O Modelo teórico de gênero: ferramenta de transposição didática para o processo de ensino da Língua portuguesa
Didactic transposition tool for the Portuguese language teachin proces
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.17993Palavras-chave:
Modelo teórico de gênero, transposição didática, relato pessoalResumo
Este trabalho tem o objetivo de apresentar um modelo teórico do gênero textual relato pessoal, concebendo o modelo como um procedimento profícuo para que um gênero que é de referência social, isto é, uma entidade que circula na sociedade, possa se transformar em objeto de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, apoiamo-nos nos preceitos da vertente didática do Interacionismo Sociodiscursivo e na expansão de conceitos de pesquisadores brasileiros, os quais defendem que a elaboração de um modelo teórico de gênero é a primeira etapa do processo de transposição didática. Após análise de um conjunto de exemplares do relato pessoal, os resultados demonstram que, para além dos elementos sociocomunicativos, discursivos e linguístico-discursivos característicos do gênero expostos na modelização, o modelo teórico é uma ferramenta que dá condições para tomada de decisões docentes, por exemplo, o professor pode eleger quais elementos específicos contemplar nas atividades que constituem a sequência didática de gêneros.
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