Ensino da Variação Linguística: análise de livro didático de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19533

Palavras-chave:

Variação Linguística, Livro Didático, Ensino de Língua Portuguesa

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever e refletir como a variação linguística é tratada em um livro didático de Língua Portuguesa voltado ao 6º ano do Ensino Fundamental II. A pesquisa foi conduzida com base em uma metodologia descritiva, conforme proposta por Gil (2002), que privilegia a descrição de fenômenos sociais e a identificação de relações entre variáveis. Os resultados corroboraram nossas hipóteses, indicando que, embora os livros didáticos abordem a variação linguística, a metodologia adotada pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) ainda não dá o devido destaque às variedades regionais do Nordeste, em comparação às do Sudeste. Assim, apesar de contemplar temas relevantes, como a pluralidade linguística, o preconceito linguístico, as variedades urbanas de prestígio e outras manifestações linguísticas, conclui-se que é necessário aprofundar as discussões sobre as variedades regionais do Nordeste, incentivando reflexões sobre a riqueza e a diversidade da linguagem nessa região.

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Biografia do Autor

Vanusa Oliveira de Jesus , UFRB

Acadêmica da UFRB

Ednei Nunes de Oliveira, UFRB

Docente da UFRB

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Publicado

27-01-2025 — Atualizado em 27-01-2025

Versões

Como Citar

Oliveira de Jesus , V., & Nunes de Oliveira, E. (2025). Ensino da Variação Linguística: análise de livro didático de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 12(17), 33–50. https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19533