Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: os protestos de 2013 e a tarifa de ônibus
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v3i2.11325Palavras-chave:
Modelagem Matemática. Modelos Matemáticos. Educação Matemática Crítica.Resumo
Este trabalho traz reflexões acerca da modelagem matemática e a Educação Matemática Crítica. Para tanto, trazemos como ponto de referência para essas reflexões os protestos em face do reajuste da tarifa de ônibus que ocorreram em 2013, centrando-se num contexto real, que é a utilização do transporte público e o desenvolvimento de competências e habilidades que favoreçam o exercício da cidadania e da criticidade nas aulas de Matemática.
Downloads
Referências
Araújo, J. L. (2009). Uma abordagem sócio-crítica da Modelagem Matemática: a perspectiva da educação matemática crítica. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.2, p.55-68, jul.
Blog do Planalto (2013) . Corte de impostos federais permite queda de até 7,23% na tarifa de ônibus. Recuperado em 10 julho, 2013, de http://blog.planalto.gov.br/corte-de-impostos-federais-permite-queda-de-ate-723-na-tarifa-de-onibus/.
Brasil. (2018). Base nacional comum curricular. Recuperado em 30 março, 2020 de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.
Brasil. (2000). LDB - Lei nº 9.394/96. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 2000.
Borba, M.C. & Skovsmose, O. (2001). A ideologia da certeza em educação matemática. In: Skovsmose, O. Educação matemática crítica: a questão da democracia. Papirus, Campinas, SP, 2001.
Câmara dos Deputados. Há 25 anos era eleita a Assembleia Nacional Constituinte. Recuperado em 12 setembro, 2013, de http://www2.camara.leg.br/comunicacao/institucional/noticias-institucionais/ha-25-anos-era-eleita-a-assembleia-nacional-constituinte.
Castells, M. (1999). A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra.
Costa, A. B.; Sousa JR, J. G. (2009). O Direito Achado na Rua: uma ideia em movimento. In: Costa, A. B. et al (Org.). O Direito Achado na Rua: introdução crítica ao direito à saúde. Brasília: CEAD UnB, p. 15-28.
D’Ambrosio, U. (2013). Um sentido mais amplo de ensino da matemática para a justiça social. Recuperado em 30 março, 2020 de http://ciaem-redumate.org/memorias-icemacyc/Conferencia_plenaria,_D'Ambrosio.pdf.
D’Ambrosio, U. (2018). Etnomatemática, justiça social e sustentabilidade. Estudos Avançados, 32(94), 189-204.
D’Ambrosio, U. (1986). Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. São Paulo: Sumus.
Ennis, R.H. (1991). Critical thinking: a streamlined conception. Teaching Philosophy, 14 (1), 5-25.
Ennis, R.H. (1993). Critical thinking assessment. Theory into Practice, 32 (3), 179-186, 1993.
Ennis, R.H. (1996). Critical thinking dispositions: Their nature and assessability. Informal Logic, 18 (2/3), 165-182.
Ennis, R.H. (2011). The nature of critical thinking: an outline of critical thinking dispositions and abilities. 2011. Recuperado em 02 junho, 2012, de http://faculty.education.illinois.edu/rhennis/documents/TheNatureofCriticalThinking_51711_000.pdf.
Freire, P. (1970). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra.
Guimarães, U. (1987). Trecho do discurso proferido pelo deputado Ulysses Guimarães durante a abertura dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte em 1987. Recuperado em 12 setembro, 2013, de http://www2.camara.leg.br/comunicacao/institucional/noticias-institucionais/ha-25-anos-era-eleita-a-assembleia-nacional-constituinte.
Guimarães, U. (1988). Trechos do discurso do deputado Ulysses Guimarães durante a promulgação da Constituição de 1988. Recuperado em 12 setembro, 2013, de http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/CAMARA-E-HISTORIA/339277--INTEGRA-DO-DISCURSO-PRESIDENTE-DA-ASSEMBLEIA-NACIONAL-CONSTITUINTE,--DR.-ULISSES-GUIMARAES-(10-23).html.
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). (2013). Nota técnica: Tarifação e financiamento do transporte público urbano. Recuperado em 20 agosto, 2013 de http://www.ipea.gov.br/participacao/images/pdfs/notatecnicadirur_transpostetarifas.pdf.
Jornal O Estado de São Paulo. (2013). MP questiona Haddad sobre IPTU financiar tarifa de ônibus. Recuperado em 17 novembro, 2013, de http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,mp-questiona-haddad-sobre-iptu-financiar-tarifa-de-onibus,1083043,0.htm.
Lyra Filho, R. (2005). A ciência do Direito. Revista Notícia do Direito Brasileiro, n. 11, Brasília, 269-288.
