Indicações de práticas leitoras para promoção de letramento crítico no contexto do ENEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18087

Palavras-chave:

Práticas leitoras, Prova do ENEM, Letramento crítico

Resumo

Este artigo objetiva identificar indicações de práticas leitoras que ampliam o letramento do sujeito em processo preparatório para a produção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para tanto, utilizam-se como procedimentos metodológicos: técnica de coleta de dados bibliográficos, pesquisa documental e estudo de caso. O corpus constitui-se do turno de voz de um professor de redação em três videoaulas gravadas. Conforme Bardin (1979), a análise dos dados coletados cruza as informações selecionadas com as categorias teóricas (Kummer; Hendges, 2020; Duboc, 2016; Janks, 2016). Como resultados identificam-se oito indicações de práticas leitoras promotoras de letramento crítico: incentivo à prática da leitura voltada ao desenvolvimento da habilidade de saber pensar e à expansão da visão de mundo; estímulo da prática da leitura como preparação ao ato de escrever; importância da prática da leitura para o atendimento da proposta de produção em processos seletivos; valorização da leitura de textos literários; indicação de textos de diversas fontes para consulta e leitura; valorização da leitura de textos opinativos (artigos e editorial) para o conhecimento de opiniões distintas e bem fundamentadas; orientação de leitura de reportagem em detrimento de notícia; critérios para seleção de textos opinativos (aderência entre autor e tema do texto).

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Biografia do Autor

Rosane de Mello Santo Nicola, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Educação (PUCPR), Mestre em Educação (PUCPR) e graduada em Letras (UFPR). Professora do curso de Letras da PUCPR desde 2001. Membro fundador do Centro de Ensino e Aprendizagem (CrEAre) da PUCPR, responsável pela formação continuada de professores de graduação no período de 2015 a setembro de 2018, quando orientou a elaboração de currículos por competência em mais de 50 NDEs de cursos de graduação da instituição. Atualmente, lidera a linha de percursos formativos no CrEAre. Em 2019, orientou a elaboração e implantação de currículos e planos de ensino por competência de dez cursos de graduação na modalidade EaD da PUCPR.É membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Letras presencial da PUCPR. Editora-chefe da Editora Champagnat (PUCPR) de 2012 a 2015. Coordenadora do Eixo de Língua Portuguesa da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR de 2013 a 2015. Em educação, realiza estudos sobre organização curricular numa abordagem por competências, fazendo assessoria para universidades públicas e privadas. Em linguística aplicada, realiza estudos sobre gêneros textuais e revisão de textos nos domínios editorial e escolar, atuando na formação docente inicial e continuada da educação básica e superior.

Jéssica Beatriz Alves Camargo, Pontíficia Universidade Católica do Paraná

Graduada em Letras Português e Inglês na Pontíficia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Faz Especialização em Revisão de Textos na Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem interesse na área de ensino, letramento e multiletramentos.

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123456789/11399. Acesso em: 29 maio 2023.

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Publicado

15.12.2024

Como Citar

Nicola, R. de M. S., & Camargo, J. B. A. (2024). Indicações de práticas leitoras para promoção de letramento crítico no contexto do ENEM. Raído, 18(46), 289–307. https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18087

Edição

Seção

Pesquisas interventivas com foco no ensino de línguas