Sequência didática de gêneros: a validação didática indireta mediada pelo olhar do professor
Indirect Teaching Validation Mediated Through The Teacher´Look
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18220Palavras-chave:
engenharia didática, sequência didática de gêneros, gêneros textuais, carta de reclamaçãoResumo
O objetivo deste texto é apresentar resultados parciais de um processo de validação didática indireta (VDI) de um caderno pedagógico produzido como produto educacional, sistematizado a partir da engenharia didática do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e fundamentado pelo procedimento “sequência didática de gêneros” (SDG). A VDI utiliza, como ferramenta de geração de dados, além da SDG da carta de reclamação, um questionário aplicado a docentes da Educação Básica que trabalham no Ensino Fundamental nos Anos Finais, foco da SDG em validação. Como categorias analíticas, a pesquisa utiliza a noção de validação didática, em interface com categorias advindas do próprio conceito de SDG – recorte da validação selecionado para este artigo. A análise segue a perspectiva textual-discursiva do ISD, instrumentalizada pela depreensão de segmentos de orientação temática e de tratamento temático. Os resultados apontam, entre outras coisas, a pertinência das atividades, em relação ao público-alvo e à escolha do gênero.
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