Contestando concepções hegemônicas de família na aula de ILE: uma investigação participante-colaborativa

una investigación participante-colaborativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18085

Palavras-chave:

inglés como lengua extranjera, configuraciones familiares, género, investigación colaborativa

Resumo

A sala de aula é um espaço em que circulam diferentes discursos e, muitas vezes, reproduzem-se ideologias dominantes sobre normas e práticas sociais. Os recursos pedagógicos utilizados, como os livros didáticos, desempenham um papel de grande importância no âmbito educacional, ao transmitir valores e falar aos estudantes. No entanto, professores e professoras podem elaborar/adaptar materiais para desafiar correntes predominantes e estimular um processo de ensino- aprendizagem crítico. Este artigo apresenta dados empíricos de uma pesquisa participante-colaborativa, na qual a pesquisadora e a docente-pesquisadora adaptaram, em conjunto
 materiais didáticos para problematizar o tratamento da temática “família” em aulas de inglês como língua estrangeira (ILE) em um colégio particular de Montevidéu, Uruguai. O estudo foca na análise das interações ocorridas em sala de aula entre os estudantes, a docente-pesquisadora e a pesquisadora, com o objetivo de  explorar como as intervenções realizadas promoveram uma abordagem crítica intercultural sobre o tema trabalhado. Os dados e as discussões destacam o papel do planeamento e das adaptações em debates explicitamente exigentes sobre as representações hegemónicas da família e o reconhecimento e legitimação de diversas formações familiares.

Downloads

Biografia do Autor

Caroline Trevisan, Universidad de la República

Mestre em Ciências Humanas, opção Linguagem, Cultura e Sociedade, pela Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación (FHCE), da Universidad de la República. Docente assistente G2 - Programa de Leitura e Escrita Académica - Estudantes, da Universidad de la República.

Verónica Redekofski, Universidad de la República

Mestre em Ciências Humanas, opção Linguagem, Cultura e Sociedade pela Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación (FHCE) da Universidad de la República. Professora de inglês do Ensino Médio.

Referências

ADMINISTRACIÓN NACIONAL DE EDUCACIÓN PÚBLICA. #livingUruguay 1. Montevideo, 2021. Disponible en:

https://www.anep.edu.uy/codicen/politicas-linguisticas/publicaciones. Acceso en 30 de junio de 2022

ATIENZA CEREZO, Encarna; AZNAR BERTOLÍN, Joan. Criterios para el desarrollo de las competencias interculturales en español LE/L2 desde una perspectiva crítica Journal of Spanish Language Teaching, v. 23, n. 1, p. 69-87, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/23247797.2020.1844471

BYRAM, Michael. Teaching and assessing intercultural communicative competence. Clevedon: Multilingual Matters, 1997.

BYRAM, Michael; GRIBKOVA, Bella, STARKEY, Hugh. Developing the intercultural dimension in language teaching: a practical introduction for teachers. Language Policy Division: Council of Europe, 2002.

CANALE, Germán. Technology, Multimodality and Learning: Analyzing meaning across scales. Cham: Palgrave Studies in Educational Media, 2019 DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-21795-2

CANALE, Germán; FURTADO, Victoria. Gender in EFL Education: Negotiating Textbook Discourse in the Classroom. Changing English, v. 28, n.1, p.58-71, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/1358684X.2020.1812377

CANALE, Germán. Breaking the heteronormative prosody: What a family tree tells us about gender and sexuality in the EFL classroom. In: BANEGAS, Darío Luis; GOVENDER, Navan. (Eds.). Gender Diversity and Sexuality in English Language Education. New Transnational Voices. Nueva York: Bloomsbury, 2022. p. 65-84. DOI: https://doi.org/10.5040/9781350217591.ch-004

CANALE, Germán; FERNÁNDEZ FASCIOLO, Martina. Multimodality, Ethnography and the English Language Teaching Textbook: Negotiating Heteronormativity in Visual Representations. In: XIONG, Tao.; FENG, Dezheng. y HU, Guangwei. (Eds.). Cultural Knowledge and Values in English Language Teaching Materials. Singapore: Springer,

2022. p. 163-181.

