassíntese qualitativa: desenvolvimento e contribuições para a prática baseada em evidências. Acta Paul Enferm.; 22 (Especial-Nefrologia):543-5.
Paterson, B, L, Thorne, S. E., Canam, C. & Jillings, C. (2001). Meta-study qualitative health research: a pratical guide to meta-analysis and meta-synthesis. Thousand Oaks, California: Sage.
Pimenta, G.; Ghedin, E.; Franco, M. A. S. (2006). Pesquisa em Educação Alternativas investigativas com objetos complexos. Edições Loyola. São Paulo. Brasil.
Zimmer L. (2006). Qualitative Meta-synthesis: a question of dialoguing with tests. J. AdvancedNur.; 53(3): 311-318.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors must accept the publication rules when submitting the journal, as well as agree to the following terms:
(a) The Editorial Board reserves the right to make changes to the Portuguese language in the originals to maintain the cultured standard of the language, while respecting the style of the authors.
(b) Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) that allows: Share - copy and redistribute the material in any medium or format and Adapt - remix, transform, and create from the material. CC BY-NC-SA 3.0 BR considers the following terms:
- Attribution - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate whether changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that would suggest that the licensor supports you or your use.
- NonCommercial - You may not use the material for commercial purposes.
- Sharing - If you remix, transform, or create from material, you must distribute your contributions under the same license as the original.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
(c) After publication, authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online - in institutional repositories, personal page, social network or other scientific dissemination sites, as long as the publication is not for commercial purposes.