Cenários animados no GeoGebra e o estudo de funções por alunos com altas habilidades/superdotação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v4i1.12629

Palabras clave:

Tecnologias digitas, Altas Habilidades/ Superdotação, Funções.

Resumen

Um software que se destaca para o ensino da Matemática é o GeoGebra, por permitir reflexões e investigações sobre representações feitas. Os alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) necessitam de tarefas que explorem suas capacidades. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo investigar as contribuições da construção de cenários animados no software GeoGebra para a o ensino e aprendizagem de funções de primeiro grau a alunos com AH/SD da Sala de Recursos Multifuncional (SRM). Para tanto a pesquisa assume como método o estudo de caso de cunho investigativo interpretativo, em que analisamos a partir de registros um episódio de aula referente a construção do cenário animado de um submarino submergindo e depois emergindo do fundo do mar. Verificamos apropriações dos alunos em relação a domínio e comportamento de funções do primeiro grau por meio das construções no software, suportados pelas mediações do professor para a significação dos conteúdos de matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-03-29

Cómo citar

Bueno, A. C., & Basniak, M. I. (2021). Cenários animados no GeoGebra e o estudo de funções por alunos com altas habilidades/superdotação. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 4(1), 134–154. https://doi.org/10.30612/tangram.v4i1.12629

Número

Sección

Iniciación Científica