A identificação da Função Logarítmica num trabalho com o software GeoGebra e futuros professores de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v2i3.10267

Palavras-chave:

Sequência didática. Função Logarítmica. Investigação.

Resumo

Este artigo propõe uma sequência didática para o ensino da Função Logarítmica utilizando o software GeoGebra. A investigação foi realizada com alunos do 4º ano de Licenciatura em Matemática de uma Universidade pública do norte do Paraná - Brasil. Aplicamos a sequência com o uso do software GeoGebra de modo que os alunos construíssem gradativamente o conceito de Função Logarítmica e suas propriedades. Utilizamos a definição dessa função, baseada no livro “Logaritmos” de Elon Lages Lima e investigamos se houve, pelos alunos, uma identificação da Função Logarítmica quando esta é definida de um modo menos usual. Concluímos que o objetivo da sequência didática foi alcançado, já que a maioria (9 de 12 alunos) conseguiu reconhecer a função logarítmica compreendendo sua interpretação geométrica. Mesmo com algumas respostas incompletas ou equivocadas durante a aplicação das tarefas, observamos que os alunos avançavam e refinavam as suas ideias e consequentemente as suas respostas. 

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Biografia do Autor

Luciano Ferreira, Universidade Estadual do Paraná (UEM)

Professor Adjunto do Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão

Mariana Moran, Universidade Estadual do Paraná (UEM)

Professora Adjunta do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá.

Valdeni Soliani Franco, Universidade Estadual do Paraná (UEM)

Professor Adjunto do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2019-10-21

Como Citar

Ferreira, L., Moran, M., & Franco, V. S. (2019). A identificação da Função Logarítmica num trabalho com o software GeoGebra e futuros professores de Matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 2(3), 49–67. https://doi.org/10.30612/tangram.v2i3.10267

Edição

Seção

Artigos