Os jogos Dominó da Multiplicação e Batalha das Operações como estratégias de fixação das operações básicas de Matemática no 6º ano de uma escola do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i2.10963

Palavras-chave:

Jogos matemáticos. Ensino e aprendizagem de matemática. Educação do campo.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar os jogos “Batalha das Operações” e “Dominó da Multiplicação” em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental II de uma escola do campo, localizada no Distrito de Serra Nova, cidade de Rio Pardo de Minas (MG). Buscamos analisar como se dá a utilização dos jogos como forma de ensino e aprendizagem de Matemática envolvendo conceitos e habilidades vinculados às quatro operações básicas, adição, subtração, multiplicação e divisão. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, com observações acerca de como os alunos trabalham durante as atividades e suas contribuições para o ensino da Matemática. A utilização dos jogos evidenciou vantagens, tais como raciocínio rápido na resolução de questões envolvendo as quatro operações básicas. Como pontos negativos, destacam-se o barulho com tendência à euforia durante as atividades desta natureza, além do tempo necessário para trabalhar com apenas um jogo.

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Biografia do Autor

Railton Oliveira Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

É licenciado em Educação do Campo: área do conhecimento Matemática pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2019).

Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

É licenciado em Ciências Exatas - Habilitação Matemática pela Universidade de São Paulo (USP), licenciado em Ciências Biológicas, especialista em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática e em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD, ambas pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Educação [linha de pesquisa: Ensino de Ciências e Matemática] pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar) e doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Atualmente é professor do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) onde atua nos cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFTM). Em seu currículo os termos mais ocorrentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: educação em ciências, educação matemática, divulgação científica, museus de ciências e formação de professores.

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

Silva, R. O., & Ovigli, D. F. B. (2020). Os jogos Dominó da Multiplicação e Batalha das Operações como estratégias de fixação das operações básicas de Matemática no 6º ano de uma escola do campo. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(2), 229–243. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i2.10963

Edição

Seção

Experiências pedagógicas