Revista Raído

Anúncios

chamada para publicação - Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem

02.05.2023

A (sub)área Linguística Aplicada desenvolve suas pesquisas em torno da linguagem em diversos contextos sociais, abrangendo diferentes perspectivas teórico-metodológicas. Dentre essas, podemos destacar a constituição identitária, a aprendizagem e/ou o ensino de língua(s) (primeira, adicionais e/ou segunda), a produção e implementação de ferramentas/artefatos para a aprendizagem, o estudo do uso de instrumentos psicológicos e simbólicos em diferentes práticas sociais, a formação inicial e continuada de professores, as abordagens metodológicas, a construção de saberes e desenvolvimento de capacidades, interações e suas relações com a aprendizagem e/ou com o desenvolvimento humano. O grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED), criado em 2002, sob a liderança da Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão, foi cadastrado na Universidade Estadual de Londrina e no diretório do CNPq, com foco no desenvolvimento de trabalhos de investigação na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem e Formação de Professores de Línguas Estrangeiras, com base fulcral no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), da Escola de Genebra e de suas expansões pela Escola Brasileira do ISD. Por anos, o LED teve foco nas análises (construção de modelos didáticos) de gêneros como megainstrumentos para o ensino, bem como no uso de sequências didáticas para a aprendizagem de línguas e também na formação de professores de línguas com o uso de procedimentos de reflexividade como as autoconfrontações, a socialização de diários, o grupo focal, os relatos reflexivos, para nomear apenas alguns. Com a proposição de novos projetos guarda-chuvas, ampliou-se a articulação do ISD com outras perspectivas teórico-metodológicas para tratar de questões como educação ambiental, letramento ambiental, educação linguística crítica,  educação crítico-transformadora de professores e, mais recentemente, letramentos acadêmico-científicos. Para isso, pesquisas do grupo têm proposto a expansão de conceitos, a definição de categorias analíticas, a ampliação de articulações conceituais, bem como o trabalho intenso para a consolidação de uma rede que integra a pesquisa, a extensão e o ensino. Nesse dossiê comemorativo dos 21 anos do LED, acolhem-se artigos, ensaios, retrospectivas, relatos de pesquisa que abordem temáticas investigadas pelo grupo e apresentem saberes construídos na vultosa Ciência da Linguagem.

 

Organizadores do Dossiê: Vera Lúcia Lopes Cristovão (UEL/CNPq) , Luísa Álvares Pereira (UA – Portugal) e Andérbio Márcio Silva Martins (UFGD)

Saiba mais sobre chamada para publicação - Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem

Edição Atual

v. 16 n. 42 (2022)
					Visualizar v. 16 n. 42 (2022)
Publicado: 17.12.2022

Artigos Científicos - Temática livre

  • Evidências acústicas da prosódia da língua Manxineru

    Fábio Pereira Couto
    1-30
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i42.16627
  • Sequência didática no PNAIC análise de um procedimento

    Andréa Ramos de Oliveira, Adair Vieira Gonçalves, Ana Luzia Videira Parisotto
    31-59
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i42.15282
  • "A gente sempre tá fazendo isso... escrevendo alguma coisa"

    Juliana Marcelino Silva, Elizabeth Maria da Silva
    60-83
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i42.15948
  • Scrapbook digital como ferramenta pedagógica possibilidades para aulas de língua inglesa

    Themis Rondão Barbosa da Costa Silva
    84-101
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i42.15421
  • Embates das representações do sujeito indígena na mídia e o falar de si

    Jaqueline Zanzi, Sílvia Mara de Melo
    102-135
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v16i42.16466
Ver Todas as Edições