Teaching Genre Sequence

Indirect Teaching Validation Mediated Through The Teacher´Look

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18220

Keywords:

didactic engineering, didactic sequence of genres, textual genres, etter of complaint

Abstract

The objective of this text is to present partial results of an indirect didactic validation (IDV) process of a pedagogical notebook produced as an educational product, systematized from the didactic engineering of the Sociodiscursive Interactionism (SBI), and based on the
“genre didactic sequence” (GDS) procedure. The IDV uses, as a data generation tool, in addition to the GDS of the letter of complaint, a questionnaire applied to Basic Education teachers who work in Elementary Education in the Final Years, GDS’s focus on validation. As analytical categories, the research uses the notion of didactic validation, in interface with categories
arising from the GDS concept itself – a validation section selected for this article. The analysis follows SBI textual-discursive perspective, instrumentalized by the understanding of segments of thematic orientation and thematic treatment. The results indicate, among other things, the
relevance of the activities, in relation to the target audience and to the choice of genre.

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Author Biographies

Eliana Merlin Deganutti de Barros, Universidade Estadual Norte do Paraná

Possui graduação em Letras/Anglo pela Universidade Estadual de Londrina (2005), Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Unopar (2007) e Mestrado (2008/bolsa CAPES) e Doutorado (2012/bolsa CAPES) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Professora associada da Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP/Cornélio Procópio), atuando na Graduação em Letras Português-Inglês, na especialização em Ensino da Língua Portuguesa (EAD), no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e no Mestrado em Ensino (PPGEN). Coordenadora pedagógica da Especialização em Ensino da Língua Portuguesa, no sistema EAD, financiada pela UAB e do PROFLETRAS/UENP. Atuou como especialista da área de Língua Portuguesa na elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Coordenou projetos de ensino vinculados aos Programas PIBID e Residência Pedagógica, na área do ensino da Língua Portuguesa. Foi representante do Paraná no Programa Escrevendo o Futuro (Olimpíada de Língua Portuguesa), como docente formadora de professores, de 2010 a 2024. É líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ "Diálogos linguísticos e ensino: saberes e práticas" (DIALE /UENP) e pesquisadora do Linguagem e Educação (LED / UEL) e Gêneros discursivos e formações formativas (GEDFOR / UFGD). Fa parte da rede interinstitucional LILA - Laboratórios de Letramentos Acadêmico-Científicos - coordenado pela Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão (UEL). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com foco no Ensino da Língua Portuguesa e Formação de Professores , atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, letramentos acadêmico-científicos, gêneros textuais, produção de textos, transposição didática, sequência didática de gêneros, elaboração de materiais didáticos. Desenvolve pesquisas com base na fundamentação teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD).

Samandra de Andrade Corrêa, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP/CCP. Especialista em Língua Portuguesa e Ensino (UENP/EAD). Graduada em Letras Português/Inglês (UENP/CCP). Desenvolveu três projeto de iniciação científica na condição de bolsista nos anos de (2013/2014; 2014/2015) e voluntária no período entre (2015/2016). Foi voluntária de iniciação à docência pelo PIBID de 2014 à 2015 e bolsista no anos de 2015 à 2016, elaborando e desenvolvendo sequências didáticas de gêneros jornalísticos. Pesquisadora no grupo de pesquisa DIALE (Diálogos linguísticos e Ensino). Os seus principais interesses de pesquisas são: 1º) ensino e aprendizagem de gêneros textuais; 2º) elaboração de dispositivos didáticos; 3º) processo de formação docente inicial e continuada.

Gabriela Martins Mafra, Universidade de Campinas (Unicamp)

Doutoranda em Linguística Aplicada pelo IEL/UNICAMP, com o estudo intitulado "Propostas de Produção de Textos Literários em Livros Didáticos do PNLD 2021". Atua como docente colaboradora externa na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Possui mestrado em Letras, com foco na Interface entre Língua e Literatura, pela UNICENTRO/Guarapuava. Especializou-se em Docência do Ensino Superior pela Faculdade São Braz (Faculdade São Braz/Curitiba), e em Ensino de Língua Portuguesa (UENP/Cornélio Procópio). Graduou-se em Letras Português/Inglês pela UENP, também em Cornélio Procópio. Sua experiência profissional inclui atuação tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. Sua pesquisa concentra-se na área de Linguística Aplicada, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa e de Literaturas de Língua Portuguesa, especialmente nos novos letramentos e na diversidade de gêneros discursivos e textuais. Membro da rede interinstitucional LILA - Laboratórios de Letramentos Acadêmico-Científicos, sob a coordenação da Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão (UEL). Além disso, integra o TECLE - Centro de Pesquisas sobre Tecnologias, Letramentos e Ensino, do IEL/UNICAMP, coordenado pela Profa. Dra. Jacqueline Peixoto Barbosa, e participa de alguns grupos de pesquisa, incluindo o GEDLit (Grupo de Estudos em Didática da Literatura), Literatura e Educação, DIALE (Diálogos Linguísticos e Ensino), Ensino de Língua e Literatura e LEDUFOP (Letramentos e Educação Linguística da UFOP), todos reconhecidos pelo CNPq. 

Adair Vieira Gonçalves , Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Possui graduação em Curso de Licenciatura em Letras - Faculdades Toledo de Araçatuba (1990), mestrado em Filologia e Linguística Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) , Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP (2007), com estágio sanduíche em Didática de Língua Materna na Faculté de Psychologie et Sciences de lEducation (FAPSE), da Université de Genève (UNIGE), Suíça, sob a direção do Prof. Dr. Joaquim Dolz. Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), atuando no Programa de Pós-graduação em letras da UFGD . Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, e atua nos temas: ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa , formação de professor de Língua Portuguesa na abordagem da teoria enunciativa de Bakhtin e dos gêneros do discurso e na vertente do interacionismo sociodiscursivo. Atualmente, é membro dos seguintes grupos de pesquisa: GELT: Grupo de Estudos em Linguagem e Transculturalidade (UFGD); DIALE: Diálogos Linguísticos e Ensino: saberes e práticas (UENP); ALTER: Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas relações (USP) e, por fim, Multiletramentos na escola por meio da hipermídia (UNICAMP).

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Published

2024-12-15

How to Cite

Barros, E. M. D. de, Corrêa, S. de A., Mafra, G. M., & Gonçalves , A. V. (2024). Teaching Genre Sequence: Indirect Teaching Validation Mediated Through The Teacher´Look. Raído, 18(46), 17–47. https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18220

Issue

Section

Interventive research focused on language teaching