Ensino da Variação Linguística: análise de livro didático de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19533Palavras-chave:
Variação Linguística, Livro Didático, Ensino de Língua PortuguesaResumo
Este artigo tem como objetivo descrever e refletir como a variação linguística é tratada em um livro didático de Língua Portuguesa voltado ao 6º ano do Ensino Fundamental II. A pesquisa foi conduzida com base em uma metodologia descritiva, conforme proposta por Gil (2002), que privilegia a descrição de fenômenos sociais e a identificação de relações entre variáveis. Os resultados corroboraram nossas hipóteses, indicando que, embora os livros didáticos abordem a variação linguística, a metodologia adotada pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) ainda não dá o devido destaque às variedades regionais do Nordeste, em comparação às do Sudeste. Assim, apesar de contemplar temas relevantes, como a pluralidade linguística, o preconceito linguístico, as variedades urbanas de prestígio e outras manifestações linguísticas, conclui-se que é necessário aprofundar as discussões sobre as variedades regionais do Nordeste, incentivando reflexões sobre a riqueza e a diversidade da linguagem nessa região.
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- 27-01-2025 (2)
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