Reimagining Calculus: A Reflective Analysis of Potentials in High School

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19269

Keywords:

Potentiality, Calculus, Teaching and Learning Mathematics

Abstract

Mathematics teachers often face learning difficulties among students, which can persist into higher education, especially in calculus, where there are high failure rates. This study proposes introducing calculus concepts in high school to mitigate these difficulties. Through qualitative and bibliographic research, it analyzes teaching sequences that connect applications and pedagogical possibilities. Examples such as Riemann sums and the method of exhaustion, using GeoGebra, demonstrate that an early approach to calculus concepts allows students to expand their mathematical knowledge. Benefits include a better understanding of approximation in calculus, development of logical-algebraic reasoning, and a clearer view of the limitations and possibilities in area calculations.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lucas de Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense

Técnico em Química (CEDUP-2010),Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro Universitário Facvest (UNIFACVEST-2016),cursando bacharelado em Engenharia de Produção pelo Instituto Federal de educação ciência e tecnologia de Santa Catarina- Campus Caçador(IFSC-2022), Especialista em Docência para a educação profissional IFSC-Caçador,Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pelo IFSC-Florianópolis,Pós Graduando em Métodos Matemáticos Aplicados pela Universidade Tecnologica Federal do Parana (UTFPR).Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase no ensino fundamental II,médio e superior. Atualmente o mesmo é professor da rede estadual, municipal e Federal (IFC-VIDEIRA).O mesmo faz parte da ABRIC ( Associação Brasielira de Incentivo a Ciência) , atuando como colaborador voluntário em diversas atividas que visam estimular a dissiminação da ciência para a sociedade, Áreas de interesse: Estudos relativos a Educação Matemática, aprendizagem baseada em metodologias ativas, aplicação de jogos digitais e de tabuleiro na educação e Estudos vinculados aos processos que envolvem a engenharia de Produção e suas tecnologias e aplicações.

Jeremias Stêin Rodrigues, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Graduado em Licenciatura em Matemática (2012), mestre em Matemática - PROFMAT (2016) e doutor em Educação Científica e Tecnológica (2022) todos pela pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor de Matemática no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - campus Florianópolis. Membro do grupo de pesquisa GHEMAT/SC - Grupo de Pesquisa História da Educação Matemática.

References

BRASIL. (1996). Lei de Diretrizes e Bases - Lei 9394/96, de 20 de dezembro de 1996, p. 20.

BRASIL. (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.

BOYER, C. B., & MERZBACH, U. C. (2012). História da Matemática. Blucher.

DUCLOS, R. C. (1992). Cálculo do 2º grau. Revista do Professor de Matemática, 20, 26-30.

ESCOLA, J. P. L., & DUCATTI, J. A. (2012). Software didático para ensino de Cálculo nas séries iniciais dos cursos superiores de Engenharia e Ciência da Computação. In Anais do VII WORKSHOP Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza.

EVES, H. (2004). Introdução à história da matemática. Unicamp.

GODOY, L. & FARIA, W. (2012). O Cálculo diferencial e integral e suas aplicações no ensino da engenharia: Uma análise de Currículo. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO INATEL (pp. 125-132).

LOURENÇO, R. E., HOSTETLER, R. P., & EDWARDS, B. H. (1998). Cálculo com aplicações. 4. ed. LTC.

MACHADO, N. J. (2015). Cálculo no ensino médio: já passou da hora. São Paulo: Blog Imaginário Puro. Disponível em: https://imaginariopuro.wordpress.com/2015/10/28/calculo-no-ensino-medio-ja-passou-da-hora/. Acesso em: 06 de Dezembro de 2023

ROCHA, J. S. de M. (2018). O ensino de cálculo no ensino médio. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT), Departamento de Matemática e Estatística, universidade Federal de São João Del Rei, São João Del Rei, 2018.

REZENDE, W. M. (2003). O ensino de Cálculo: dificuldades de natureza epistemológica. 2003. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

SANTOS, J. V. de L. (2009). Formação básica em engenharia: a articulação das disciplinas pelo cálculo diferencial e integral. 202 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

SILVA, I. L. do N. (2009). Equalizações diferenciais: aspectos históricos, teoria e aplicações em física. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.

SOARES DE MELLO, M. H. C., & SOARES DE MELLO, J. C. C. B. (2007). Reflexões sobre o ensino de Cálculo. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (pp. 1-4).

STARON, F. (2016). O monstro da reprovação em cálculo diferencial e integral. In: CONEX (pp. 1-7).

Zabala, A. (1998). A Prática Educativa: Como educar. Artmed.

Published

2025-10-26

How to Cite

Oliveira, L. de, & Rodrigues, J. S. (2025). Reimagining Calculus: A Reflective Analysis of Potentials in High School. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025045. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19269

Issue

Section

Article