Cenários animados no GeoGebra e o estudo de funções por alunos com altas habilidades/superdotação
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v4i1.12629Palabras clave:
Tecnologias digitas, Altas Habilidades/ Superdotação, Funções.Resumen
Um software que se destaca para o ensino da Matemática é o GeoGebra, por permitir reflexões e investigações sobre representações feitas. Os alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) necessitam de tarefas que explorem suas capacidades. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo investigar as contribuições da construção de cenários animados no software GeoGebra para a o ensino e aprendizagem de funções de primeiro grau a alunos com AH/SD da Sala de Recursos Multifuncional (SRM). Para tanto a pesquisa assume como método o estudo de caso de cunho investigativo interpretativo, em que analisamos a partir de registros um episódio de aula referente a construção do cenário animado de um submarino submergindo e depois emergindo do fundo do mar. Verificamos apropriações dos alunos em relação a domínio e comportamento de funções do primeiro grau por meio das construções no software, suportados pelas mediações do professor para a significação dos conteúdos de matemática.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-03-29
Cómo citar
Bueno, A. C., & Basniak, M. I. (2021). Cenários animados no GeoGebra e o estudo de funções por alunos com altas habilidades/superdotação. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 4(1), 134–154. https://doi.org/10.30612/tangram.v4i1.12629
Número
Sección
Iniciación Científica
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
(c) Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.