Cenários animados no GeoGebra e o estudo de funções por alunos com altas habilidades/superdotação
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v4i1.12629Palavras-chave:
Tecnologias digitas, Altas Habilidades/ Superdotação, Funções.Resumo
Um software que se destaca para o ensino da Matemática é o GeoGebra, por permitir reflexões e investigações sobre representações feitas. Os alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) necessitam de tarefas que explorem suas capacidades. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo investigar as contribuições da construção de cenários animados no software GeoGebra para a o ensino e aprendizagem de funções de primeiro grau a alunos com AH/SD da Sala de Recursos Multifuncional (SRM). Para tanto a pesquisa assume como método o estudo de caso de cunho investigativo interpretativo, em que analisamos a partir de registros um episódio de aula referente a construção do cenário animado de um submarino submergindo e depois emergindo do fundo do mar. Verificamos apropriações dos alunos em relação a domínio e comportamento de funções do primeiro grau por meio das construções no software, suportados pelas mediações do professor para a significação dos conteúdos de matemática.Downloads
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Publicado
2021-03-29
Como Citar
Bueno, A. C., & Basniak, M. I. (2021). Cenários animados no GeoGebra e o estudo de funções por alunos com altas habilidades/superdotação. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 4(1), 134–154. https://doi.org/10.30612/tangram.v4i1.12629
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