Um jogo de tabuleiro para integrar Matemática e Pensamento Computacional no Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.17821

Palavras-chave:

Atividade Desplugada, Educação Matemática, Habilidades do PC

Resumo

Este artigo traz a aplicação do jogo de tabuleiro “Trator Wars: a batalha contra as pragas” como uma atividade desplugada para a integração de conceitos matemáticos aos pilares para o Pensamento Computacional. O objetivo central consistiu em avaliar o jogo, que incorpora elementos do Plano Cartesiano, Sistemas de Coordenadas Cartesianas e Pares Ordenados e em verificar se é possível revisitar os conceitos do Pensamento Computacional por meio dele. A pesquisa foi conduzida em duas turmas de uma escola do campo situada em um município do Oeste do Paraná. Os tópicos de Matemática escolhidos ficaram evidentes durante o jogo, e quanto à revisão dos pilares para o Pensamento Computacional, observou-se que os estudantes identificaram com facilidade os pilares de Reconhecimento de Padrões e Decomposição em várias fases do jogo, embora tenham surgido desafios na compreensão dos conceitos de Abstração e Algoritmo.

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Biografia do Autor

Mauro Rafael Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui graduação em Matemática pelo Centro Universitário Guairacá (2016). Atualmente é professor - Secretaria de Educação do Estado do Paraná.

Ana Paula Nahirne, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Mestra em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2017). Especialista em Educação do Campo: Fundamentos e Práticas na Área do Conhecimento pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro (2016). Especialista em Metodologia de Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi (2015). Especialista em Educação do Campo pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação - Esap (2013). Bacharela em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário Faculdade Assis Gurgacz - Fag (2018). Licenciada em Matemática pela Universidade Norte do Paraná - Unopar (2016). Licenciada em Educação do Campo, com habilitação em Ciências da Natureza e Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro (2013). Professora da Rede Estadual de Ensino do Paraná (SEED). Atualmente é bolsista CAPES e participa do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Ensino (GTIE). Interesses de Pesquisa: Educação Matemática, Formação de Professores e Tecnologias Digitais.

Henio Delfino Ferreira de Oliveira, Instituto Federal de Brasília

Hênio Oliveira é Mestre em Educação pela Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal e especialista em Ensino de Matemática para o Ensino Médio - IFRN - Campus avançado Natal Zona Leste. Atualmente é docente EBTT do Instituto Federal de Brasília. É autor do aplicativo educacional Fera Math e atua principalmente nos seguintes temas: educação matemática, educação a distância e tecnologias digitais.

Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel

Clodis Boscarioli é Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, onde atua desde o ano de 2000, no Curso de Ciência da Computação. Docente permanente e orientador no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGComp) e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) nível de Mestrado e Doutorado no campus de Cascavel. Possui graduação em Informática e especialização em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996 e 1999, respectivamente). É Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2002). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2008), e também especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Governo do Paraná em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008). Criador do Grupo PETComp (Programa de Educação Tutorial em Ciência da Computação) aprovado pela Sesu/MEC em 2010 do qual foi tutor até dez/2016. Suas áreas de interesse envolvem, de forma multidisciplinar, Banco de Dados, Interação Humano-computador, Design Instrucional, Aprendizado Computacional, Data Mining, Sistemas de Informação, Educação Matemática e Tecnologias [Assistivas] no Processo de Ensino-Aprendizagem, além de questões relacionadas ao Ensino de Computação. Líder do GTIE (Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Ensino) e pesquisador colaborador no grupo de pesquisa GIA (Grupo de Inteligência Aplicada), ambos da UNIOESTE.

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

Silva, M. R., Nahirne, A. P., Oliveira, H. D. F. de, & Boscarioli, C. (2024). Um jogo de tabuleiro para integrar Matemática e Pensamento Computacional no Ensino Fundamental . TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(3), 131–150. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.17821

Edição

Seção

Experiências pedagógicas