A identificação da Função Logarítmica num trabalho com o software GeoGebra e futuros professores de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v2i3.10267Palavras-chave:
Sequência didática. Função Logarítmica. Investigação.Resumo
Este artigo propõe uma sequência didática para o ensino da Função Logarítmica utilizando o software GeoGebra. A investigação foi realizada com alunos do 4º ano de Licenciatura em Matemática de uma Universidade pública do norte do Paraná - Brasil. Aplicamos a sequência com o uso do software GeoGebra de modo que os alunos construíssem gradativamente o conceito de Função Logarítmica e suas propriedades. Utilizamos a definição dessa função, baseada no livro “Logaritmos” de Elon Lages Lima e investigamos se houve, pelos alunos, uma identificação da Função Logarítmica quando esta é definida de um modo menos usual. Concluímos que o objetivo da sequência didática foi alcançado, já que a maioria (9 de 12 alunos) conseguiu reconhecer a função logarítmica compreendendo sua interpretação geométrica. Mesmo com algumas respostas incompletas ou equivocadas durante a aplicação das tarefas, observamos que os alunos avançavam e refinavam as suas ideias e consequentemente as suas respostas.
Downloads
Referências
Almouloud, S. A. (2011) As transformações do saber científico ao saber ensinado: o caso do logaritmo. Educar em Revista. Curitiba-PR/Brasil. n. Especial 1/2011, p. 191-210, Editora UFPR.
Bertini, L. F.; Passos, C. L. B. (2008) O Uso da Investigação Matemática no Processo de Ensino e Aprendizagem nas Séries Inicias do Ensino Fundamental. Encontro Brasileiro de Pós-Graduação em Educação Matemática. Unesp – Rio Claro SP/Brasil.
Bicudo, M. A. V. (2004) Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Qualitativa Segundo a abordagem fenomenológica. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Orgs). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte-MG/Brasil. Editora Autêntica.
Brousseau, G. (1996) Fundamentos e Métodos da Didáctica da Matemática. In: BRUN, J. Didática das Matemáticas. Tradução de: Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, Cap. 1. pp. 35-113.
Dante, L. R. (2005) Matemática: volume único. São Paulo/Brasil. Editora Ática.
Ferreira, L.; Barros, R. M. O. (2010) Uma nova métrica, circunferência quadrada e obstáculos. In.: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática de outubro de ULBRA. Canoas -RS/Brasil.
Fiorentini, D.; Lorenzato, S. (2006) Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas-SP/Brasil: Autores Associados.
Frota, M. C. R. (2007) Experiência matemática na sala de aula da Educação Superior. Anais do IX Encontro Nacional de Educação Matemática. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2007. Disponível em: www.sbembrasil.org.br/files/ix_enem/Mesa/Artigo_MClaraFrota_MR 13.doc. Acesso em 09 de março de 2018.
Lima, E. L. (2010) Logaritmos. Rio de Janeiro/Brasil. Editora SBM.
Paraná, S. E. E. (2008) Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Matemática.
Paraná, (2019) Programa Educação Conectada. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=18 74. Acesso em 07 de agosto de 2019.
Ponte, J. P.; Brocardo, J.; Oliveira, H. (2006) Investigações matemáticas na sala de aula. 1a ed. – Belo Horizonte – MG/Brasil. Editora Autêntica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.