TIC na educação: obstáculos na prática pedagógica de docentes do Colégio Estadual Wilson Jofre, de Cascavel-PR
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v7i9.10025Palavras-chave:
TIC. Educação. Professores. Alunos. Obstáculos.Resumo
O presente artigo tem por objetivo identificar os obstáculos enfrentados pelos professores do colégio estadual Wilson Jofre de Cascavel-PR, perante o uso das TIC na prática pedagógica. As mudanças sociais e tecnológicas são fatores que contribuíram para a mudança do perfil da nova geração de adolescentes, vinculados às tecnologias. Dessa forma, são fatores que exigem do professor novas práticas de ensino, para que os alunos se sintam inseridos no contexto escolar. Além disso, as tecnologias são ferramentas importantes para a qualidade da metodologia do professor, pois possibilitam a contextualização do conteúdo trabalhado, agilidade, pesquisa e informação. Além disso, as TIC também contribuem para a aprendizagem dos alunos, pois são ferramentas que possibilitam a construção do conhecimento por meio de simulações e interações em softwares específicos. Assim, não se deve ignorar a importância e função das tecnologias na sociedade, bem como a potencialidade que elas possibilitam a prática pedagógica do professor. Apesar disso, vários docentes têm ignorado as tecnologias e prorrogado seu uso em sala de aula, devido a diversos fatores relacionados à falta de conhecimento, capacitação e até mesmo aos recursos limitados disponíveis nas escolas. Portanto, para identificar os obstáculos enfrentados pelos professores perante o uso das TIC será desenvolvido uma entrevista com cinco professores e observação das aulas, em busca de compreender a realidade do contexto escolar e o conhecimento tecnológico dos professores, para que seja possível buscar as possíveis soluções para os problemas, consequentemente, os docentes poderem fazer uso das TIC no contexto escolar de forma satisfatória.
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