O Modelo teórico de gênero: ferramenta de transposição didática para o processo de ensino da Língua portuguesa

Didactic transposition tool for the Portuguese language teachin proces

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.17993

Palavras-chave:

Modelo teórico de gênero, transposição didática, relato pessoal

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar um modelo teórico do gênero textual relato pessoal, concebendo o modelo como um procedimento profícuo para que um gênero que é de referência social, isto é, uma entidade que circula na sociedade, possa se transformar em objeto de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, apoiamo-nos nos preceitos da vertente didática do Interacionismo Sociodiscursivo e na expansão de conceitos de pesquisadores brasileiros, os quais defendem que a elaboração de um modelo teórico de gênero é a primeira etapa do processo de transposição didática. Após análise de um conjunto de exemplares do relato pessoal, os resultados demonstram que, para além dos elementos sociocomunicativos, discursivos e linguístico-discursivos característicos do gênero expostos na modelização, o modelo teórico é uma ferramenta que dá condições para tomada de decisões docentes, por exemplo, o professor pode eleger quais elementos específicos contemplar nas atividades que constituem a sequência didática de gêneros.

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Biografia do Autor

Margarida Paulino de Cerqueira Pinto, Secretaria de Educação do Estado do Paraná

É mestre pelo PROFLETRAS/UENP - Mestrado Profissional em Letras. Possui graduação em Letras pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (1994), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Pinhais (2011) e graduação em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2013). Atualmente é professora efetiva (PEB II) de Língua Portuguesa da Prefeitura Municipal de Ourinhos e professora de Língua Portuguesa - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: biografia, modelo didático e gênero discursivo/textual.

Marilúcia dos Santos Domingos, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Possui graduação em Letras pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciênicas e Letras de Cornélio Procópio (1991), mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2007) e doutorado em Estudos da Linguagem - Univesidade Estadual de Londrina (2013). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Cornélio Procópio. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente inicial e continuada; ensino dos gêneros discursivos/textuais na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Professora permante do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) UENP e do Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) UENP.

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Publicado

15.12.2024

Como Citar

Pinto, M. P. de C., & Domingos, M. dos S. (2024). O Modelo teórico de gênero: ferramenta de transposição didática para o processo de ensino da Língua portuguesa: Didactic transposition tool for the Portuguese language teachin proces. Raído, 18(46), 68–86. https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.17993

Edição

Seção

Pesquisas interventivas com foco no ensino de línguas