A produção valorada e a consciência socioideológica de estudantes do 8º ano a partir do gênero discursivo paródia
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.17976Palavras-chave:
Dialogismo, Produção textual escrita, Valoração, Consciência socioideológica, Gênero discursivo paródiaResumo
Este trabalho objetiva refletir sobre a constituição da consciência socioideológica e da produção valorada do discurso, além de verificar o nível de conhecimento sobre o gênero discursivo paródia na produção textual de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. À luz da Linguística Aplicada, a pesquisa pauta-se na concepção dialógica de língua e linguagem, proposta pelo Círculo de Bakhtin, sobretudo nos conceitos que envolvem as axiologias sociais. A investigação se alinha ao viés qualitativo- interpretativo, de cunho etnográfico e de natureza aplicada e apresenta uma amostra composta por quatro produções textuais de alunos do 8º ano de uma escola pública rural do município de Curuçá-PA. O corpus de análise foi gerado a partir de uma atividade diagnóstica, que solicitou a produção escrita inicial de paródias a partir do tema “Xenofobia: um mal que precisamos combater”. A análise considerou como princípios orientadores: a) conhecimento acerca do gênero; b) características do gênero; c) produção valorada; d) vozes sociais. Os resultados da diagnose demonstram que dois alunos têm conhecimento do gênero e de suas características; dois apresentam dificuldades quanto a esses dois primeiros princípios; todos os estudantes sinalizaram indícios de produção valorada e presença de vozes sociais nos enunciados, evidenciando marcas de consciência socioideológica.
Downloads
Referências
ALVARENGA, A.P.O.B.; POLATO, A.D.M. O posicionamento axiológico antipronunciamento presidencial de uma charge política. Revista Linguasagem, São Carlos, v.40, Número temático. Covid-19: uma pandemia sob o olhar das ciências da linguagem 2021, p. 369-384.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Tradução: Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Editora 34, 2016 [1979], p. 11-69.
BAKHTIN, M. A Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Editora 34, 2011 [1979], p. 11-69.
BAKHTIN, M. O discurso no romance. In: Questões de literatura e de estética: A teoria do romance. Trad. Aurora F. Bernardini et alii. 6 ed. São Paulo: Hucitec, 2010 [1988].
BELOTI, A.; HILA, C. V. D.; RITTER, L. C. B.; FERRAGINI, N. L. de O. Conceito de valoração em perspectiva enunciativo-discursiva: proposta teórico-metodológica para a prática de leitura. In: FRANCO, N.; ACOSTA-PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. da C. Estudos dialógicos da linguagem: reflexões teórico-metodológicas. Campinas, Pontes,2020, p. 109-135.
FARACO, C. A. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakthin.São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
MENEGASSI, R. J.; ANGELO, C. M. P-.; MENDES-POLATO, A. D.; GASPAROTTO,D. M. A leitura dialógica de fábulas. In: FRANCO , N.; ACOSTA-PEREIRA, R.;. Estudos dialógicos da linguagem: reflexões teórico-metodológicas. Campinas, .Pontes, 2020,p. 187-212.
MENEGASSI, R. J.; GASPAROTTO, D. M. Revisão dialógica: aspectos teórico-metodológicos. Linguagem em (Dis)curso, v.19,nº 1, jan./abr., 2019, pp. 107-124. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-4017-190107-4518
NATIVIDADE, R. R. N. Práticas de linguagem em uma perspectiva valorativa: o gênero paródia no 9º ano do Ensino Fundamental. 2024. 216p. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024.
PEREIRA, R. A. As relações dialógico-valorativas no gênero carta de conselhos em revistas online. Working Papers em Linguística. Florianópolis, 13(1), p. 01-24, jan./mar, 2013.
SOBRAL, A; GIACOMELLI, K. Das significações na língua ao sentido na linguagem:parâmetros para uma análise dialógica. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, v. 18, n. 2, p. 307-322, maio/ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-4017-180203-9317
VOLÓCHINOV, V. (Círculo de Bakhtin). A palavra na vida e a palavra na poesia. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo – Ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019 [1926]..
VOLÓCHINOV, V. N. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem - Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo - Ensaio introdutório de
Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017 [1929]
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
