v. 4 n. 3 (2021)

					Visualizar v. 4 n. 3 (2021)
Publicado: 2021-06-29

Dossiê temático: História da educação matemática - contribuições para a formação de professores

  • O ensino de fração no Curso do Artigo 99 da Universidade de Cultura Popular: vestígios de uma matemática a ensinar e matemática para ensinar

    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13607
    Janine Marques da Costa Gregorio, Jonatham Machado Domingues, David Antonio da Costa
    03-24
  • As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50

    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13609
    Elisabete Fernandes, Mercedes Carvalho
    25-42
  • A Matemática para ensinar no Rio de Janeiro (1930-1935): O método de projetos de Maria dos Campos Reis

    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13431
    Paulo Roberto Castor Maciel
    43-61
  • José Ribeiro Escobar e as orientações para o ensino de retângulo

    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13636
    Joana Kelly Souza dos Santos, Luciane de Fatima Bertini
    62-83
  • Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da Reforma Curricular do Rio de Janeiro (1975).

    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13600
    Thiago Sousa Cunha, Guilherme Antônio Santos da Silva, Denise Medina França
    84-105
  • Euclides de Medeiros Guimarães Roxo: o que tratam as Teses e Dissertações em História da Educação Matemática

    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13497
    Iran Abreu Mendes, Ana Paula Nascimento Pegado Couto Nascimento Couto
    106- 127
  • Ensino de Geometria e Movimento da Matemática Moderna: uma análise de histórias produzidas nas pesquisas acadêmicas

    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13288
    Sidnéia Almeida Silva, Larissa Pinca Sarro Gomes, Martha Raíssa Iane Santana da Silva
    128-150
  • História da educação matemática: sua importância na formação de professores

    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13912
    Wagner Rodrigues Valente
    151-161
  • Reflexões histórica e epistemológica da demonstração da lei dos senos e seus possíveis obstáculos ao conhecimento

    DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13185
    Márcio Ponciano dos Santos, Laerte Silva da Fonseca, Ivanete Batista dos Santos
    162-178