Recontextualização da formação de professores à aprendizagem dos estudantes em matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.17095

Palavras-chave:

Formação de professores, Formação continuada, Aprendizagem, Matemática

Resumo

A formação continuada é parte essencial ao exercício docente, pois os movimentos e avanços na sociedade mudam as formas de viver, conviver e agir, tornando necessária a congruência da prática do professor com as mudanças advindas desses movimentos. Este artigo tem por objetivo: autorregular a formação de professores que ensinam matemática a partir da aprendizagem dos estudantes, por meio da reflexão-ação dos docentes. Os professores participantes da formação continuada estudaram, planejaram e aplicaram os conhecimentos aprendidos na formação com os seus estudantes e após discutiram para autorregular sua formação no âmago do grupo. A metodologia quantitativa foi pautada na análise de pré e pós testes que envolveram números e álgebra como unidades temáticas aplicadas nos estudantes dos professores em formação. As análises mostram que os estudantes tiveram melhores resultados no pós teste, permitindo que os professores refletissem sobre a relação entre a participação na formação, bem como a abertura à novas formas de ensinar, com as aprendizagens dos estudantes.

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Biografia do Autor

Vera Lucia Felicetti, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

Pòs-doutorado em Educação na Universidade de Maryland - College Park

Luciana Backes, unilasalle

Possui graduação em Pedagogia Habilitação Magistério e Séries Iniciais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011) e Sciences de l'Education pela Université Lumière Lyon 2 (2011). Bolsa de Estágio Pós-Doutoral no Exterior CAPES, na l'Université Paris Descartes Paris V - Sorbonne (2013-2014). Professora titular da Universidade La Salle - Canoas, Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino e de aprendizagem, construção do conhecimento, formação do educador, práticas pedagógicas, educação on-line, educação híbrida, ambiente virtual de aprendizagem, metaverso, Espaço de Convivência Digital Virtual - ECODI, hibridismo dos espaços, hibridismo tecnológico digital, hibridismo das linguagens, hibridismo das modalidades, cultura emergente, gamificação e literaturalização das ciências. Líder do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade COTEDIC UNILASALLE/CNPq. Pesquisadora visitante ao Laboratoire Sciences, Société, Historicité, Education, Pratiques (S2HEP) Université Claude Bernard Lyon 1

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Felicetti, V. L., & Backes, L. (2023). Recontextualização da formação de professores à aprendizagem dos estudantes em matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(2), 71–96. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.17095

Edição

Seção

Artigos