Indication of reading practices to promote critical literacy in the context of Enem

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18087

Keywords:

Enem exam, reading practices, critical literacy

Abstract

This article aims to identify recommendations of reading practices that broaden
the literacy of the subject in the process of preparing for the production of Exame Nacional
do Ensino Médio (Enem) essay. To this end, the methodological procedures used are: bibliographical
data collection, documentary research and a case study. The corpus consists of the
voice shift of a writing teacher in three recorded video lessons. According to Bardin (1979),
the analysis of the data collected crosses the information selected with the theoretical categories
(Kummer; Hendges, 2020; Duboc, 2016; Janks, 2016). The results identify eight recommendations
of reading practices that promote critical literacy: encouraging the practice of
reading aimed at developing the skill of knowing how to think and expanding one’s worldview;
encouraging the practice of reading as preparation for the act of writing; the importance of the
practice of reading in order to meet the proposal of production in selection processes; valuing
the reading of literary texts; indicating texts from various sources for consultation and reading;
valuing the reading of opinion texts (articles and editorials) in order to learn about different and
well-founded opinions; guiding the reading of reports rather than news; criteria for selecting
opinion texts (adherence between author and theme of the text).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rosane de Mello Santo Nicola, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Educação (PUCPR), Mestre em Educação (PUCPR) e graduada em Letras (UFPR). Professora do curso de Letras da PUCPR desde 2001. Membro fundador do Centro de Ensino e Aprendizagem (CrEAre) da PUCPR, responsável pela formação continuada de professores de graduação no período de 2015 a setembro de 2018, quando orientou a elaboração de currículos por competência em mais de 50 NDEs de cursos de graduação da instituição. Atualmente, lidera a linha de percursos formativos no CrEAre. Em 2019, orientou a elaboração e implantação de currículos e planos de ensino por competência de dez cursos de graduação na modalidade EaD da PUCPR.É membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Letras presencial da PUCPR. Editora-chefe da Editora Champagnat (PUCPR) de 2012 a 2015. Coordenadora do Eixo de Língua Portuguesa da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR de 2013 a 2015. Em educação, realiza estudos sobre organização curricular numa abordagem por competências, fazendo assessoria para universidades públicas e privadas. Em linguística aplicada, realiza estudos sobre gêneros textuais e revisão de textos nos domínios editorial e escolar, atuando na formação docente inicial e continuada da educação básica e superior.

Jéssica Beatriz Alves Camargo, Pontíficia Universidade Católica do Paraná

Graduada em Letras Português e Inglês na Pontíficia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Faz Especialização em Revisão de Textos na Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem interesse na área de ensino, letramento e multiletramentos.

References

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 1979.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Exame Nacional do Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2024. Disponível em:

https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem. Acesso em: 20 abr. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Enem

2021 Resultados edição impressa, digital e PPL - Brasília (DF) | 17/3/2022. Disponível em:

https://download.inep.gov.br/Enem/resultados/2021/apresentacao_resultados_finais.pdf. Acesso em: 14 set. 2023

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A redação no Enem 2022:

Cartilha do Participante. Brasília, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/download/Enem/cartilha_do_participante_Enem_2022.pdf. Acesso em: 02 nov. 2022.

DUBOC, A. P. M. A avaliação da aprendizagem de línguas e o letramento crítico: uma proposta. In: Jesus, D..de;

CARBONIERI, D. (Org.). Práticas de multiletramentos e letramento crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. São Paulo: Pontes Editores, 2016. p. 57-81.

FIAD, R. S.; MAYRINK-SABINSON, M. L. T. A. Escrita como trabalho. In: MARTINS, M.H. (Org.). Questões de linguagem

São Paulo: Contexto, 2001. p. 54-63.

FORMAÇÃO SOLIDÁRIA. Cursinho Solidário. Curitiba: Formação Solidária, 2023.

Disponível em: https://enem.formacaosolidaria.org.br/cursinho-solidario-2/. Acesso em: 13 nov. 2022.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOHN, M. G. Educação Não-formal, Aprendizagens e Saberes em Processos Participativos. Rev. Investigar em Educação n. 1, 2014. Disponível em: https://epale.ec.europaeu/sites/default/files/gohn_2014.pdf. Acesso em: 20 abr. 2024

JANKS, H. Panorama sobre o letramento crítico. Tradução de Dánie Marcelo de Jesus e Divaize Carbonieri. In: JESUS, D.M.; CARBONIERI, D. (Org.). Práticas de multiletramentos e letramento crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. São Paulo: Pontes Editores, 2016. p. 21-41.

KUMMER, D. A.; HENDGES, G. R. Mecanismos para o desenvolvimento do letramento crítico (visual) no livro didático de inglês. Ilha do Desterro, v. 73, p. 79-107, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2020v-73n1p79. Acesso em: 16 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8026.2020v73n1p79

KLEIMAN, A. B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo,v. 32, n. 53, p. 1-25, 2007. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242. Acesso em: 9 set. 2023.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis: Vozes, 1995.

OLIVEIRA, F. C. C. Um estudo sobre a caracterização do gênero redação do Enem.2016. 166 p. Tese de Doutorado

(Doutorado em Linguística) – Universidade Federal o Ceará, Ceará, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/17042/1/2016_tese_fccoliveira.pdf. Acesso em: 26 out. 2022.

OLIVEIRA, S. N. da S. P. Letramento e a redação do Enem: uma netnografia. 2016. 148 p. Dissertação de Mestrado

(Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em:

http://enem.realp.unb.br/jspui/handle/10482/19869?mode=full. Acesso em: 27 out. 2022.

SALVADOR, A. Como escrever para o Enem: roteiro para uma redação nota 1.000.São Paulo: Contexto, 2013.

SILVA, N. Z. da; PESCE, M. K. de. Como os estudantes percebem as práticas de letramento propostas pelos professores. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (Educere), 13., 2017, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: PUCPR, 2017, p. 16040-16052.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: 2001.

VIEIRA, S. M. A construção do argumento no ensino médio: uma investigação dos recursos argumentativos no gênero dissertativo-argumentativo escolar. 2013. 290p. Tese de Doutorado (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Pernambuco,Pernambuco, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11399. Acesso em: 29 maio 2023.

123456789/11399. Acesso em: 29 maio 2023.

Published

2024-12-15

How to Cite

Nicola, R. de M. S., & Camargo, J. B. A. (2024). Indication of reading practices to promote critical literacy in the context of Enem. Raído, 18(46), 289–307. https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18087

Issue

Section

Interventive research focused on language teaching