A Educação Matemática nos anos iniciais: a modelagem como metodologia

Autores

  • Carlos Mometti Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17446

Palavras-chave:

Metodologia, Modelagem, Pedagogos

Resumo

A busca por novas metodologias de ensino da Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental tornou-se maior nos últimos dois decênios. Tal fato se deve à discussão acerca da melhoria da chamada “qualidade” do ensino da Matemática ofertado, bem como da própria formação do professor pedagogo, responsável por esse ensino na Educação Básica. Dessa forma, assumindo como contexto um curso de formação continuada com professores pedagogos, o presente artigo tem por objetivo apresentar um estudo hermenêutico-fenomenológico acerca da Modelagem Matemática (MM) entendida como metodologia de ensino, investigando quais seriam as concepções manifestadas nos discursos proferidos durante a realização de um curso de formação continuada. Para tanto foram analisados os discursos de três dos professores participantes, bem como suas atividades enviadas para o ambiente virtual. Como resultados, foi percebido que duas das três professoras compreenderam a MM como metodologia discutindo-as pedagogicamente, além das compreensões acerca da continuidade metodológica que o processo de ensino da Matemática deve apresentar nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, L. M. W. de, Silva, K. P. da, & Vertuan, R. E. (2012). Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto.

Alvesson, M. & Sköldeberg, K. (2009). Reflexive Methodology: new vistas for qualitative research. Londres: Sage publications.

Barbosa, J. C. (2001). Modelagem Matemática: Concepções e Experiências de Futuros Professores, (Tese de Doutorado) – UNESP - Rio Claro. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10522/6931. Acesso em: 20 Mai. 2023.

Bassanezi, R. C. (2015). Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. 3 ed. São Paulo: Contexto.

Burak, D. (2004). Modelagem Matemática e a sala de aula. In: Encontro Paranaense de Modelagem Em Educação Matemática, 01, 2004, Londrina. Anais. Londrina: UEL, 2004, p. 1-10.

Mometti, C. (2022). Trilha Metodológica Maker-Science: proposição de uma metodologia para o Ensino de Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, 5(4), 420-435. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n4.12884. Acesso em: 20 Mai. 2023.

Mometti, C. (2023). Hermeneutic-phenomenological study of the teaching practice of polyvalent teachers. Revista Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 13(1), 1-16. https://doi.org/10.37001/ripem.v13i1.3360. Acesso em: 20 Mai. 2023.

Pires, M. N. M; Silva, K. A. P. da & Gomes, J. C. S. (2021). Formação de Professoras dos Anos Iniciais em Modelagem Matemática. Sisyphus - Journal of Education, vol. 9, núm. 2, 2021, Julho-Outubro, pp. 154-180. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5757/575769046008/html/. Acesso em: 20 Mai. 2023.

Rosa, C. C. (2019). Modelagem Matemática e Formação de Professores: um diálogo entre ensinar e aprender. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 26, 28 fev. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/6614/5495. Acesso em: 24 Jun. 2023.

Schrenk, M. J., & Vertuan, R. E. (2022). Modelagem Matemática como prática pedagógica: uma possível caracterização em Educação Matemática. Revista Educação Matemática Pesquisa, 24(1), 194-224. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p194-224. Acesso em: 20 Mai. 2023.

Silva, V. Da S. & Burak, D. (2018). A Formação Matemática no curso de Pedagogia: aprendizagens a partir da modelagem matemática. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 24, n. esp., p. 159–175, 2018. DOI: 10.18764/2178-2229.v24n.especialp159-175. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8075. Acesso em: 14 Mai. 2023.

Souza, D. C. de; Silva, A. A. C. da & Rosa, C. C. da. (2019). Modelagem Matemática: uma possibilidade para o Ensino de Matemática nos cursos de Pedagogia. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 4, p. 73-91, 31 dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/anacptl/article/view/10448. Acesso em: 23 Mai. 2023.

Tardif, M. (2012). Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis: Vozes.

Yin, Robert K. (2015). Case study research: design and methods. 3 ed. California: Sage publications.

Zabala, A. (1999). Didática e a Prática Educativa. 1 ed. Porto Alegre: Artmed editora.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Mometti, C. (2023). A Educação Matemática nos anos iniciais: a modelagem como metodologia. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(4), 03–22. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17446

Edição

Seção

Artigos