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Edição Atual

v. 18 n. 46 (2024): PESQUISAS INTERVENTIVAS COM FOCO NO ENSINO DE LÍNGUAS

PESQUISAS INTERVENTIVAS COM FOCO NO ENSINO DE LÍNGUAS

Adair Vieira Gonçalves (UFDGD)

Eliana Merlin Deganutti de Barros (UENP)

Joaquim Dolz (UNIGE)

Letícia Jovelina Storto (UENP)

 

Este dossiê temático objetiva reunir trabalhos centrados em pesquisas de cunho interventivo – pesquisas em engenharia didática, colaborativas, participantes, pesquisas-ação, entre outras – cujo foco seja o ensino e aprendizagem da leitura, da produção de textos ou da análise linguística/semiótica desenvolvidas por pesquisadores do Brasil e de outros países, seja no âmbito da Educação Básica ou do Ensino Superior. A intenção é, a partir de diferentes enfoques teórico-metodológicos, abrir um espaço de discussão e reflexão sobre propostas didáticas voltadas para o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos no que se refere às práticas discursivas da leitura, da produção textual e da análise linguística linguística/semiótica, visando à melhoria da qualidade do ensino de línguas. Nesse sentido, buscamos trabalhos que investiguem o processo de ensino e aprendizagem da língua a partir de vários arranjos teóricos-metodológicos, tais como: elaboração e/ou validação de materiais didáticos, construção e implementação de projetos de intervenção pedagógica, transposição didática de objetos sociais de referência em objetos de ensino, apropriação dos gêneros no processo de desenvolvimento dos alunos; assim como propostas metodológicas que busquem validar inovações didáticas, soluções para os obstáculos de ensino e/ou aprendizagem, que tragam reflexões sobre o uso  de livros ou outros materiais didáticos ou a mobilização de ferramentas didáticas, entre outras. Questões que podem funcionar como eixo da reflexão dos trabalhos: quais são os objetos de pesquisa?; que dispositivos e inovações didáticas são propostos?; que metodologias de pesquisa permitem uma validação didática das inovações? quais são os critérios de validação didática?; quais os obstáculos de aprendizagem dos alunos e como superá-los?; quais são os obstáculos de ensino do docente e como superá-los?; entre outras. No caso do Brasil, abrimos espaço, sobretudo, para trabalhos desenvolvidos: no Mestrado Profissional em Letras em Rede (Profletras) ou em outros Mestrados Profissionais que tenham linhas de pesquisa voltadas para o ensino da língua/linguagens, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e no Programa de Residência Pedagógica; que tragam no seu bojo o enfoque deste dossiê. Esperamos, assim, com esse dossiê, dar visibilidade para pesquisas de cunho interventivo realizadas em diferentes contextos acadêmicos

Publicado: 24.02.2025

Pesquisas interventivas com foco no ensino de línguas

  • Apresentação

    Adair Vieira Gonçalves , Eliana Merlin Deganutti de Barros, Letícia Jovelina Storto, Joaquim Dolz
    8-16
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.19659
  • Sequência didática de gêneros: A validação didática indireta mediada pelo olhar do Professor Indirect Teaching Validation Mediated Through The Teacher´Look

    Eliana Merlin Deganutti de Barros, Samandra de Andrade Corrêa, Gabriela Martins Mafra, Adair Vieira Gonçalves
    17-47
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18220
  • O gênero textual História em Quadrinhos no Ensino Fundamental II: uma proposta de sequência didática como estratégia de ensino de Língua Portuguesa e desenvolvimento de capacidades de linguagem A proposal for a didactic sequence as a strategy for teaching the Portuguese language and language capacities development

    Luciano Magnoni Tocaia, Tatiane Andrade Salles
    48-67
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18079
  • O Modelo teórico de gênero: ferramenta de transposição didática para o processo de ensino da Língua portuguesa Didactic transposition tool for the Portuguese language teachin proces

    Margarida Paulino de Cerqueira Pinto, Marilúcia dos Santos Domingos
    68-86
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.17993
  • Modelo didático do abaixo-assinado: instrumento para desenvolvimento e exercício da cidadania

    Thaís Cavalcanti dos Santos, Rosa Maria Manzoni
    87-103
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18430
  • Sequência de atividades formativas como um dispositivo para a formação inicial docente

    Eulália Vera Lucia Fraga Leurquin, Camila Maria Marques Peixoto
    104-120
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.17986
  • Ciência, Linguística e divulgação científica Entendimentos de estudantes brasileiros/as e portugueses/as

    Vera Lúcia Lopes Cristovão, Bruna Oliveira Braz, Gabriela Pepis Belinelli
    121-147
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18091
  • O LABOR e a formação docente Dimensões do ensino do oral em ensaios produzidos por professoras/es

    Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel, Letícia Jovelina Storto, Tânia Guedes Magalhães, Luzia Bueno
    148-173
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18038
  • Comunicação oral no PIBID Processos de didatização e letramento acadêmico

    Gustavo Lima, Leila Britto de Amorim Lima, Leidiane Raimundo Cordeiro
    174-195
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18095
  • A produção espontânea de narrativas orais nos três ciclos da escola obrigatória na Suíça francófona: síntese de um projeto de pesquisa-design synthesis of a design research project

    Roxane Gagnon, Sonia Guillemin, Rosalie Bourdages, Laura Marques Pippus, José Ticon
    196-218
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18044
  • Protótipos de ensino e a formação de professores para os multiletramentos

    Bruna Carolini Barbosa, Lívia Maria Turra Bassetto
    219-238
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18090
  • Sequência didática subsidiada pela Pedagogia Histórico-Crítica Contribuições para o processo de formação de leitores literários

    Fabricia Cristiane Guckert, Alaim Souza Neto
    239-257
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18051
  • Escrita no Ensino Médio Um estudo sobre aprendizagem de elementos da textualidade baseado no trabalho com projeto didático de gênero

    Tamires Puhl Pereira, Anderson Carnin
    258-288
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18093
  • Indicações de práticas leitoras para promoção de letramento crítico no contexto do ENEM

    Rosane de Mello Santo Nicola, Jéssica Beatriz Alves Camargo
    289-307
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18087
  • A produção valorada e a consciência socioideológica de estudantes do 8º ano a partir do gênero discursivo paródia

    Romário Rui Natividade da Natividade, Márcia Cristina Greco Ohuschi
    3-8-331
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.17976
  • Variação linguística, ensino de língua portuguesa e formação docente

    Sandoval Nonato
    332-352
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.16877
  • Aportes e limites de uma proposta de colaboração e coconstrução de ferramentas didáticas visando a evolução de práticas de ensino de ortografia

    Glaís Sales Cordeiro, Solenn Petrucci
    353-377
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.17981
  • Contribuições para a Sociolinguística do Kaxinawá, uma Língua Pluricêntrica

    Sanderson Castro Soares de Oliveira
    378-397
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18039
  • Escritos com gente dentro: um dispositivo de ensino da escrita para falantes de língua de herança

    Luciana Graca
    398-415
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18214
  • Contestando concepções hegemônicas de família na aula de ILE uma investigação participante-colaborativa

    Caroline Trevisan, Verónica Redekofski
    416-434
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18085
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