Contestando concepções hegemônicas de família na aula de ILE
uma investigação participante-colaborativa
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18085Palavras-chave:
inglés como lengua extranjera, configuraciones familiares, género, investigación colaborativaResumo
A sala de aula é um espaço em que circulam diferentes discursos e, muitas vezes, reproduzem-se ideologias dominantes sobre normas e práticas sociais. Os recursos pedagógicos utilizados, como os livros didáticos, desempenham um papel de grande importância no âmbito educacional, ao transmitir valores e falar aos estudantes. No entanto, professores e professoras podem elaborar/adaptar materiais para desafiar correntes predominantes e estimular um processo de ensino- prendizagem crítico. Este artigo apresenta dados empíricos de uma pesquisa participante-colaborativa, na qual a pesquisadora e a docente-pesquisadora
adaptaram, em conjunto, materiais didáticos para problematizar o tratamento da temática “família” em aulas de inglês como língua estrangeira (ILE) em um colégio particular de Montevidéu, Uruguai. O estudo foca na análise das interações ocorridas em sala de aula entre os estudantes, a docente-pesquisadora e a pesquisadora, com o objetivo de explorar como as intervenções realizadas promoveram uma abordagem crítica intercultural sobre o tema trabalhado. Os dados e as discussões destacam o papel do planeamento e das adaptações em debates explicitamente exigentes sobre as representações hegemónicas da família e o
reconhecimento e legitimação de diversas formações familiares.
Downloads
Referências
ADMINISTRACIÓN NACIONAL DE EDUCACIÓN PÚBLICA. #livingUruguay 1. Montevideo,
2021. Disponible en: https://www.anep.edu.uy/codicen/politicas-linguisticas/
publicaciones. Acceso en 30 de junio de 2022.
ATIENZA CEREZO, Encarna; AZNAR BERTOLÍN, Joan. Criterios para el desarrollo
de las competencias interculturales en español LE/L2 desde una perspectiva crítica.
Journal of Spanish Language Teaching, v. 23, n. 1, p. 69-87, 2020.
BYRAM, Michael. Teaching and assessing intercultural communicative competence.
Clevedon: Multilingual Matters, 1997.
BYRAM, Michael; GRIBKOVA, Bella, STARKEY, Hugh. Developing the intercultural
dimension in language teaching: a practical introduction for teachers. Language Policy
Division: Council of Europe, 2002.
CANALE, Germán. Technology, Multimodality and Learning: Analyzing meaning across
scales. Cham: Palgrave Studies in Educational Media, 2019.
CANALE, Germán; FURTADO, Victoria. Gender in EFL Education: Negotiating Textbook
Discourse in the Classroom. Changing English, v. 28, n.1, p.58-71, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/1358684X.2020.1812377
CANALE, Germán. Breaking the heteronormative prosody: What a family tree tells us
about gender and sexuality in the EFL classroom. In: BANEGAS, Darío Luis; GOVENDER,
Navan. (Eds.). Gender Diversity and Sexuality in English Language Education.
New Transnational Voices. Nueva York: Bloomsbury, 2022. p. 65-84.
CANALE, Germán; FERNÁNDEZ FASCIOLO, Martina. Multimodality, Ethnography
and the English Language Teaching Textbook: Negotiating Heteronormativity in Visual
Representations. In: XIONG, Tao.; FENG, Dezheng. y HU, Guangwei. (Eds.). Cultural
Knowledge and Values in English Language Teaching Materials. Singapore: Springer,
2022. p. 163-181.
CANDAU, Vera María. Educación intercultural crítica. Entretejiendo caminos. In: WALSH,
Catherine E. (Ed.). Pedagogias decoloniales. Prácticas insurgentes de resistir,
(re) existir y (re) vivir. (Tomo I). Quito-Ecuador: Abya Yala, 2013. p. 23-68.
FAIRCLOUGH, Norman. Language and power. Londres: Longman, 1989.
FAIRCLOUGH, Norman. Analysing Discourse. Textual analysis for social research.
Londres y Nueva York: Routledge, 2003.
FREIRE, Paulo. Educación como práctica de libertad. Traducción de Lilian Ronzoni.
32a. ed. Buenos Aires, Siglo XXI Editores, 1985.
GRAY, John. LGBT invisibility and heteronormativity in ELT materials. In: GRAY, John.
Critical Perspectives on Language Teaching Materials. Basingstoke: Palgrave Macmillan,
2013. p. 40-63.
JAFFE, Alexandra. Collaborative practice, linguistic anthropological enquiry and the
mediation between researcher and practitioner discourse. In: GARDNER, Sheena;
MARTIN-JONES, Marilyng. (Eds.). Multilingualism, Discourse and Ethnography. Londres:
Routledge, 2012. p. 334-352.
KRESS, Gunther. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication.
Oxon y Nueva York: Routledge, 2010.
KRESS, Gunther.; VAN LEEUWEN, Theo. Reading Images: the grammar of visual
design. 3 ed. London: Routledge, 2021[1996].
MARCUSCHI, Luis Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão.
São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
NEMI NETO, João. Queer pedagogy: Approaches to inclusive teaching. Policy Futures
in Education, v. 16, n. 5, p. 589-604, 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/1478210317751273
PAKUŁA, Łukasz. Linguistic Perspectives on Sexuality in Education. Representations,
Constructions and Negotiations. Cham: Palgrave MacMillan, 2021.
PARTICIPATE LEARING. How are families around the world the same and different?
YouTube, 19 de diciembre de 2022. Disponible en: https://www.youtube.com/watch?-
v=CUeSQFjnhoM&ab_channel=ParticipateLearning. Acceso en: 10 de enero de 2023.
RISAGER, Karen. Language and Culture Pedagogy: from a national to a transnational
paradigm. Clevedon, Bufalo y Tortonto: Multilingual Matters LTD, 2007.
TREVISAN, Caroline. Comprensión lectora e interculturalidad crítica en libros de texto de
español. Journal of Spanish Language Teaching. DOI: 10.1080/23247797.2024.2420497 DOI: https://doi.org/10.1080/23247797.2024.2420497
URUGUAY. Ley general de educación nº 18.437 de 16 de enero de 2009. Uruguay,
Diario oficial, 2009.
VAN LEEUWEN, Theo. Discourse and practice: new tools for critical discourse analysis.
New York: Oxford University Press, 2008.
WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y educación intercultural. In: VIAÑA UZIEDA,
Jorge; TAPIA MEALLA, Luis; WALSH, Catherine. E. (Eds.). Construyendo interculturalidad
crítica. La Paz: Instituto Internacional de Integración, Convenio Andrés
Bello, 2010. p. 75-96. DOI: https://doi.org/10.1136/jrnms-96-75
ZÁRATE PÉREZ, Adolfo. El uso de las preguntas de comprensión crítica en los libros
de texto. Foro de Educación, v. 13, n. 19, p. 297-326, 2015. DOI: https://doi.org/10.14516/fde.2015.013.019.013
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.