The Role of Intermediate Activities in the Development of Writing in High School

A Study on Learning the Elements of Textuality Based on Working with a Didactic Genre Project

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18093

Keywords:

written textual production, High School, genre education project

Abstract

This paper investigates how intermediate writing activities developed within the
genre education project (GUIMARÃES; KERSCH, 2012) can contribute to the writing skills development in a third year class in the High School, especially in the dimension of textuality. The study, which is qualitative-interpretative in nature and adopting the research-action as a methodology of research, the study considers the theoretical-methodological principles of that
textual production work should involve teacher mediation and be systematically focused on a specific text genre (PEREIRA, 2001; DOLZ, NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; CARDOSO et. al., 2018; SUASSUNA, 2019). The data stem from two teaching workshops centered on written textual production of the autobiographical account genre, presenting results from texts
produced by 19 students, analyzed based on textuality criteria such as textual connection and cohesion (MARCUSCHI, 2008). The results demonstrate that the deployment of textual production
practices incorporating intermediate activities, tailored to the students’ learning needs, contributes to enhancing writing skills and promotes meaningful learning of textual production within the school context.

Downloads

Author Biographies

Tamires Puhl Pereira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Tem Graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2018). É Mestra (2021) e Doutoranda em Linguística Aplicada na Linha de Pesquisa Linguagem e Práticas Escolares, também na Unisinos, com apoio da Capes. É Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeria pelo Centro Universitário Internacional - Uninter (2019) e, atualmente, cursa Especialização em Alfabetização e Letramento pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi. Participa do grupo de pesquisa Linguagem, Interação e Desenvolvimento (LID) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPGLA) na Unisinos. Atuou como professora na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Também atuou como professora no Ensino Médio, ministrando as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura. Tem interesse na área de Linguística Aplicada, com ênfase no ensino de língua materna e trabalho docente na Educação Básica.

Anderson Carnin, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

É professor junto ao Departamento de Linguística Aplicada no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atuando na área de Educação Linguística em Língua Materna tanto na Graduação em Letras quanto no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Na instituição, coordena, com Jacqueline P. Barbosa, o subprojeto PIBID-Letras do IEL Unicamp (2024-2026). É graduado (2009) em Letras (Português e Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), mestre (2011) e doutor (2015) em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos/Capes). É membro do GT Gêneros de Texto/Discurso da ANPOLL. Participa dos grupos de pesquisa Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações - ALTER/USP/CNPq - e Práticas de escrita e de reflexão sobre a escrita em diferentes mídias - UNICAMP/CNPq. Foi professor da Unisinos, entre 2016-2023, atuando na graduação em Letras e Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Atuou como editor-chefe da Revista Calidoscópio (ISSN: 2177-6202) entre 2020-2023. Coordenou, também na Unisinos, subprojeto do PIBID-Letras no biênio 2020-2022. Atuou como avaliador (2017), membro da Comissão Técnica (2018 e 2020), coordenador adjunto (2024) do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Ministério da Educação. Em 2022, foi agraciado com o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, concedido pela Fundação Carlos Chagas (FCC), a partir de projeto de formação inicial de professores da área de Letras - Língua Portuguesa. Suas pesquisas e publicações se centram na discussão acerca do ensino de língua portuguesa em contextos escolares e/ou universitários, com foco especialmente no ensino da produção textual, na formação (inicial ou continuada) de professores/as, em questões relativas ao trabalho e ao desenvolvimento profissional docente, à mobilização/emprego da noção de gêneros de texto em contextos de ensino ou de formação docente, bem como na produção e análise de materiais didáticos.

References

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo. EDUC, 1999.

BUNZEN, C. Da era da composição à era dos gêneros: o ensino de produção de texto no ensino médio. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M (Org.). Português no Ensino Médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 139-162.

CARDOSO, I. et al. Os jovens e a escrita: práticas escolares e extraescolares em Portugal. Educação em Revista. n. 34, p. 1-35, 2018. https://doi.org/10.1590/0102-4698180899 DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698180899

CARNIN, A.; ALMEIDA, A. P. Modelo(s) didático(s) de gênero: da concepção teórica à transposição didática na formação continuada de professores. In: GUIMARÃES, A.M.M.; CARNIN, A.; KERSCH, D.F. (Org.). Caminhos da Construção: reflexões sobre projetos didáticos de gênero. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015, p. 29-46

DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção Escrita e Dificuldades de Aprendizagem. São Paulo: Mercado de Letras, 2010.

GONÇALVES, A. V. As listas de controle/constatações como ferramentas para a reescrita de gêneros. In: GONÇALVES, A. V.; BAZARIM, M. (Org.). Interação, Gêneros e Letramentos. São Carlos: Editora Claraluz, 2009, p. 17-34.

GUIMARÃES, A. M. M.; KERSCH, D. F. A caminho da construção de projetos didáticos de gênero. In: GUIMARÃES, A. M. M.; KERSCH, D. F. (Org.). Caminhos da construção: projetos didáticos de gêneros na sala de aula de língua portuguesa. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012, p. 21-44.

GUIMARÃES, A. M. M.; KERSCH, D. F. Explorando os projetos didáticos de gênero como um caminho metodológico. In: GUIMARÃES, A. M. M.; KERSCH, D. F. (Org.).Caminhos da construção: projetos didáticos de gênero no domínio do argumentar. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014, p. 17-38.

