Protótipos de ensino e a formação de professores para os multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18090Palavras-chave:
Multiletramentos, Formação de Professores, Protótipos de EnsinoResumo
Este texto tem como objetivo relatar uma sequência de formação na disciplina de Linguística Aplicada e Ensino, do curso de Licenciatura em Letras em uma universidade brasileira. Na referida disciplina, foi introduzida a Pedagogia dos Multiletramentos como uma abordagem teórico-metodológica para o ensino de língua portuguesa. A Pedagogia dos Multiletramentos, proposta pelo Grupo Nova Londres (Cazden et al., 2021), reconhece e valoriza a diversidade de práticas de leitura e escrita na sociedade contemporânea, integrando, assim, a diversidade cultural e semiótica às práticas de ensino. A metodologia utilizada foi qualitativa, com leituras dirigidas, debates e atividades práticas, culminando na elaboração de materiais didáticos digitais, os Protótipos de Ensino (Rojo, 2013; 2017a; 2017b; Barbosa; Moura, 2022). Os resultados indicam que a introdução à Pedagogia dos Multiletramentos impactou positivamente a compreensão dos professores em formação sobre o ensino de língua portuguesa, possibilitando a criação de materiais mais interativos e contextualizados. Esta experiência destaca a relevância da formação de professores que considere as diversidades cultural e linguística contemporâneas, com a Pedagogia dos Multiletramentos emergindo como uma abordagem promissora para promover uma educação linguística mais engajada e adequada ao contexto situado.
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