Introdução ao Cálculo no Ensino Médio: Uma Proposta de Sequência Didática e Suas Contribuições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19269

Palavras-chave:

Potencialidades, Cálculo Diferencial e Integral, Ensino e Aprendizagem de Matemática.

Resumo

Altos índices de reprovação em Cálculo Diferencial e Integral no ensino superior indicam lacunas na formação matemática, decorrentes de metodologias ineficazes na educação básica. Este estudo propõe a inserção de noções introdutórias de Cálculo no ensino médio, visando analisar as potencialidades pedagógicas de uma sequência didática que conecte o currículo aos conceitos fundamentais. A metodologia qualitativa, bibliográfica e documental, envolveu levantamento teórico, elaboração de uma sequência didática e análise de seu potencial. Os resultados sugerem que a abordagem precoce de conceitos como o método da exaustão, contextualizado historicamente e com apoio do GeoGebra, expanda o raciocínio lógico algébrico dos alunos, promovendo compreensão intuitiva do cálculo por aproximação e clareza nas aplicações de áreas. Conclui-se que essa abordagem contribui para superar dificuldades no ensino superior e desenvolver um raciocínio matemático mais estruturado.

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Biografia do Autor

Lucas de Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense

Técnico em Química (CEDUP-2010),Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro Universitário Facvest (UNIFACVEST-2016),cursando bacharelado em Engenharia de Produção pelo Instituto Federal de educação ciência e tecnologia de Santa Catarina- Campus Caçador(IFSC-2022), Especialista em Docência para a educação profissional IFSC-Caçador,Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pelo IFSC-Florianópolis,Pós Graduando em Métodos Matemáticos Aplicados pela Universidade Tecnologica Federal do Parana (UTFPR).Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase no ensino fundamental II,médio e superior. Atualmente o mesmo é professor da rede estadual, municipal e Federal (IFC-VIDEIRA).O mesmo faz parte da ABRIC ( Associação Brasielira de Incentivo a Ciência) , atuando como colaborador voluntário em diversas atividas que visam estimular a dissiminação da ciência para a sociedade, Áreas de interesse: Estudos relativos a Educação Matemática, aprendizagem baseada em metodologias ativas, aplicação de jogos digitais e de tabuleiro na educação e Estudos vinculados aos processos que envolvem a engenharia de Produção e suas tecnologias e aplicações.

Jeremias Stêin Rodrigues, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Graduado em Licenciatura em Matemática (2012), mestre em Matemática - PROFMAT (2016) e doutor em Educação Científica e Tecnológica (2022) todos pela pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor de Matemática no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - campus Florianópolis. Membro do grupo de pesquisa GHEMAT/SC - Grupo de Pesquisa História da Educação Matemática.

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Publicado

2025-10-26

Como Citar

Oliveira, L. de, & Rodrigues, J. S. (2025). Introdução ao Cálculo no Ensino Médio: Uma Proposta de Sequência Didática e Suas Contribuições. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025045. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19269

Edição

Seção

Artigos