The theorical modelo f the genre
Didactic transposition tool for the Portuguese language teachin proces
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.17993Keywords:
Theoretical model of genre, didactic transposition, personal reportAbstract
The goal of this paper is to present a theoretical model of the textual genre personal account, considering the theoretical model as a useful procedure so that a textual genre that is of social reference, that is, an entity that circulates in society, can be transformed into an object of teaching and learning. Therefore, we rely on the precepts of the didactic strand of
Sociodiscursive Interactionism and the expansion of concepts by Brazilian researchers, who argue that the development of a theoretical model of a genre is the first stage in the process
of didactic transposition. After analyzing a set of examples of the personal report, the results show that, in addition to the sociocommunicative, discursive and linguistic-discursive elements characteristic of the genre exposed in the modeling, the theoretical model is a tool that provides
conditions for making teaching decisions, for example, choosing which specific elements to include in the activities that compose the didactic sequence of genres.
Downloads
References
ALMEIDA, G. P. Transposição didática: por onde começar? São Paulo: Cortez, 2007.
ARAGÃO, A. D. Produzindo textos a partir do gênero relato pessoal. 2016. Dissertação (Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.
BARROS, E. M. D.de. Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa. Raído, Dourados, MS, v. 6, n. 11, p 11 - 35, jan./jun. 2012.
BARROS, E. M. D. De; GONÇALVES, A. V. Modelo teórico do gênero: etapa inicial da modelização didática. Calidoscópio, v. 21, p. 81-101, jan./abr., 2023. DOI: https://doi.org/10.4013/cld.2023.211.05
BARROS, E. M. D. de; STRIQUER, M. S. D. O ensino da língua portuguesa na Educação Básica norteado pela metodologia das sequências didáticas de gêneros. In: SANTANA, A. C. M.; STRIQUER, M. S. D. (Orgs.) O Profletras e a pesquisa interventiva: diferentes possibilidades. São Paulo: Todas as Musas, 2023, p. 83-106.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discurso: por um Interacionismo Sociodiscursivo. Tradução Anna Raquel Machado e Péricles Cunha. 2. Ed. São Paulo: EDUC, 2009.
CHEVALLARD, Y. La transposicion didactique: du savoir savat au savoir enseigné. Paris La Pensée Sauvage, 1991.
DANTAS, S. A. Oralidade e letramento no ensino de Língua Portuguesa: uma proposta de trabalho com o gênero relato pessoal. Uberlândia, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16756/1/OralidadeLetramento/Ensino.pdf. Acesso em 10 jun. 2021.
DE PIETRO, J. F.; SCHNEUWLY, B. Le modèle didactique du genre: un concept de l`ingénierie didactique. In: Théories-Didactique de la lecture Écriture. Réseau Didactique, Université Charles-de-Gaulle: Lille, 1997.
DOLZ, J. As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática. D.E.L.T.A., v. 32, n. 1, 2010, p. 237-260. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4450321726287520541
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: ROJO, R.; SALES, G. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 149-185.
GIRACCA, M. N. O uso da Sequência Didática em aula de Língua Estrangeira como um processo tradutório: do relato pessoal ao glossário. 440 p. Tese (Pós-Graduação em Estudos da Tradução) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2017.
HENRIQUE, M. A. B.; AMORIM, N. R. V. Modelo didático como uma ferramenta para o ensino de escrita do gênero relato pessoal. Claraboia. Jacarezinho/PR. n. 15. p. 69-96, jan./jun, 2021.
MACHADO, A. R.; CRISTOVÃO, V. L. L. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Revista em (Dis) curso, v. 6, n. 3 p. 547-573, set./ dez. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-4017-06-03-09
MOURA, P. M. A (res)significação da produção escrita através do relato pessoal. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Os gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: ROJO, R.; SALES, G. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 71-91.
SOUZA, P. B. G. Gênero “relato pessoal” como contribuição para a escrita de alunos do ensino fundamental. Dissertação de Mestrado. Três Lagoas: Campus de Três Lagoas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
