Análise Textual Discursiva: um relato sobre um minicurso de reconhecimento de possibilidades do software GeoGebra

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v2i4.9573

Palabras clave:

GeoGebra. Ensino. Aprendizagem.

Resumen

O presente trabalho aponta para a realização de um Minicurso de GeoGebra que analisamos por meio de uma pesquisa qualitativa com a adoção da análise textual discursiva sobre algumas impressões que uma participante (professora de matemática) traz a respeito das possíveis formas de construção de significados em matemática quando na utilização do software GeoGebra como dispositivo de ensino e estudo, e apontamos como principal resultado a percepção de que a construção, manipulação e visualização de diferentes representações de um mesmo objeto matemático e de diferentes conceitos matemáticos que se complementam é uma importante contribuição que o uso deste software disponibiliza.

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Biografía del autor/a

Ricardo Augusto de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática, Licencado em Matemática, Especialista em Gestão Educacional e Inspeção Escolar.

William Vieira Gonçalves, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Licenciado em Matemática (UFMT, 2001), Especializado em Matemática Aplicada com Apoio Computacional ao Ensino (UFMT, 2003), Mestre em Educação com ênfase a Educação em Ciências (UFMT, 2007) e Doutor em Educação para a Ciência com ênfase a Informática na Educação para a Ciência e Matemática (UNESP, 2016). Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT/ Barra do Bugres. Atualmente tem como principais interesses, pesquisa e extensão em atividades correlacionadas ao ensino de Ciências e Matemática junto aos softwares Moodle, GeoGebra e Scratch.

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Publicado

2019-12-07

Cómo citar

Oliveira, R. A. de, & Gonçalves, W. V. (2019). Análise Textual Discursiva: um relato sobre um minicurso de reconhecimento de possibilidades do software GeoGebra. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 2(4), 42–57. https://doi.org/10.30612/tangram.v2i4.9573

Número

Sección

Artículos