Introdução ao Cálculo no Ensino Médio: Uma Proposta de Sequência Didática e Suas Contribuições
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19269Palavras-chave:
Potencialidades, Cálculo Diferencial e Integral, Ensino e Aprendizagem de Matemática.Resumo
Altos índices de reprovação em Cálculo Diferencial e Integral no ensino superior indicam lacunas na formação matemática, decorrentes de metodologias ineficazes na educação básica. Este estudo propõe a inserção de noções introdutórias de Cálculo no ensino médio, visando analisar as potencialidades pedagógicas de uma sequência didática que conecte o currículo aos conceitos fundamentais. A metodologia qualitativa, bibliográfica e documental, envolveu levantamento teórico, elaboração de uma sequência didática e análise de seu potencial. Os resultados sugerem que a abordagem precoce de conceitos como o método da exaustão, contextualizado historicamente e com apoio do GeoGebra, expanda o raciocínio lógico algébrico dos alunos, promovendo compreensão intuitiva do cálculo por aproximação e clareza nas aplicações de áreas. Conclui-se que essa abordagem contribui para superar dificuldades no ensino superior e desenvolver um raciocínio matemático mais estruturado.
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