v. 19 n. 48 (2025): Olhares cruzados sobre a escrita universitária

					Visualizar v. 19 n. 48 (2025): Olhares cruzados sobre a escrita universitária
Publicado: 13.12.2025

Apresentação

  • Apresentação

    Manoel Luiz Gonçalves Corrêa, Inês Signorini, Luciani Tenani, Johannes Angermuller
    8-12
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20976

Eixo 1

  • O gênero relatório de estágio como catalisador de uma escrita implicada: valorações sobre o ser e o fazer docente no campo do estágio

    Pollyanne Bicalho Ribeiro, Joaquim Junior da Silva Castro, Francisco Rogiellyson da Silva Andrade
    13-31
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20246
  • A (re)escrita de resenhas críticas por estudantes do profis: enfoque argumentativo

    Renata Palumbo, Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Anderson Carnin
    32-52
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20307
  • Representações de universitários sobre leitura e produção de textos acadêmicos

    Eliana Merlin Deganutti de Barros, Adair Vieira Gonçalves
    53-73
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20312
  • Reflexividade crítica e(m) práticas de letramentos acadêmico-científicos: representações do fazer científico da perspectiva de pós-graduandos em humanidades

    Juliana Alves Assis, Fabiana Komesu, Ada Magaly Matias Brasileiro
    74-93
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20462
  • Reflexões sobre práticas de letramento acadêmico-científico por pesquisadores e professores em formação

    Emerson de Pietri
    94-113
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20463
  • O papel da escrita acadêmica na formação de professores de português como língua não materna

    Patricia Hilda Franzoni , Germán Correa, María José Silva Leite
    114-130
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20466

Eixo 2

  • Entre autores: a noção de “transformação” dos letramentos acadêmicos em pesquisas no Brasil

    Flávia Danielle Sordi Silva Miranda, Raquel Salek Fiad
    131-151
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20308
  • Letramento acadêmico e memória discursiva: um estudo sobre o dizer docente a respeito da escrita

    Pedro Augusto Pereira Brito, Cristiane Carneiro Capristano
    152-172
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20319
  • Escreve-se como ensaio, publica-se como artigo? Hibridização e padronização na escrita acadêmica

    Karina Menegaldo
    173-194
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20331
  • Ações e atos de universitários formadores de professores: a pesquisa como discurso

    Ludmila Thomé de Andrade
    195-213
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20341

Eixo 3

  • Relação entre anotação e desempenho de leitura no ensino superior

    Paula Ávila Nunes, Roberlei Alves Bertucci
    214-238
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20263
  • O uso do chatgpt como estratégia de avaliação na universidade: mobilizando os processos de conhecimento dos multiletramentos

    Petrilson Pinheiro, Débora Arruda, Edson Pinheiro
    239-256
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20310
  • Debates assincronos em linha para ensinar pensamento crítico a estudantes de psicologia

    Jean-Marc Meunier
    257-277
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20320
  • Modalidade, polaridade e legibilidade em resumos académicos: uma análise comparativa multidisciplinar

    Sílvia Araújo, Micaela Aguiar
    278-295
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20339
  • Práticas de letramentos acadêmicos com podcasts em letras: a heterogeneidade de vozes discursivas na escrita de roteiros

    Adriana Fisher, Arnalda Dobric, Thais de Souza Schlichting, Camila Grimes
    296-315
    DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20464

Entrevistas

Agradecimento

  • Agradecimento

    Manoel Luiz Gonçalves Corrêa, Inês Signorini, Luciani Tenani, Johannes Angermuller