Reimaginar el cálculo: un análisis reflexivo de los potenciales en la escuela secundaria

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19269

Palabras clave:

Potencialidades, Cálculo, Enseñanza y Aprendizaje de Matemáticas

Resumen

Los profesores de matemáticas a menudo enfrentan dificultades de aprendizaje entre los estudiantes, que pueden persistir hasta la educación superior, especialmente en cálculo, donde hay altas tasas de fracaso. Este estudio propone la introducción de conceptos de cálculo en la escuela secundaria para mitigar estas dificultades. A través de una investigación cualitativa y bibliográfica, se analizan secuencias didácticas que conectan aplicaciones y posibilidades pedagógicas. Ejemplos como las sumas de Riemann y el método de agotamiento, utilizando GeoGebra, demuestran que un enfoque temprano en los conceptos de cálculo permite a los estudiantes expandir su conocimiento matemático. Los beneficios incluyen una mejor comprensión del cálculo por aproximación, desarrollo del razonamiento lógico-algebraico y una visión más clara de las limitaciones y posibilidades en el cálculo de áreas.

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Biografía del autor/a

Lucas de Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense

Técnico em Química (CEDUP-2010),Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro Universitário Facvest (UNIFACVEST-2016),cursando bacharelado em Engenharia de Produção pelo Instituto Federal de educação ciência e tecnologia de Santa Catarina- Campus Caçador(IFSC-2022), Especialista em Docência para a educação profissional IFSC-Caçador,Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pelo IFSC-Florianópolis,Pós Graduando em Métodos Matemáticos Aplicados pela Universidade Tecnologica Federal do Parana (UTFPR).Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase no ensino fundamental II,médio e superior. Atualmente o mesmo é professor da rede estadual, municipal e Federal (IFC-VIDEIRA).O mesmo faz parte da ABRIC ( Associação Brasielira de Incentivo a Ciência) , atuando como colaborador voluntário em diversas atividas que visam estimular a dissiminação da ciência para a sociedade, Áreas de interesse: Estudos relativos a Educação Matemática, aprendizagem baseada em metodologias ativas, aplicação de jogos digitais e de tabuleiro na educação e Estudos vinculados aos processos que envolvem a engenharia de Produção e suas tecnologias e aplicações.

Jeremias Stêin Rodrigues, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Graduado em Licenciatura em Matemática (2012), mestre em Matemática - PROFMAT (2016) e doutor em Educação Científica e Tecnológica (2022) todos pela pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor de Matemática no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - campus Florianópolis. Membro do grupo de pesquisa GHEMAT/SC - Grupo de Pesquisa História da Educação Matemática.

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Publicado

2025-10-26

Cómo citar

Oliveira, L. de, & Rodrigues, J. S. (2025). Reimaginar el cálculo: un análisis reflexivo de los potenciales en la escuela secundaria. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025045. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19269

Número

Sección

Artículos