O Ensino de Língua Portuguesa e as Relações entre a Interpretação Textual e a Literatura: estudo de caso em livro didático do ensino médio
Palabras clave:
Ensino de Língua Portuguesa, Leitura crítica, Literatura, Livro didático.Resumen
O ensino de Língua Portuguesa, por sua natureza dinâmica, configura-se como um espaço de construção de saberes que demanda práticas pedagógicas capazes de articular o desenvolvimento de competências linguísticas e interpretativas, ultrapassando a mera transmissão de conteúdos gramaticais. Nesse contexto, a articulação entre interpretação textual e literatura nos livros didáticos do ensino médio assume um papel fundamental para enriquecer a experiência leitora, possibilitando o contato com diferentes gêneros e estimulando o pensamento crítico. Este trabalho analisa como o livro didático Estações: Língua Portuguesa – Rotas de Atuação Social (BARROS et al., 2020), voltado ao 2º ano do Ensino Médio, articula interpretação textual e literatura na formação do leitor crítico. Fundamentado em Freire (1982, 1989), Bordini e Aguiar (1988), Cosson (2019) e Bakhtin (1992), o estudo adota abordagem qualitativa e descritivo-analítica, com foco documental. O corpus é o capítulo “Fazer Literário”, cujas atividades revelam avanços na valorização estética, inclusão de vozes diversas e estímulo ao protagonismo estudantil. Persistem, contudo, limitações quanto à exploração integral das obras, contextualização dos autores e incentivo à autoria. Conclui-se que a integração entre leitura e literatura deve ser consolidada como eixo estruturante do ensino de Língua Portuguesa, promovendo sujeitos críticos e sensíveis à diversidade discursiva.
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