CANDAU, Vera María. Educación intercultural crítica. Entretejiendo caminos. In: WALSH, Catherine E. (Ed.). Pedagogias decoloniales. Prácticas insurgentes de resistir, (re) existir y (re) vivir. (Tomo I). Quito-Ecuador: Abya Yala, 2013. p. 23-68.

FAIRCLOUGH, Norman. Language and power. Londres: Longman, 1989.

FAIRCLOUGH, Norman. Analysing Discourse. Textual analysis for social research.Londres y Nueva York: Routledge, 2003. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203697078

FREIRE, Paulo. Educación como práctica de libertad. Traducción de Lilian Ronzoni.32a. ed. Buenos Aires, Siglo XXI Editores, 1985.

GRAY, John. LGBT invisibility and heteronormativity in ELT materials. In: GRAY, John.Critical Perspectives on Language Teaching Materials. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2013. p. 40-63. DOI: https://doi.org/10.1057/9781137384263_3

JAFFE, Alexandra. Collaborative practice, linguistic anthropological enquiry and the mediation between researcher and practitioner discourse. In: GARDNER, Sheena; MARTIN-JONES, Marilyng. (Eds.). Multilingualism, Discourse and Ethnography. Londres: Routledge, 2012. p. 334-352.

KRESS, Gunther. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. Oxon y Nueva York: Routledge, 2010.

KRESS, Gunther.; VAN LEEUWEN, Theo. Reading Images: the grammar of visual design. 3 ed. London: Routledge, 2021[1996]. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003099857

MARCUSCHI, Luis Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008

NEMI NETO, João. Queer pedagogy: Approaches to inclusive teaching. Policy Futures in Education, v. 16, n. 5, p. 589-604, 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/1478210317751273

PAKUŁA, Łukasz. Linguistic Perspectives on Sexuality in Education. Representations, Constructions and Negotiations. Cham: Palgrave MacMillan, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-64030-9

PARTICIPATE LEARING. How are families around the world the same and different?YouTube, 19 de diciembre de 2022. Disponible en: https://www.youtube.com/watch?-v=CUeSQFjnhoM&ab_channel=ParticipateLearning. Acceso en: 10 de enero de 2023.

RISAGER, Karen. Language and Culture Pedagogy: from a national to a transnational paradigm. Clevedon, Bufalo y

Clevedon, Bufalo y Tortonto: Multilingual Matters LTD, 2007.

TREVISAN, Caroline. Comprensión lectora e interculturalidad crítica en libros de texto de español. Journal of Spanish Language Teaching. DOI: 10.1080/23247797.2024.2420497 DOI: https://doi.org/10.1080/23247797.2024.2420497

URUGUAY. Ley general de educación nº 18.437 de 16 de enero de 2009. Uruguay, Diario oficial, 2009.

VAN LEEUWEN, Theo. Discourse and practice: new tools for critical discourse analysis.New York: Oxford University Press, 2008. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195323306.001.0001

WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y educación intercultural. In: VIAÑA UZIEDA, Jorge; TAPIA MEALLA, Luis; WALSH, Catherine. E. (Eds.). Construyendo interculturalidad crítica. La Paz: Instituto Internacional de Integración, Convenio Andrés Bello, 2010. p. 75-96..

ZÁRATE PÉREZ, Adolfo. El uso de las preguntas de comprensión crítica en los libros de texto. Foro de Educación, v. 13, n. 19, p. 297-326, 2015. DOI: https://doi.org/10.14516/fde.2015.013.019.013

Downloads

Publicado

15.12.2024

Como Citar

Trevisan, C., & Redekofski, V. (2024). Contestando concepções hegemônicas de família na aula de ILE: uma investigação participante-colaborativa: una investigación participante-colaborativa. Raído, 18(46), 416–434. https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18085

Edição

Seção

Pesquisas interventivas com foco no ensino de línguas