Uma proposta para o ensino de Educação Financeira embasada na Etnomatemática: Consumo Consciente a partir do contexto do Orçamento Financeiro
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v2i1.8848Keywords:
Etnomatemática, Educação de Jovens e Adultos, Educação Financeira.Abstract
Este artigo apresenta parte do estudo dissertativo que versa sobre a utilização da Etnomatemática como aporte para o ensino de Matemática em uma turma da Educação de Jovens e Adultos de uma escola estadual do município de Carpina – PE. O estudo investe na utilização de conhecimentos matemáticos no âmbito da Educação Financeira e recorre a Organizadores Prévios, orçamento financeiro, como objeto da Matemática Financeira, para proporcionar a Aprendizagem Significativa no marco ausubeliano. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação que, diante das suas fases, evidencia a eficácia da implementação da Etnomatemática na prática docente, proporcionando aos discentes o estímulo à aprendizagem, o que pode auxiliar na minimização da evasão escolar. Como produto, apresenta-se uma proposta de acompanhamento didático-metodológico que pode auxiliar o ensino de Matemática, subsidiado na Educação Financeira.Downloads
References
Abbagnano, N., Bosi, A., & Benedetti, I. C. (2012). Dicionário de Filosofia (6ª ed.). São Paulo: WMF Martins Fontes.
Ausubel, D. P. (2002). Adquisición y retención del conocimiento una perspectiva cognitiva. Barcelona: Paidós.
Ausubel, D. P. (2003). Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano.
Banco Central do Brasil. (2013). Caderno de Educação Financeira – Gestão de Finanças Pessoais (pp. 36-39). Brasília: BCB. Consultado em 20 de janeiro através de https://www.bcb.gov.br
Brasil. (2011). Cartilha de educação financeira para pais (Série ações de cidadania, n. 12, Câmara dos Deputados). Brasília: Edições Câmara.
Birochi, R., & Pozzebon, M. (2016). Improving Financial Inclusion: towards a critical financial education framework. Revista de Administração de Empresas, 56(3), 266-287.
Bishop, A. (1995, setembro). Constructing a mathematical education between ethno-mathematics and technology. Comunicação apresentada no IV Pan-African Congress of Mathematicians, Ifrane, Maroccos. In: Gerdes, P. (1996). Etnomatemática e educação matemática: uma panorâmica geral. Lisboa: Quadrante.
Caixa Econômica Federal. (2009). Planejamento financeiro familiar (Educação Financeira, v. 3, 20 p.). Brasília, CAIXA.
Campos, A. B., & Kistemann, M. A., Jr. (2013). Investigando como a educação financeira crítica pode contribuir para tomada de decisões de consumo de jovens-indivíduos consumidores (JIC’S) (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Juiz de Fora, MG, Brasil.
Campos, A. B., & Kistemann, M. A., Jr. (2013). Qual Educação Financeira queremos em nossa sala de aula. Educação Matemática em Revista, 40, 48-56.
Conselho Federal de Contabilidade. (2009). Manual de contabilidade do sistema. Brasília: CFC.
Coutinho, C. Q. S., & Teixeira, J. (2015). Letramento Financeiro: um diagnóstico de saberes docentes. REVEMAT, 10(2), 1-22.
D’Ambrosio, U. (1993). Etnomatemática: um programa. Educação Matemática em Revista, (1), 5-11.
D’Ambrosio, U. (1996). Educação matemática: da teoria à prática (Coleção Perspectivas em Educação Matemática). Campinas: Papirus.
D’Ambrosio, U. (2011). Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade (4ª ed. 1. Reimp). Belo Horizonte: Autêntica.
Dionne, H. (2007). A pesquisa-ação para o desenvolvimento local (tradução: Michel Thiollent). Brasília: Líber Livro.
Ferreira, E. S. (2002). Etnomatemática (pp. 2-4). In: II Congresso Internacional de Etnomatemática. Resumo dos Trabalhos, Ouro Preto, MG.
Fiorentini, D., & Lorenzato, S. (2007). Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos (Coleção formação de professores, 2ª ed.). Campinas: Autores Associados.