Lyra Filho, R. (2001). O que é Direito. 17. ed. Coleção Primeiros Passos - 62. São Paulo: Brasiliense.
Matsuki, E. (2013). De 2000 a 2012, tarifas de ônibus sobem 67 pontos acima da inflação, diz Ipea. Recuperado em 10 julho, 2013, de http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2013/07/04/de-2000-a-2012-tarifas-de-onibus-sobem-67-pontos-acima-inflacao-diz-ipea.htm.
Moreira, M. A. (2005). Aprendizagem significativa crítica. Porto Alegre: UFRGS.
Nalini, J. R. (2008). Justiça: aliada eficaz da natureza. In: TRIGUEIRO, A. (Org.). Meio ambiente no século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Campinas: Armazém do Ipê.
Nicolescu, B. (1999). O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom.
Oliveira, L. G. (2008). O pensamento jusfilosófico de Roberto Lyra Filho: descrição histórico-política e aplicação ao Direito Penal. 2008. 171f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Faculdade de Direito, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba.
Passos, C. M. (2008). Etnomatemática e educação matemática crítica. 2008. 150 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais.
Portal G1. (2013). Decisão do presidente do TJ mantém aumento do IPTU em São Paulo. Recuperado em 17 novembro, 2013, de http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/11/decisao-do-presidente-do-tj-mantem-aumento-do-iptu-em-sao-paulo.html.
Prefeitura de Porto Alegre (2013). Manual de cálculo da tarifa de ônibus de Porto Alegre. Recuperado em 17 agosto, 2013, de http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/eptc/usu_doc/manual_calculo_tarifario_internet_18jul2013_.pdf.
Prefeitura do Rio de Janeiro (2013). Pacto pela transparência nos transportes. Recuperado em 17 agosto, 2013, de http://estaticog1.globo.com/2013/06/25/PactopelaTransparencianosTransportes.pdf.
Revista Exame (2013). STJ mantém suspensão do aumento do IPTU em SP. Recuperado em 19 fevereiro 2014, de http://exame.abril.com.br/economia/noticias/stj-mantem-suspensao-do-aumento-do-iptu-em-sp.
Silva, C. (2011). A perspectiva sociocrítica da Modelagem Matemática e a Aprendizagem Significativa Crítica: possíveis aproximações. 2011. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática ) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá.
Silva, R. M. (2019). Atividades de modelagem matemática com estudantes em vulnerabilidade social: uma análise à luz da educação matemática crítica. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
Silva, M. S.; Barbosa, J. C. & Oliveira, A. M. P. (2012). O sequenciamento do ambiente de modelagem matemática a partir do contato com materiais curriculares educativos. Acta Scientiae, Canoas, 14 (2), 240-259, maio/ago.
Silva, M. S.; Barbosa, J. C. & Oliveira, A. M. P. (2013). Materiais curriculares educativos sobre modelagem matemática e a recontextualização pedagógica operada por professores iniciantes. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 34, p. 47-67, jun.
Skovsmose, O. (1992). Competência democrática e conhecimento reflexivo em matemática. Recuperado em 17 agosto, 2013, de http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/fdm/textos/skovsmose.doc .
Skovsmose, O. (2001). Educação matemática crítica: a questão da democracia. Campinas, SP: Papirus.
Skovsmose, O. (2007). Educação crítica: incerteza, matemática, responsabilidade. São Paulo: Cortez.
Skovsmose, O. (2005). Guetorização e globalização: um desafio para a Educação Matemática Zetetike, 13 (24) – 113 – 142, jul./dez.
Skovsmose, O. (2008). Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Campinas, SP: Papirus.
Sousa, N. H. B. et al. (2010). O Direito Achado na Rua: 25 anos de experiência universitária. Revista ParticipAção – Revista do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília, ano 12, 18, 43-53.
Sousa JR, J. G. (2008a). Direito como liberdade: o direito achado na rua, experiências populares emancipatórias de criação do Direito. 2008. 338 f. Tese (Doutorado em Direito) – Faculdade de Direito, Universidade de Brasília, Brasília.
Sousa JR, J. G. (2008b). A construção social da cidadania: o Direito Achado na Rua. 2008b. Recuperado em 18 novembro, 2013, de http://www.fd.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=247%3Aa-construcao-social-da-cidadania-o-direito-achado-na-rua&catid=180%3Acad-noticias-menor-impacto&Itemid=2829&lang=br.
Stillman, G. (2012). Applications and modelling research in secondary classrooms: what have we learnt? Recuperado em 12 julho, 2012, de http://www.icme12.org/upload/submission/1923_F.pdf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.