Análise Textual Discursiva: um relato sobre um minicurso de reconhecimento de possibilidades do software GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v2i4.9573Keywords:
GeoGebra. Ensino. Aprendizagem.Abstract
O presente trabalho aponta para a realização de um Minicurso de GeoGebra que analisamos por meio de uma pesquisa qualitativa com a adoção da análise textual discursiva sobre algumas impressões que uma participante (professora de matemática) traz a respeito das possíveis formas de construção de significados em matemática quando na utilização do software GeoGebra como dispositivo de ensino e estudo, e apontamos como principal resultado a percepção de que a construção, manipulação e visualização de diferentes representações de um mesmo objeto matemático e de diferentes conceitos matemáticos que se complementam é uma importante contribuição que o uso deste software disponibiliza.Downloads
References
Abbagnano, N. (1968). Dicionário de filosofia. (2nd ed; M. Jou, Red). São Paulo.
Alves, F. R. (2016). Análises preliminares e análises a posteriores para a noção de integrais dependentes de parâmetros. VIDYA, 36(1), 111–133. https://www.periodicos.unifra.br/index.php/VIDYA/article/view/592
Arango, J., Gaviria, D., & Valencia, A. (2015). Differential Calculus Teaching through Virtual Learning Objects in the Field of Management Sciences. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 176, 412–418. https://doi.org/10.1016/J.SBSPRO.2015.01.490
Bicudo, M. A. V. (2017). Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa segundo a abordagem fenomenológica. (5th ed; Autêntica, Red). Belo Horizonte: IN Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática/organizado por Marcelo de Carvalho Borba e Jussara de Loiola Araújo; autores Dario Fiorentini, Antonio Vicente Marafioti Garnica, Maria Aparecida Viggiani Bicudo. –.
Dantas, S. C. (2016). Design, implementação e estudo de uma rede sócio profissional online de professores de Matemática (Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista, INstituto de Geociências e Ciências Exatas). Opgehaal van https://repositorio.unesp.br/handle/11449/136324
Gonçalves, D. C., & Reis, F. da S. (2013). Atividades investigativas de aplicações das derivadas utilizando o GeoGebra. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 27(46), 417–432. https://doi.org/10.1590/S0103-636X2013000300006
Gonçalves, W. V. [UNESP]. (2016). O transitar entre a Matemática do Matemático, a Matemática da Escola e a Matemática do GeoGebra: um estudo de como professores de Matemática lidam com as possibilidades e limitações do GeoGebra (Tese de doutorado - Faculdade de Ciências, Campus de Bauru, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência). Opgehaal van http://hdl.handle.net/11449/143951
Martins Júnior, J. C. (2015). Ensino de derivada em cálculo I: aprendizagem a partir da visualização com uso do geogebra (Dissertação de mestrado - Universidade Federal de Ouro Preto). Opgehaal van http://www.ppgedmat.ufop.br/arquivos/dissertacoes_2015/Jose Cirqueira Martins Junior.pdf
Moraes e Galiazzi. (2011). Análise Textual Discursiva (2nd ed; Unijuí, Red).
Oliveira, R. A. de, Gonçalves, W. V., Piasson, D., & Piasson, D. (2018). O uso do Geogebra para o ensino de cálculo diferencial e integral, um mapeamento de suas publicações. Revista Thema, 15(2), 466–484. https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.466-484.892
Onuchic, L. de la R. (1999). Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas (UNESP, Red). São Paulo: . IN Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas/ Organizadora Maria Aparecida Viggiani Bicudo.
Silva, A. J. da. (2017). Noção de limite de funções reais e GeoGebra : um estudo em epistemologia genética (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.). Opgehaal van http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/158305
Simões, A. C. [UNESP]. (2014). Calculando área sob gráficos de funções (Dissertação de Mestrado apresentada junto a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Campus de Rio Claro - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Câmpus de Bau). Opgehaal van https://repositorio.unesp.br/handle/11449/108818
Ubiratan D’ Ambrosio. (2017). Prefácio de livro IN Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. In Aautêntica (Red), a (5th ed). Opgehaal van http://scholar.google.com/scholar?hl=en&btnG=Search&q=intitle:Ambrosio-C#0
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors must accept the publication rules when submitting the journal, as well as agree to the following terms:
(a) The Editorial Board reserves the right to make changes to the Portuguese language in the originals to maintain the cultured standard of the language, while respecting the style of the authors.
(b) Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) that allows: Share - copy and redistribute the material in any medium or format and Adapt - remix, transform, and create from the material. CC BY-NC-SA 3.0 BR considers the following terms:
- Attribution - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate whether changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that would suggest that the licensor supports you or your use.
- NonCommercial - You may not use the material for commercial purposes.
- Sharing - If you remix, transform, or create from material, you must distribute your contributions under the same license as the original.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
(c) After publication, authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online - in institutional repositories, personal page, social network or other scientific dissemination sites, as long as the publication is not for commercial purposes.