Modelagem na educação matemática: contribuições da teoria a prática
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v4i4.12243Palavras-chave:
Educação matemática, Prática EducativaMatemática, Modelagem MatemáticaResumo
Este artigo tem como objetivo mostrar a relação entre a Modelagem Matemática e exemplos de atividades práticas desenvolvidas em sala de aula. Acredita-se que o potencial da Modelagem pode auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos e permitindo ainda a reflexão dos docentes nas ações de seu planejamento. Apresenta-se teóricos da Modelagem Matemática: Bassanezi, Barbosa e Davis e Hersh entre outros, que caracterizam a área de estudo e permitem maiores reflexões sobre o assunto. Demonstra-se que algumas atividades que foram desenvolvidas no 9° ano do Ensino Fundamental. Correlaciona-se a teoria com as atividades e concluímos que as atividades desenvolvidas na Modelagem Matemática estimulam os alunos em suas aprendizagens, assim como auxiliam no planejamento do professor. Identifica-se ainda que a Modelagem Matemática permite diálogos entre os diferentes saberes, e interlocutores do processo de ensino e aprendizagem. E por fim, conclui-se que a pesquisa dessa grandeza deve ser utilizada nos processos de formação de professores.
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