Livro aberto de matemática em diferentes contextos de ensino e aprendizagem: explorando questões sobre projeções
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i3.12648Palavras-chave:
Livro Aberto de Matemática. Projeções. Visualização.Resumo
O Livro Aberto de Matemática (LAM) é um material didático digital, disponibilizado gratuitamente, no qual são propostas atividades referentes aos conteúdos de Matemática da Educação Básica. Neste artigo, teve-se por objetivo analisar o capítulo referente a projeções ortogonais envolvendo vistas em perspectiva, assim como possíveis contribuições das atividades previstas nesse apartado para o desenvolvimento de habilidades visuais de estudantes em contextos de ensino diferentes. Para coletar dados, foram propostas atividades sobre sólidos geométricos e suas propriedades em ações implementadas em um curso pré-universitário vinculado a uma universidade pública e em uma turma de terceiro ano de uma escola estadual do Rio Grande do Sul. Os dados coletados nas aplicações mostraram que as atividades despertaram o interesse dos alunos e aguçaram suas habilidades de visualização espacial, o que os auxiliou na compreensão das propostas do capítulo analisado, inclusive no que diz respeito à Geometria Espacial.Downloads
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