Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: os protestos de 2013 e a tarifa de ônibus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i2.11325

Palavras-chave:

Modelagem Matemática. Modelos Matemáticos. Educação Matemática Crítica.

Resumo

Este trabalho traz reflexões acerca da modelagem matemática e a Educação Matemática Crítica. Para tanto, trazemos como ponto de referência para essas reflexões os protestos em face do reajuste da tarifa de ônibus que ocorreram em 2013, centrando-se num contexto real, que é a utilização do transporte público e o desenvolvimento de competências e habilidades que favoreçam o exercício da cidadania e da criticidade nas aulas de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia de Oliveira Lozada, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Docente do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas e do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas

Ubiratan D´Ambrosio, Universidade Anhanguera de São Paulo

Professor Emérito da Unicamp e Docente do Programa de Stricto Sensu em Educação Matemática da Universidade Anhanguera

Referências

Araújo, J. L. (2009). Uma abordagem sócio-crítica da Modelagem Matemática: a perspectiva da educação matemática crítica. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.2, p.55-68, jul.

Blog do Planalto (2013) . Corte de impostos federais permite queda de até 7,23% na tarifa de ônibus. Recuperado em 10 julho, 2013, de http://blog.planalto.gov.br/corte-de-impostos-federais-permite-queda-de-ate-723-na-tarifa-de-onibus/.

Brasil. (2018). Base nacional comum curricular. Recuperado em 30 março, 2020 de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.

Brasil. (2000). LDB - Lei nº 9.394/96. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 2000.

Borba, M.C. & Skovsmose, O. (2001). A ideologia da certeza em educação matemática. In: Skovsmose, O. Educação matemática crítica: a questão da democracia. Papirus, Campinas, SP, 2001.

Câmara dos Deputados. Há 25 anos era eleita a Assembleia Nacional Constituinte. Recuperado em 12 setembro, 2013, de http://www2.camara.leg.br/comunicacao/institucional/noticias-institucionais/ha-25-anos-era-eleita-a-assembleia-nacional-constituinte.

Castells, M. (1999). A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra.

Costa, A. B.; Sousa JR, J. G. (2009). O Direito Achado na Rua: uma ideia em movimento. In: Costa, A. B. et al (Org.). O Direito Achado na Rua: introdução crítica ao direito à saúde. Brasília: CEAD UnB, p. 15-28.

D’Ambrosio, U. (2013). Um sentido mais amplo de ensino da matemática para a justiça social. Recuperado em 30 março, 2020 de http://ciaem-redumate.org/memorias-icemacyc/Conferencia_plenaria,_D'Ambrosio.pdf.

D’Ambrosio, U. (2018). Etnomatemática, justiça social e sustentabilidade. Estudos Avançados, 32(94), 189-204.

D’Ambrosio, U. (1986). Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. São Paulo: Sumus.

Ennis, R.H. (1991). Critical thinking: a streamlined conception. Teaching Philosophy, 14 (1), 5-25.

Ennis, R.H. (1993). Critical thinking assessment. Theory into Practice, 32 (3), 179-186, 1993.

Ennis, R.H. (1996). Critical thinking dispositions: Their nature and assessability. Informal Logic, 18 (2/3), 165-182.

Ennis, R.H. (2011). The nature of critical thinking: an outline of critical thinking dispositions and abilities. 2011. Recuperado em 02 junho, 2012, de http://faculty.education.illinois.edu/rhennis/documents/TheNatureofCriticalThinking_51711_000.pdf.

Freire, P. (1970). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra.

Guimarães, U. (1987). Trecho do discurso proferido pelo deputado Ulysses Guimarães durante a abertura dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte em 1987. Recuperado em 12 setembro, 2013, de http://www2.camara.leg.br/comunicacao/institucional/noticias-institucionais/ha-25-anos-era-eleita-a-assembleia-nacional-constituinte.

Guimarães, U. (1988). Trechos do discurso do deputado Ulysses Guimarães durante a promulgação da Constituição de 1988. Recuperado em 12 setembro, 2013, de http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/CAMARA-E-HISTORIA/339277--INTEGRA-DO-DISCURSO-PRESIDENTE-DA-ASSEMBLEIA-NACIONAL-CONSTITUINTE,--DR.-ULISSES-GUIMARAES-(10-23).html.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). (2013). Nota técnica: Tarifação e financiamento do transporte público urbano. Recuperado em 20 agosto, 2013 de http://www.ipea.gov.br/participacao/images/pdfs/notatecnicadirur_transpostetarifas.pdf.

Jornal O Estado de São Paulo. (2013). MP questiona Haddad sobre IPTU financiar tarifa de ônibus. Recuperado em 17 novembro, 2013, de http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,mp-questiona-haddad-sobre-iptu-financiar-tarifa-de-onibus,1083043,0.htm.

