Um jogo de tabuleiro para integrar Matemática e Pensamento Computacional no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.17821Palavras-chave:
Atividade Desplugada, Educação Matemática, Habilidades do PCResumo
Este artigo traz a aplicação do jogo de tabuleiro “Trator Wars: a batalha contra as pragas” como uma atividade desplugada para a integração de conceitos matemáticos aos pilares para o Pensamento Computacional. O objetivo central consistiu em avaliar o jogo, que incorpora elementos do Plano Cartesiano, Sistemas de Coordenadas Cartesianas e Pares Ordenados e em verificar se é possível revisitar os conceitos do Pensamento Computacional por meio dele. A pesquisa foi conduzida em duas turmas de uma escola do campo situada em um município do Oeste do Paraná. Os tópicos de Matemática escolhidos ficaram evidentes durante o jogo, e quanto à revisão dos pilares para o Pensamento Computacional, observou-se que os estudantes identificaram com facilidade os pilares de Reconhecimento de Padrões e Decomposição em várias fases do jogo, embora tenham surgido desafios na compreensão dos conceitos de Abstração e Algoritmo.
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