Ciência, Linguística e divulgação científica: entendimentos de estudantes brasileiros/as e portugueses/as

Understandings of Brazilian and Portuguese Students

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18091

Palabras clave:

divulgação científica, ciências da linguagem, modalização, vozes

Resumen

A divulgação científica (DC), especialmente por meio de podcasts e vídeos, desempenha um papel essencial na democratização do conhecimento científico, tornando-o acessível a um público amplo e incentivando o desenvolvimento do letramento científico. Partindo dessa concepção, este estudo examinou sessões de grupos focais com estudantes de turmas brasileiras e portuguesas, investigando seus entendimentos sobre ciência, linguística e DC. Para tanto, fez-se uma análise de mecanismos enunciativos (Bronckart, 1999), particularmente relacionados às modalizações e às diferentes vozes expressas nos dizeres dos/as participantes. Como resultado, no que se refere às modalizações, notou-se o uso de modalizações apreciativas, pragmáticas e deônticas, bem como o grau zero da modalização (dados absolutos), indicando a relevância da interação com vozes sociais diversas para a (des)construção de entendimentos por parte do agente humano. Já no que se refere às vozes, observou-se uma diversidade de expressões, baseadas em vozes de autores/as e de personagens, revelando uma gama variada de perspectivas, que abordam desde a relevância da lógica na pesquisa científica até a valorização das contribuições linguísticas notáveis. 

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Biografía del autor/a

Vera Lúcia Lopes Cristovão, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora sênior da Universidade Estadual de Londrina ( UEL), membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) (UEL/CNPq), e pesquisadora do ALTER (USP/CNPq). Possui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL, PUC-SP), com período sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Genebra. Tem estágio de Pós-Doutorado no LAEL-PUC-SP (2007-2008) , no PPG em Estudos Linguísticos da UFMG (2012) e em Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (2022).

Bruna Oliveira Braz, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas (2016), licenciada em Letras-Inglês (2025) e Mestranda no Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguem, todos pela Universidade Estadual de Londrina. Bolsista de Apoio Técnico a Peswuisa 1A no Laboratório de Letramentos Acadêmicos-Científicos.

Gabriela Pepis Belinelli, UEL

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio, e Licenciada em Letras - Português e Inglês pela mesma instituição/campus. Atualmente, é pesquisadora e bolsista técnica do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico Científicos (LILA), com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Também é membro de dois grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: Diálogos Linguísticos e Ensino (DIALE) e Linguagem e Educação (LED). 

Citas

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Publicado

2024-12-15

Cómo citar

Cristovão, V. L. L., Braz, B. O., & Belinelli, G. P. (2024). Ciência, Linguística e divulgação científica: entendimentos de estudantes brasileiros/as e portugueses/as: Understandings of Brazilian and Portuguese Students. Raído, 18(46), 121–147. https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18091

Número

Sección

Investigaciones interventivas con enfoque en la enseñanza de idiomas