Modelagem Matemática e Autonomia: análises das ações de alunos do Ensino Fundamental quando realizam atividades
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i4.18013Palavras-chave:
Ações de autonomia. Atividades de Modelagem Matemática. Educação Matemática.Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa, de caráter qualitativo, que tem como intenção investigar quais aspectos de autonomia são suscitados por alunos do Ensino Fundamental enquanto desenvolvem atividades de Modelagem Matemática, tomada na perspectiva da Educação Matemática. Integrada a uma pesquisa maior apoiada pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), os dados foram coletados junto a escolas de uma cidade do oeste do Paraná, mais especificamente, dois quintos anos de duas escolas municipais e um sexto ano de um colégio estadual. Para o tratamento dos dados, utiliza como metodologia a Análise de Conteúdo. Para além da identificação de aspectos de autonomia nas ações dos alunos, destaca, como resultados do estudo, inferências acerca das práticas empreendidas pelos alunos e das possíveis intenções de seus usos, ao que estabelece cinco agrupamentos: solução de “problemas menores” para solucionar a problemática principal; produção de questões que ajudam a pensar e problematizar a atividade; comunicação como modo de validar ou organizar mentalmente uma ideia; engajamento manifestado na preocupação com a realização de experimentos; e autonomia manifestada no planejamento e implementação de encaminhamentos de resolução.
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