O gênero textual História em Quadrinhos no Ensino Fundamental II: uma proposta de sequência didática como estratégia de ensino de Língua Portuguesa e desenvolvimento de capacidades de linguagem

A proposal for a didactic sequence as a strategy for teaching the Portuguese language and language capacities development

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18079

Palabras clave:

gênero textual, sequência didática, capacidades de linguagem, modelo didático de gênero, história em quadrinhos

Resumen

Este artigo visa a apresentar um relato de experiência sobre o processo de elaboração de uma sequência didática (Dolz; Schneuwly, 2004), produto de uma dissertação de mestrado (Salles, 2021) realizada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), e destinada a estudantes do 7º ano do ensino fundamental II para o ensino do gênero textual História em Quadrinhos (HQ) em práticas de leitura e de produção textual. Para tanto, o material didático elaborado se ancora no quadro teórico-metodológico desenvolvido pelo Interacionismo sociodiscursivo, de acordo com a proposta de Bronckart (2007, 2021), e no uso de gêneros textuais no ensino-aprendizagem de línguas (Schneuwly; Dolz, 2004). Metodologicamente, a sequência didática, de abordagem qualitativa e de natureza propositiva, apresenta atividades construídas em quatro momentos, a fim de propiciar tanto o estudo sistemático do gênero HQ em aulas de língua portuguesa no ensino fundamental II (Mendonça, 2007, 2010; Ramos, 2009) quanto contribuir com o desenvolvimento de capacidades de linguagem dos estudantes (Dolz; Pasquier; Bronckart, 1993; Schneuwly; Dolz, 2004). Tais capacidades poderão, provavelmente, serem transferidas para a produção de outros gêneros que tenham por objetivo desenvolver capacidades semelhantes. A sequência didática elaborada não pôde ser aplicada pelos pesquisadores em decorrência da pandemia de Covid-19, mas está disponível para que professores possam utilizá-la na educação básica como instrumento a serviço do  ensino da leitura e da produção textual por meio do gênero histórias em quadrinhos.

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Biografía del autor/a

Luciano Magnoni Tocaia, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Letras-Tradutor/Intérprete, Mestrado em Comunicação e Letras e Doutorado em Letras pela Universidade Mackenzie. Realizou estágio de pós-doutorado na Cergy Paris Université e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Professor Adjunto B nível 4 do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atua nas áreas de Francês, Linguística do Texto e do Discurso e Ensino de Língua Portuguesa. Foi coordenador e sub-coordenador do Colegiado de Graduação do curso de Letras da UFMG. Suas pesquisas atuais fundamentam-se nos pressupostos epistemológicos estabelecidos no quadro da Semiótica discursiva, da Análise do discurso francesa, da Análise dialógica do discurso e da Didática das línguas (materna e estrangeira) pelo viés dos gêneros discursivos/textuais. Seus trabalhos estão relacionados a análises enunciativo-discursivas de textos pertencentes a variadas esferas da comunicação, ao uso de gêneros discursivos/textuais em contextos de ensino-aprendizagem de leitura e de produção textual em língua materna (português) e em língua estrangeira (francês), à elaboração de material didático (português e francês) baseado na teoria dos gêneros discursivos/textuais e à didática de língua materna e estrangeira (língua francesa), cujas questões essenciais repousam sobre a análise dos saberes ensinados e seus modos de transposição didática em contextos escolares. Possui capítulos de livros e artigos científicos principalmente nas áreas de Teoria e Análise do discurso e do texto, Semiótica discursiva, Leitura e Produção textual em língua materna (português) e língua estrangeira (francês) e Ensino de Língua Portuguesa. É autor dos livros: "Leitura e Produção textual na universidade: teoria e prática" pela Editora Mackenzie (2a edição), e "De la vie quotidienne à la vie universitaire: genres textuels pour lenseignement-apprentissage du Français Langue Étrangère", pela Editora da UFMG.

Tatiane Andrade Salles, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2006). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Possui Especialização em Leitura e Produção de Textos, pela UFMG (2009). Mestra em Letras - UFMG (2021).

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Publicado

2024-12-15

Cómo citar

Tocaia, L. M., & Salles, T. A. (2024). O gênero textual História em Quadrinhos no Ensino Fundamental II: uma proposta de sequência didática como estratégia de ensino de Língua Portuguesa e desenvolvimento de capacidades de linguagem: A proposal for a didactic sequence as a strategy for teaching the Portuguese language and language capacities development. Raído, 18(46), 48–67. https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18079

Número

Sección

Investigaciones interventivas con enfoque en la enseñanza de idiomas