KRAWCZYK, N. Reflexão sobre alguns desafios do Ensino Médio no Brasil hoje. Cadernos de Pesquisa, n 144, set/dez. 2011. https://doi.org/10.1590/S0100-15742011000300006 DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742011000300006

LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P.; CAVALCANTI, A. P. de. H. O ensino da produção de textos no Ensino Fundamental: reflexões sobre os documentos curriculares brasileiros.In: LIMA, A.; MARCUSCHI, B. (Org.). Produção de textos em espaços escolares e não escolares. Recife: Ed. UFPE, 2021, p. 173-196. DOI: https://doi.org/10.51359/978-65-5962-006-7.8

LEITE, E. G.; PEREIRA, R. C. M. Implicações da correção do professor na reescrita do aluno: desenvolvendo as capacidades de linguagem. In: GONÇALVES, A. V.; BAZARIM, M. Interação, Gêneros e Letramentos (Org.). São Carlos: Editora Claraluz, 2009, p. 35-62.

LEMOS, G. J. L.; GOMES, S. S. Da teoria à prática textual no ensino médio: Desafios e perspectivas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023029, 2023. https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17692 DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17692

LIMA, A.; MARCUSCHI, B. (Org.). Produção de textos em espaços escolares e não escolares. Recife: Ed. UFPE, 2021, p. 173-196. DOI: https://doi.org/10.51359/978-65-5962-006-7

MACHADO, A. R. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: EDUEL, 2004.

MACHADO, A. R.; CRISTÓVÃO, V. L. L. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 547-573, set./dez. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-4017-06-03-09

MAIS DE 50% DOS ESTUDANTES CHEGAM AO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SEM TER HABILIDADES BÁSICAS DE LEITURA. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/05/23/mais-de-50percent-dos-estudantes-

-chegam-ao-3o-ano-do-ensino-fundamental-sem-ter-habilidades-basicas-de-leitura.ghtml. Acesso em: 29. fev. 2024.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARCUSCHI, B. O que nos dizem o SAEB e o ENEM sobre o currículo de língua portuguesa para o ensino médio. In: BUNZEN, C. MENDONÇA, M (Org.). Português no Ensino Médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 57-82.

PEREIRA, M. L. A. Os excluídos da escrita escolar: outras razões para o João(zinho) (não) saber escrever. Educação, sociedade e culturas. n. 15, p. 99-115, 2001. DOI: https://doi.org/10.24840/esc.vi15.1497

PEREIRA, T. P. Se eu quisesse crescer na vida, eu estudava de manhã: o projeto didático de gênero como proposta metodológica para ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio noturno. 2021. 171 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2021.

PEREIRA, T. P.; CARNIN, A. Produção escrita e práticas avaliativas no trabalho com o texto em sala de aula de língua portuguesa. In: SANTOS, M. D.; FETTERMMAN, J. V.; KERSCH, D. F. (Org.). Multiletramentos e práticas avaliativas no ensino de línguas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023, p. 101-114.

PIETRO, J. F.; SCHNEUWLY, B. O modelo didático de gênero: um conceito da engenharia didática. In: NASCIMENTO, E. L. (Org.). Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. Campinas, SP: Pontes, 2014, p. 51-81.

SILVA, T. F. da. O ensino explícito de operações metatextuais e da revisão textual como estratégias didáticas para o desenvolvimento da habilidade de escrita de textos. 2018. Tese de Doutorado (Curso de Pós-Graduação em Educação, Setor de Educação) - Universidade Federal do Paraná. DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v8i1.3499

SIMÕES, L. J. et al. Leitura e autoria: planejamento em Língua Portuguesa e Literatura. Edelbra, 2012.

SOUZA, A. L.; CORTI, A. P.; MENDONÇA, M. Letramentos no ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SUASSUNA, L. Critérios de avaliação: elementos imprescindíveis no ensino-aprendizagem da escrita. Na ponta do Lápis. n 33. p. 10-23, 2019.

SCHNEUWLY, B. DOLZ, J. Os gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B. DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004, p. 61-80.

SILVA, E. C. Da composição à produção textual: onde se situa o Enem. Revista do GELNE. n 2, p. 116-139, 2017. https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11205 DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11205

SÓ 22% DOS QUE CHEGAM AO ENSINO SUPERIOR NO PAÍS SÃO PROFICIENTES EM LEITURA E MATEMÁTICA, MAS SALTO DE QUALIDADE ENTRE GERAÇÕES É SIGNIFICATIVO. Disponível em: https://blogs.oglobo.globo.com/antonio-gois/post/so-22-dos-que-chegam-ao-ensino-superior-no-pais-sao-proficientes-em-leitura-e-matematica-mas-salto-de-qualidade-entre-geracoes-e-significativo.html. Acesso em: 29. fev. 2024.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa. São Paulo, v 31, n 4, p. 443-466, set/dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009

WOOD, D.; BRUNER, J. S.; ROSS, G. The role of tutoring in problem solving. Journal of Child Psychology and Psychiatry. Londres, v. 17, p. 89-100, 1976. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.1976.tb00381.x

60 ALUNOS TIRARAM NOTA MIL NA REDAÇÃO DO ENEM 2023; 4 SÃO DE ESCOLA PÚBLICA. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2024/01/16/nota--mil-redacao-enem-2023-mec.htm?cmpid=copiaecola Acesso em: 24. fev. 2024

Published

2024-12-15

How to Cite

Pereira, T. P., & Carnin, A. (2024). The Role of Intermediate Activities in the Development of Writing in High School: A Study on Learning the Elements of Textuality Based on Working with a Didactic Genre Project. Raído, 18(46), 258–288. https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18093

Issue

Section

Interventive research focused on language teaching