Guérios, E., Zen, C. C., & Coelho, J.R. D. (2013). Matemática Financeira Escolar e educação para a vida. Educação Matemática em Revista, 38, 44-53.
Hofmann, R. M., & Moro, M. L. F. (2012). Educação matemática e educação financeira: perspectivas para a ENEF. Zetetiké, 20(38), 37-54.
Rosetti, H., Jr., & Schimiguel, J. (2011). Matemática Financeira: Educação Matemática e a História Monetária. Enciclopédia Biosfera, 7(13), 1540-1549.
Kistemann, M. A., Jr., & Lins, R. C. (2014). Enquanto isso na Sociedade de Consumo Líquido-Moderna: a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos consumidores, Boletim de Educação Matemática, 28(50), 1303-1326.
Lima, A. S., & Costa, C. S. (2015). Educação Financeira na Educação Básica: um bom negócio. Educação Matemática em Revista, 44, 30-38.
Lopes, A. R. L. V., & Borba, M. C. (1994). Tendências em educação matemática. Roteiro, 16(32), 49-61.
Moreira, M. A. (2011a). Teorias de Aprendizagem (2ª ed.). São Paulo: EPU.
Moreira, M. A. (2011b). Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física.
Moreira, M. A. (2006). A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Universidade de Brasília.
Oliveira, G. A. (2010). A Prática etnomatemática Docente Mediante o uso da Teoria das Situações Didáticas. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade, Salvador – BA.
Oliveira, M. M. (2011). Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações, teses. (5ª ed., 197 p.). Rio de Janeiro: Elsevier.
Pernambuco. (2012). Parâmetros para a Educação Básica do estado de Pernambuco - Parâmetros Curriculares de Matemática Educação de Jovens e Adultos. Pernambuco: Undime.
Punhagui, B. C., Vieira, S. F. A., & Favoreto, R. L. (2016). Educação financeira e decisões de consumo: uma pesquisa com servidores públicos do Instituto Agronômico do Paraná. Revista de Estudos Contábeis, 7(12), 97-116.
Queiroz, M. R. P. P., & Barbosa, J.C. (2016). Características da Matemática Financeira Expressa em Livros Didáticos: conexões entre a sala de aula e outras práticas que compõem a Matemática Financeira disciplinar. Boletim de Educação Matemática, 30(56), 1280-1299.
Resende, A. F., & Kistemann, M. A., Jr. (2013). A Educação Financeira na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura da produção de significados financeiro-econômicos de dois indivíduos-consumidores (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Juiz de Fora, MG, Brasil.
Reis, J. F. (2010). Etnomatemática, educação matemática crítica e pedagogia dialógico-libertadora: contextos e caminhos pautados na realidade sociocultural dos alunos (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Goiás - UFG, Goiânia, GO, Brasil.
Rosa, M., & Orey, D. C. (2006). Abordagens atuais do programa Etnomatemática: delineando um caminho para a ação pedagógica. Boletim de Educação Matemática, 19(26), 1-26.
Rosa, M., & Orey, D. C. (2012). O campo de pesquisa em etnomodelagem: as abordagens êmica, ética e dialética. Educação e Pesquisa, 38(04), 865-879.
Savoia, J. R. F., Saito, A. T., & Santana, F. A. (2007). Paradigmas da educação financeira no Brasil. Revista de Administração Pública, 41(6), 1121-1141.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors must accept the publication rules when submitting the journal, as well as agree to the following terms:
(a) The Editorial Board reserves the right to make changes to the Portuguese language in the originals to maintain the cultured standard of the language, while respecting the style of the authors.
(b) Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) that allows: Share - copy and redistribute the material in any medium or format and Adapt - remix, transform, and create from the material. CC BY-NC-SA 3.0 BR considers the following terms:
- Attribution - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate whether changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that would suggest that the licensor supports you or your use.
- NonCommercial - You may not use the material for commercial purposes.
- Sharing - If you remix, transform, or create from material, you must distribute your contributions under the same license as the original.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
(c) After publication, authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online - in institutional repositories, personal page, social network or other scientific dissemination sites, as long as the publication is not for commercial purposes.