Lyra Filho, R. (2005). A ciência do Direito. Revista Notícia do Direito Brasileiro, n. 11, Brasília, 269-288.

Lyra Filho, R. (2001). O que é Direito. 17. ed. Coleção Primeiros Passos - 62. São Paulo: Brasiliense.

Matsuki, E. (2013). De 2000 a 2012, tarifas de ônibus sobem 67 pontos acima da inflação, diz Ipea. Recuperado em 10 julho, 2013, de http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2013/07/04/de-2000-a-2012-tarifas-de-onibus-sobem-67-pontos-acima-inflacao-diz-ipea.htm.

Moreira, M. A. (2005). Aprendizagem significativa crítica. Porto Alegre: UFRGS.

Nalini, J. R. (2008). Justiça: aliada eficaz da natureza. In: TRIGUEIRO, A. (Org.). Meio ambiente no século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Campinas: Armazém do Ipê.

Nicolescu, B. (1999). O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom.

Oliveira, L. G. (2008). O pensamento jusfilosófico de Roberto Lyra Filho: descrição histórico-política e aplicação ao Direito Penal. 2008. 171f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Faculdade de Direito, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba.

Passos, C. M. (2008). Etnomatemática e educação matemática crítica. 2008. 150 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais.

Portal G1. (2013). Decisão do presidente do TJ mantém aumento do IPTU em São Paulo. Recuperado em 17 novembro, 2013, de http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/11/decisao-do-presidente-do-tj-mantem-aumento-do-iptu-em-sao-paulo.html.

Prefeitura de Porto Alegre (2013). Manual de cálculo da tarifa de ônibus de Porto Alegre. Recuperado em 17 agosto, 2013, de http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/eptc/usu_doc/manual_calculo_tarifario_internet_18jul2013_.pdf.

Prefeitura do Rio de Janeiro (2013). Pacto pela transparência nos transportes. Recuperado em 17 agosto, 2013, de http://estaticog1.globo.com/2013/06/25/PactopelaTransparencianosTransportes.pdf.

Revista Exame (2013). STJ mantém suspensão do aumento do IPTU em SP. Recuperado em 19 fevereiro 2014, de http://exame.abril.com.br/economia/noticias/stj-mantem-suspensao-do-aumento-do-iptu-em-sp.

Silva, C. (2011). A perspectiva sociocrítica da Modelagem Matemática e a Aprendizagem Significativa Crítica: possíveis aproximações. 2011. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática ) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá.

Silva, R. M. (2019). Atividades de modelagem matemática com estudantes em vulnerabilidade social: uma análise à luz da educação matemática crítica. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.

Silva, M. S.; Barbosa, J. C. & Oliveira, A. M. P. (2012). O sequenciamento do ambiente de modelagem matemática a partir do contato com materiais curriculares educativos. Acta Scientiae, Canoas, 14 (2), 240-259, maio/ago.

Silva, M. S.; Barbosa, J. C. & Oliveira, A. M. P. (2013). Materiais curriculares educativos sobre modelagem matemática e a recontextualização pedagógica operada por professores iniciantes. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 34, p. 47-67, jun.

Skovsmose, O. (1992). Competência democrática e conhecimento reflexivo em matemática. Recuperado em 17 agosto, 2013, de http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/fdm/textos/skovsmose.doc .

Skovsmose, O. (2001). Educação matemática crítica: a questão da democracia. Campinas, SP: Papirus.

Skovsmose, O. (2007). Educação crítica: incerteza, matemática, responsabilidade. São Paulo: Cortez.

Skovsmose, O. (2005). Guetorização e globalização: um desafio para a Educação Matemática Zetetike, 13 (24) – 113 – 142, jul./dez.

Skovsmose, O. (2008). Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Campinas, SP: Papirus.

Sousa, N. H. B. et al. (2010). O Direito Achado na Rua: 25 anos de experiência universitária. Revista ParticipAção – Revista do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília, ano 12, 18, 43-53.

Sousa JR, J. G. (2008a). Direito como liberdade: o direito achado na rua, experiências populares emancipatórias de criação do Direito. 2008. 338 f. Tese (Doutorado em Direito) – Faculdade de Direito, Universidade de Brasília, Brasília.

Sousa JR, J. G. (2008b). A construção social da cidadania: o Direito Achado na Rua. 2008b. Recuperado em 18 novembro, 2013, de http://www.fd.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=247%3Aa-construcao-social-da-cidadania-o-direito-achado-na-rua&catid=180%3Acad-noticias-menor-impacto&Itemid=2829&lang=br.

Stillman, G. (2012). Applications and modelling research in secondary classrooms: what have we learnt? Recuperado em 12 julho, 2012, de http://www.icme12.org/upload/submission/1923_F.pdf.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Lozada, C. de O., & D´Ambrosio, U. (2020). Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: os protestos de 2013 e a tarifa de ônibus. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(2), 71–101. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i2.11325

Edição

Seção

Artigos