O gênero textual História em Quadrinhos no Ensino Fundamental II: uma proposta de sequência didática como estratégia de ensino de Língua Portuguesa e desenvolvimento de capacidades de linguagem
A proposal for a didactic sequence as a strategy for teaching the Portuguese language and language capacities development
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18079Palabras clave:
gênero textual, sequência didática, capacidades de linguagem, modelo didático de gênero, história em quadrinhosResumen
Este artigo visa a apresentar um relato de experiência sobre o processo de elaboração de uma sequência didática (Dolz; Schneuwly, 2004), produto de uma dissertação de mestrado (Salles, 2021) realizada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), e destinada a estudantes do 7º ano do ensino fundamental II para o ensino do gênero textual História em Quadrinhos (HQ) em práticas de leitura e de produção textual. Para tanto, o material didático elaborado se ancora no quadro teórico-metodológico desenvolvido pelo Interacionismo sociodiscursivo, de acordo com a proposta de Bronckart (2007, 2021), e no uso de gêneros textuais no ensino-aprendizagem de línguas (Schneuwly; Dolz, 2004). Metodologicamente, a sequência didática, de abordagem qualitativa e de natureza propositiva, apresenta atividades construídas em quatro momentos, a fim de propiciar tanto o estudo sistemático do gênero HQ em aulas de língua portuguesa no ensino fundamental II (Mendonça, 2007, 2010; Ramos, 2009) quanto contribuir com o desenvolvimento de capacidades de linguagem dos estudantes (Dolz; Pasquier; Bronckart, 1993; Schneuwly; Dolz, 2004). Tais capacidades poderão, provavelmente, serem transferidas para a produção de outros gêneros que tenham por objetivo desenvolver capacidades semelhantes. A sequência didática elaborada não pôde ser aplicada pelos pesquisadores em decorrência da pandemia de Covid-19, mas está disponível para que professores possam utilizá-la na educação básica como instrumento a serviço do ensino da leitura e da produção textual por meio do gênero histórias em quadrinhos.
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