Ciência, Linguística e divulgação científica: entendimentos de estudantes brasileiros/as e portugueses/as
Understandings of Brazilian and Portuguese Students
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18091Palabras clave:
divulgação científica, ciências da linguagem, modalização, vozesResumen
A divulgação científica (DC), especialmente por meio de podcasts e vídeos, desempenha um papel essencial na democratização do conhecimento científico, tornando-o acessível a um público amplo e incentivando o desenvolvimento do letramento científico. Partindo dessa concepção, este estudo examinou sessões de grupos focais com estudantes de turmas brasileiras e portuguesas, investigando seus entendimentos sobre ciência, linguística e DC. Para tanto, fez-se uma análise de mecanismos enunciativos (Bronckart, 1999), particularmente relacionados às modalizações e às diferentes vozes expressas nos dizeres dos/as participantes. Como resultado, no que se refere às modalizações, notou-se o uso de modalizações apreciativas, pragmáticas e deônticas, bem como o grau zero da modalização (dados absolutos), indicando a relevância da interação com vozes sociais diversas para a (des)construção de entendimentos por parte do agente humano. Já no que se refere às vozes, observou-se uma diversidade de expressões, baseadas em vozes de autores/as e de personagens, revelando uma gama variada de perspectivas, que abordam desde a relevância da lógica na pesquisa científica até a valorização das contribuições linguísticas notáveis.
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