Comunicação oral no PIBID: processos de didatização e letramento acadêmico

Didactic processes and academic literacy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18095

Palavras-chave:

comunicação oral; processos de didatização; letramento acadêmico

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção que buscou estabelecer relações entre  processos de didatização e práticas de letramento acadêmico tendo como instrumento o gênero comunicação oral. A geração de dados incluiu a realização de uma oficina para discentes das licenciaturas vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e os registros audiovisuais da apresentação de alguns desses discentes em um evento científico na universidade. Os resultados revelaram que houve melhorias sutis em alguns aspectos de textualização oral, em especial no que concerne aos recursos para a manutenção e progressão temática nessa modalidade da língua.

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Biografia do Autor

Gustavo Lima, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

É licenciado em Letras (2001) e possui Mestrado (2004) e Doutorado (2016) em Letras (área de concentração: Linguística) pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Realizou estágio pós-doutoral em Didática das Línguas (2022) na Faculte de Psychologie et des Sicences de lEducation de lUniversité de Genève, na Suíça, sob a supervisão do Professor Dr. Joaquim Dolz. É Professor Associado I da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), onde coordena Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, além de exercer a função de Diretor do Departamento de Acompanhamento Educacional (DAE) da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PREG). Também é professor permanente do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (UFAPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc) da UFPE (Centro Acadêmico do Agreste), onde atua na linha de pesquisa Docência, Ensino e Aprendizagem. É membro do Conselho Deliberativo do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) da UFPE, onde também planeja e realiza atividades e ações direcionadas à análise e produção de material didático e formação de professores. Tem ampla experiência na área de ensino e pesquisa, atuando no campo da Linguística Aplicada, em uma interface com a Didática das Línguas e a análise do trabalho docente. É vice-líder do grupo de pesquisa Texto, Escrita e Sala de Aula (TEcSA/CNPq) e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Discurso e Ensino (NUPEDE/CNPq) e do Grupo de Estudos sobre a Historicidade dos Textos e Ensino de Língua (HISTEL). É casado e pai de três filhos.ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2434-361X

Leila Britto de Amorim Lima, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

É graduada em Pedagogia (2006), Especialista em Educação de Jovens e Adultos (2009), Mestra em Educação (2010) e Doutora em Educação (2018) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, é Professora Adjunta do Curso de Letras da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) e colaboradora do Centro de Estudos de Educação e Linguagem (CEEL), onde planeja e realiza atividades e ações direcionadas à análise e elaboração de material didático e formação de professores. Tem larga experiência na área de Educação, com ênfase em Linguagem, Formação de Professores e Educação de Jovens e Adultos. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Texto, Escrita e Sala de Aula (TEcSA//CNPq) e do Núcleo de Pesquisa em Discurso e Ensino (NUPEDE/CNPq).

Leidiane Raimundo Cordeiro, Universidade Federal de Pernambuco

É mestre em Letras (Linguística) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e graduada em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG). Atualmente, é membro colaborador do Núcleo de Pesquisa em Discurso e Ensino (NUPEDE/CNPq) e do Projeto de Extensão Gênero Ensino da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco. Atua na Educação Básica como professora de Língua Portuguesa e tem interesse em estudos voltados para o ensino da oralidade e nos estudos dos letramentos científico e acadêmico.

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Publicado

15.12.2024

Como Citar

Lima, G., Lima, L. B. de A., & Cordeiro, L. R. (2024). Comunicação oral no PIBID: processos de didatização e letramento acadêmico: Didactic processes and academic literacy. Raído, 18(46), 174–195. https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18095

Edição

Seção

Pesquisas interventivas com foco no ensino de línguas