Relato de experiência de estágio em licenciatura em matemática no ensino fundamental utilizando material manipulável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i4.9928

Palavras-chave:

Ensino de matemática. Relação de Euler. Material manipulável.

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência de estágio em Licenciatura em Matemática da Universidade de Maringá (UNICESUMAR), polo Rio Grande/RS, que consistiu na montagem de sólidos geométricos utilizando material manipulável, como jujubas (balas de goma) e palitos roliços de madeira, em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do sul do Rio Grande do Sul. A prática objetivou desenvolver com os estudantes uma aula experimental sobre Relação de Euler, aplicada durante o horário de aula. Ao final da prática, os alunos montaram os sólidos geométricos rapidamente, identificando os números de faces, vértices e arestas.

 

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Biografia do Autor

Christine Yates Halal, Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)

Mestre em Engenharia e Ciência de Alimentos (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), especialista em Gestão Ambiental em Municípios (2008) pela FURG, especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior (2009) pela Faculdade Atlântico Sul do Rio Grande, graduada em Licenciatura em Matemática (2019) pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) polo Rio Grande/RS e graduada em Engenharia de Alimentos (2002) pela FURG.

Suvania Acosta de Oliveira Pureza, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Modelagem Computacional (FURG) e Licenciada em Matemática (FURG). Atuou como docente na educação básica no Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller. Atua como docente na educação básica na Escola Estadual de Ensino Médio Marechal Mascarenhas de Moraes. Além disso, participa dos Grupos de pesquisa:, Formação de Professores e Práticas Educativas - FORPPE e Educação a distância e tecnologia - EaDTec, ambos vinculados à FURG. 

 

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

Halal, C. Y., & Pureza, S. A. de O. (2020). Relato de experiência de estágio em licenciatura em matemática no ensino fundamental utilizando material manipulável. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(4), 154–172. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i4.9928

Edição

Seção

Experiências pedagógicas