A Educação Matemática nos anos iniciais: a modelagem como metodologia
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17446Palavras-chave:
Metodologia, Modelagem, PedagogosResumo
A busca por novas metodologias de ensino da Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental tornou-se maior nos últimos dois decênios. Tal fato se deve à discussão acerca da melhoria da chamada “qualidade” do ensino da Matemática ofertado, bem como da própria formação do professor pedagogo, responsável por esse ensino na Educação Básica. Dessa forma, assumindo como contexto um curso de formação continuada com professores pedagogos, o presente artigo tem por objetivo apresentar um estudo hermenêutico-fenomenológico acerca da Modelagem Matemática (MM) entendida como metodologia de ensino, investigando quais seriam as concepções manifestadas nos discursos proferidos durante a realização de um curso de formação continuada. Para tanto foram analisados os discursos de três dos professores participantes, bem como suas atividades enviadas para o ambiente virtual. Como resultados, foi percebido que duas das três professoras compreenderam a MM como metodologia discutindo-as pedagogicamente, além das compreensões acerca da continuidade metodológica que o processo de ensino da Matemática deve apresentar nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
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