Modelagem Matemática e Autonomia: análises das ações de alunos do Ensino Fundamental quando realizam atividades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i4.18013

Palavras-chave:

Ações de autonomia. Atividades de Modelagem Matemática. Educação Matemática.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa, de caráter qualitativo, que tem como intenção investigar quais aspectos de autonomia são suscitados por alunos do Ensino Fundamental enquanto desenvolvem atividades de Modelagem Matemática, tomada na perspectiva da Educação Matemática. Integrada a uma pesquisa maior apoiada pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), os dados foram coletados junto a escolas de uma cidade do oeste do Paraná, mais especificamente, dois quintos anos de duas escolas municipais e um sexto ano de um colégio estadual. Para o tratamento dos dados, utiliza como metodologia a Análise de Conteúdo. Para além da identificação de aspectos de autonomia nas ações dos alunos, destaca, como resultados do estudo, inferências acerca das práticas empreendidas pelos alunos e das possíveis intenções de seus usos, ao que estabelece cinco agrupamentos: solução de “problemas menores” para solucionar a problemática principal; produção de questões que ajudam a pensar e problematizar a atividade; comunicação como modo de validar ou organizar mentalmente uma ideia; engajamento manifestado na preocupação com a realização de experimentos; e autonomia manifestada no planejamento e implementação de encaminhamentos de resolução.

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Biografia do Autor

Ronalti Walaci Santiago Martin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Cascavel, Paraná, Brasil

Rodolfo, UTFPR

Professor do Magistério Superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Toledo. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional, em Ensino de Matemática (PPGMAT) da UTFPR, Londrina e Cornélio Procópio, desde agosto de 2015; do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da UNIOESTE, Cascavel, desde abril de 2017 e do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFMAT) da UTFPR, Toledo, desde março de 2018. Possui Licenciatura em Matemática (2004), Especialização em Educação Matemática (2005), mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2007) e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2013) pela Universidade Estadual de Londrina. Foi diretor da regional do Paraná da Sociedade Brasileira de Educação Matemática de 2013 a 2019 e Diretor-Geral do Câmpus Toledo da UTFPR de 2018 a 2021. É coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação e Educação Matemática (GEPEEM) e atua principalmente no curso de Licenciatura em Matemática do câmpus Toledo da UTFPR. Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, especialmente nos temas Modelagem Matemática, Criatividade e Metacognição.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

Martin, R. W. S., & Vertuan, R. E. (2024). Modelagem Matemática e Autonomia: análises das ações de alunos do Ensino Fundamental quando realizam atividades. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(4), 25–49. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i4.18013

Edição

Seção

Artigos