Protótipos de ensino e a formação de professores para os multiletramentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18090

Palavras-chave:

Multiletramentos, Formação de Professores, Protótipos de Ensino

Resumo

Este texto tem como objetivo relatar uma sequência de formação na disciplina de Linguística Aplicada e Ensino, do curso de Licenciatura em Letras em uma universidade brasileira. Na referida disciplina, foi introduzida a Pedagogia dos Multiletramentos como uma abordagem teórico-metodológica para o ensino de língua portuguesa. A Pedagogia dos Multiletramentos, proposta pelo Grupo Nova Londres (Cazden et al., 2021), reconhece e valoriza a diversidade de práticas de leitura e escrita na sociedade contemporânea, integrando, assim, a diversidade cultural e semiótica às práticas de ensino. A metodologia utilizada foi qualitativa, com leituras dirigidas, debates e atividades práticas, culminando na elaboração de materiais didáticos digitais, os Protótipos de Ensino (Rojo, 2013; 2017a;  2017b; Barbosa; Moura, 2022). Os resultados indicam que a introdução à Pedagogia dos Multiletramentos impactou positivamente a compreensão dos professores em formação sobre o ensino de língua portuguesa, possibilitando a criação de materiais mais interativos e contextualizados. Esta experiência destaca a relevância da formação de professores que considere as diversidades cultural e linguística contemporâneas, com a Pedagogia dos Multiletramentos emergindo como uma abordagem promissora para promover uma educação linguística mais engajada e adequada ao contexto situado.

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Biografia do Autor

Lívia Maria Turra Bassetto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista de São José do Rio Preto (IBILCE) e Mestre na mesma área e instituição. Linha de Pesquisa: Estudos do Texto e do Discurso. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Atualmente é professora de Língua Portuguesa, especificamente de Comunicação Oral e Escrita para os cursos de engenharia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/ Cornélio Procópio). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística Textual, Produção de texto e Análise Linguística. 

 

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Publicado

15.12.2024

Como Citar

Barbosa, B. C., & Bassetto, L. M. T. (2024). Protótipos de ensino e a formação de professores para os multiletramentos. Raído, 18(46), 219–238. https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18090

Edição

Seção

Pesquisas interventivas com foco no ensino de línguas