Sequência de atividades formativas como um dispositivo para a formação inicial docente
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.17986Palavras-chave:
Sequências de atividades formativas, Estágio, Formação docente, Linguística AplicadaResumo
Durante a formação inicial docente, o estudante do curso de Letras constrói seu repertório formativo com base em saberes teóricos e práticos necessários para seu agir em sala de aula. Enquanto objetos de ensino, no contexto formativo, esses saberes são didatizados, com o uso de dispositivos. Neste artigo, apresentamos o dispositivo Sequência de Atividades Formativas, avaliado e validado em experiências no Curso de licenciatura em Letras, durante um semestre letivo, em uma universidade pública federal do estado do Ceará. Nosso objetivo geral é apresentar fundamentos teóricos e contribuições práticas do dispositivo Sequência de Atividades Formativas, para a formação inicial de professores.
Downloads
Referências
BAKHTIN /VOLOCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. 14. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2010.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 24 maio
de 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Edital Capes nº 06/2018 – Programa de residência pedagógica. Brasília, MEC, 2018.
BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um Interacionismo Sociodiscursivo. Trad.de Anna
Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999.
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um Interacionismo Sociodiscursivo.Trad. Eulália
Vera Lúcia Fraga Leurquin e Fábio Delano Vidal Carneiro. 2. ed. revista e corrigida. Fortaleza: Parole et vie, 2023.
COLLINS, Patrícia Hill. Pensamento Feminista Negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento.
Trad. Jamile Pinheiro Dias. São Paulo: Bontempo. 2019.
CICUREL, F. Les interactions dans l´enseignement des langues: professoral et pratiques de classe. Paris: Didier, 2010. DOI: https://doi.org/10.14375/NP.9782278071531
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma
experiência Suíça (Francófona). In: SCHNEUWLY,B.; DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 41-70.
DOLZ, J. As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática. Revista DELTA, v. 32, n.1. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4450321726287520541
São Paulo: PUC/SP, p. 237-260, 2016.
GOMES, R; LEURQUIN E.V.L.F. Agir professoral e o trabalho de professores em formação inicial representados em relatórios do projeto residência pedagógica. Revista da ANPOLL, v. 52, p. 110-124, 2021.DOI: https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52i1.1480 DOI: https://doi.org/10.18309/ranpoll.v52i1.1480
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Profissionalização e formação de professores: uma tipologia dos saberes de referência para a docência. In: W. R. Valente, (org.), Ciências da educação, campos disciplinares e profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. São Paulo, SP: L F Editorial, 2020.
LEURQUIN E.V.L.F; Peixoto, C.M.M. Por um agir reflexivo do professor: a formação dos professores do Projovem Urbano à Luz do Interacionismo Sociodiscursivo. In:EURQUIN E.V.L.F; COUTINHO, M. A.; MIRANDA, F. (org.). Formação docente, textos, teorias e práticas. Campinas: Mercado de Letras, v. 1, 2015, p. 15-25.
LEURQUIN E.V.L.F; MODL10, F.; BIAVATI, N. D. F. Cenas de uma atividade de leitura em um contexto de ensino-aprendizagem de português como língua de herança:apontamentos interculturais. Fólio - Revista de Letras, v. 12, p. 391, 2020. DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6970 DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6970
LEURQUIN E.V. L. F; E.F. BANDEIRA; R.E.C.FREITAS. Contribuições da Linguística Aplicada para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa com foco no texto literário. Leia Escola, v. 1, p. 80-92, 2021. DOI http://dx.doi.org/ 10.35572/rle.v21i5.2258
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes,1991.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.