Indicações de práticas leitoras para promoção de letramento crítico no contexto do ENEM
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18087Palavras-chave:
Práticas leitoras, Prova do ENEM, Letramento críticoResumo
Este artigo objetiva identificar indicações de práticas leitoras que ampliam o letramento do sujeito em processo preparatório para a produção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para tanto, utilizam-se como procedimentos metodológicos: técnica de coleta de dados bibliográficos, pesquisa documental e estudo de caso. O corpus constitui-se do turno de voz de um professor de redação em três videoaulas gravadas. Conforme Bardin (1979), a análise dos dados coletados cruza as informações selecionadas com as categorias teóricas (Kummer; Hendges, 2020; Duboc, 2016; Janks, 2016). Como resultados identificam-se oito indicações de práticas leitoras promotoras de letramento crítico: incentivo à prática da leitura voltada ao desenvolvimento da habilidade de saber pensar e à expansão da visão de mundo; estímulo da prática da leitura como preparação ao ato de escrever; importância da prática da leitura para o atendimento da proposta de produção em processos seletivos; valorização da leitura de textos literários; indicação de textos de diversas fontes para consulta e leitura; valorização da leitura de textos opinativos (artigos e editorial) para o conhecimento de opiniões distintas e bem fundamentadas; orientação de leitura de reportagem em detrimento de notícia; critérios para seleção de textos opinativos (aderência entre autor e tema do texto).
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