Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.19659Palavras-chave:
DIALE, Pesquisas interventivas, Linguística AplicadaResumo
Apresentação do Dossiê PESQUISAS INTERVENTIVAS COM FOCO NO ENSINO DE LÍNGUAS, idealizado por pesquisadores do grupo de pesquisa Diálogos Linguísticos e Ensino: saberes e práticas – DIALE (Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, CNPq)1, liderado pelas professoras Eliana Merlin Deganutti de Barros e Letícia Jovelina Storto. O grupo, criado em 2015, desenvolve pesquisas em duas grandes áreas, uma que se dedica aos estudos analíticos do texto e do discurso, outra que foca tanto o ensino e aprendizagem da língua portuguesa, como língua primeira, como a formação do professor. Ambas as áreas têm como escopo uma visão enunciativa da linguagem e sociointeracional do processo de ensino e aprendizagem.
Este dossiê temático reúne estudos que exploram abordagens interventivas no ensino da língua portuguesa, com foco em contextos variados de aprendizagem e ensino. A intenção é trazer uma diversidade de perspectivas didáticas e teóricas que
possam ajudar a compreender melhor o processo de ensino da língua, sobretudo a língua portuguesa, seja como língua primeira ou como língua de herança, como é o caso do capítulo escrito por Luciana Graça. O dossiê aborda diferentes metodologias de ensino, sob diferentes lentes teóricas, que buscam não apenas a melhoria do ensino, mas também a promoção de uma reflexão mais ampla sobre o papel da língua na formação cidadã e na construção do conhecimento.
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