Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa - das concepções até a utilização de sequências didáticas
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i14.17690Palavras-chave:
Língua portuguesa, Ensino-aprendizagem, Sequência didáticaResumo
A qualificação e o desempenho pedagógico do professor são importantes para que o ensino contribua para a formação do aluno como um cidadão ativo na sociedade. Nesse sentido, as sequências didáticas formam um conjunto de atividades que favorecem o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos previstos no planejamento das aulas. Diante disso, este trabalho analisa algumas sequências didáticas desenvolvidas para o processo de ensino da Língua Portuguesa. Para tanto, parte de concepções de língua e linguagem, passando por teorias clássicas de aprendizagem até chegar às contemporâneas. Trata-se de um estudo bibliográfico realizado por meio da coleta e análise de dados, tais como em livros, artigos acadêmicos, teses, dissertações entre outras publicações. A dos resultados da pesquisa, o trabalho demonstra uma diversidade de conhecimentos necessários ao professor de língua portuguesa, dos clássicos aos contemporâneos, que podem fazer com que o ensino funcione de forma mais eficaz.
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