Sequência de atividades formativas como um dispositivo para a formação inicial docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.17986

Palavras-chave:

Sequências de atividades formativas, Estágio, Formação docente, Linguística Aplicada

Resumo

Durante a formação inicial docente, o estudante do curso de Letras constrói seu repertório formativo com base em saberes teóricos e práticos necessários para seu agir em sala de aula. Enquanto objetos de ensino, no contexto formativo, esses saberes são didatizados, com o uso de dispositivos. Neste artigo, apresentamos o dispositivo Sequência de Atividades Formativas, avaliado e validado em experiências no Curso de licenciatura em Letras, durante um semestre letivo, em uma universidade pública federal do estado do Ceará. Nosso objetivo geral é apresentar fundamentos teóricos e contribuições práticas do dispositivo Sequência de Atividades Formativas, para a formação inicial de professores.

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Biografia do Autor

Eulália Vera Lucia Fraga Leurquin, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986), Mestrado (1997) e Doutorado em Educação pela mesma universidade (2001). É professora titular da Universidade Federal do Ceará. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Linguística, o MINTER/UFC/UFMA e o Mestrado Profissional em Letras/UFC.Foi membro do Conselho gestor do PROFLETRAS, representando a região Nordeste. Coordenou a formação de professores de Língua materna do PROJOVEM Urbano em 2009 e deu assessoria à Secretaria de Educação do Município de Fortaleza em 2011, na produção das Diretrizes Curriculares e em 2018 para a construção do Documento Curricular de Referência do Ceará. Atuou na Université de Bordeaux Montaigne como professora convidada. Coordena o FLAEL - Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, desde 2006. Líder do GEPLA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada. Coordena o Curso de Português Língua Estrangeira. Realizou o Estágio de Pós-doutorado na Université Sorbonne Nouvelles Paris III e na Université de Genève. Pesquisas com ênfase no agir professoral, considerando a formação docente e as condições de trabalho do professor e do estagiário, bem como o letramento de ambos. Membro do GT Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada, na Anpoll. Coordenadora da Comissão Linguística Aplicada da Abralin. Membro da Academia Cearense de Língua Portuguesa e Membro do grupo gestor da Associação Internacional de Língua Portuguesa.Coordenou o Projeto Residência Pedagógica/Língua portuguesa da UFC. Pesquisadora de Produtividade do CNPq. Pesquisadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. Membro do Grupo de pesquisa em rede internacional HISTEL e do ALTER .

Camila Maria Marques Peixoto, Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Possui graduação em Letras (2005), Mestrado em Linguística (2007) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2011). Desenvolveu estágio de doutoramento - PDEE na Universidade Nova de Lisboa (2010). Atua também como pesquisadora convidada no Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada (GEPLA) na UFC, tendo como foco análises de práticas discursivas em sala de aula de línguas e em formação inicial e continuada de educadores. Atualmente, é professora na Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), onde leciona desde 2016, desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão relacionados ao trabalho do professor dentro e fora de sala de aula. E uma das coordenadoras de área do Programa Residência Pedagógica (Unilab-CE). (Texto informado pelo autor)

 

 

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Publicado

15.12.2024

Como Citar

Fraga Leurquin, E. V. L., & Maria Marques Peixoto, C. (2024). Sequência de atividades formativas como um dispositivo para a formação inicial docente. Raído, 18(46), 104–120. https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.17986

Edição

Seção

Pesquisas interventivas com foco no ensino de línguas