Vivências e conhecimento de mundo em narrativas de estudantes do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v11i13.17318

Palavras-chave:

Coerência textual, Conhecimento de mundo, Interferências

Resumo

A coerência é um atributo a ser alcançado no processo de produção textual, uma vez que está intimamente vinculada à escrita de trabalhos de redação em qualquer área e à possibilidade de melhor interpretação e compreensão textual. Com base nos pressupostos teóricos da Linguística Textual, este artigo verifica como as vivencias e o conhecimento de mundo de estudantes do 6° ano do ensino fundamental, de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Amargosa-BA, possibilitam a construção de textos coerentes e com sentido. Para esse estudo, foram analisados dezoito textos de alunos, que enfrentaram o cenário pandêmico em dois anos letivos anteriores, a partir de uma discussão acerca da linguística textual e dos fatores de textualidade, cultura, vivencia e sociedade como aspectos fundamentais na construção do sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís dos Santos Brandão , UFRB

Graduada em Letras pela UFRB

Ednei Nunes de Oliveira, UFRB

Professor Associado do Curso de Letras da UFRB.

Downloads

Publicado

15-07-2023

Como Citar

Brandão , L. dos S., & Oliveira, E. N. de. (2023). Vivências e conhecimento de mundo em narrativas de estudantes do ensino fundamental. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 11(13), 6–15. https://doi.org/10.30612/eadtde.v11i13.17318

Edição

Seção

Artigos