A produção valorada e a consciência socioideológica de estudantes do 8º ano a partir do gênero discursivo paródia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.17976

Palavras-chave:

Dialogismo, Produção textual escrita, Valoração, Consciência socioideológica, Gênero discursivo paródia

Resumo

Este trabalho objetiva refletir sobre a constituição da consciência socioideológica e da produção valorada do discurso, além de verificar o nível de conhecimento sobre o gênero discursivo paródia na produção textual de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. À luz da Linguística Aplicada, a pesquisa pauta-se na concepção dialógica de língua e linguagem, proposta pelo Círculo de Bakhtin, sobretudo nos conceitos que envolvem as axiologias sociais. A investigação se alinha ao viés qualitativo- interpretativo, de cunho etnográfico e de natureza aplicada e apresenta uma amostra composta por quatro produções textuais de alunos do 8º ano de uma escola pública rural do município de Curuçá-PA. O corpus de análise foi gerado a partir de uma atividade diagnóstica, que solicitou a produção escrita inicial de paródias a partir do tema “Xenofobia: um mal que precisamos combater”. A análise considerou como princípios orientadores: a) conhecimento acerca do gênero; b) características do gênero; c) produção valorada; d) vozes sociais. Os resultados da diagnose demonstram que dois alunos têm conhecimento do gênero e de suas características; dois apresentam dificuldades quanto a esses dois primeiros princípios; todos os estudantes sinalizaram indícios de produção valorada e presença de vozes sociais nos enunciados, evidenciando marcas de consciência socioideológica.

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Biografia do Autor

Romário Rui Natividade da Natividade, Universidade Federal do Pará

Professor da Seduc/PA. Mestrando do ProfLetras- Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Educação Para as Relações Etnicorraciais pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Integrante do Grupo de Pesquisa “Dialogismo e ensino de línguas” (UFPA/CNPq).

Márcia Cristina Greco Ohuschi, Universidade Federal do Pará

Docente da Universidade Federal do Pará, vinculada à Faculdade de Letras do Campus de Castanhal. Professora permanente do Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras/UFPA e do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/UFPA).  Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Líder do Grupo de Pesquisa “Dialogismo e ensino de línguas” (UFPA/CNPq) e integrante do Grupo de Pesquisa “Interação e Escrita” (UEM/CNPq).

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Publicado

15.12.2024

Como Citar

Natividade, R. R. N. da, & Ohuschi, M. C. G. (2024). A produção valorada e a consciência socioideológica de estudantes do 8º ano a partir do gênero discursivo paródia. Raído, 18(46), 308–331. https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.17976

Edição

Seção

Pesquisas interventivas com foco no ensino de línguas