Língua em Movimento: práticas pedagógicas para o ensino do português na perspectiva da variação linguística
Keywords:
Ensino, Língua Portuguesa, Variação LinguísticaAbstract
Considerando que o ensino da língua portuguesa exerce um papel fundamental no processo de aprendizagem e se relaciona diretamente com a variação linguística natural, torna-se essencial adotar práticas pedagógicas que reconheçam, valorizem e integrem as diferentes variantes do português brasileiro no contexto escolar. Este trabalho tem como objetivo observar e analisar as estratégias pedagógicas presentes em livros paradidáticos, manuais e documentos educacionais que promovem o ensino a partir da diversidade linguística. A análise contempla tanto as variações formais, associadas a prestígios econômicos, sociais e culturais, quanto as variações informais, vinculadas a contextos familiares, comunitários e etários, no processo de ensino-aprendizagem. Busca-se, assim, refletir sobre caminhos para a construção de uma pedagogia que reconheça e respeite a heterogeneidade linguística. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica, com base em obras e documentos educacionais. Com este estudo, espera-se contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais equitativas e para a valorização das variações linguísticas no ensino da língua portuguesa.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
