As mudanças na prática profissional dos docentes de matemática em tempos de pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.16997

Palavras-chave:

Ensino Superior, Pandemia, Docente, Licenciatura em matemática, Adaptações

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as adaptações realizadas na prática profissional dos docentes do curso de licenciatura em Matemática de uma instituição de ensino superior, ao lecionarem no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Sabemos como a educação foi afetada devido à pandemia da COVID-19, onde o mundo esteve que ficar em isolamento, desta forma, sendo aderido à utilização do ERE para buscar continuar o processo de ensino e aprendizagem. Com isso, sendo necessário o corpo docente buscar se adaptar a nova realidade. A pesquisa tem abordagem qualitativa, e como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário, o qual foi enviado por e-mail. Na análise dos dados tabulamos as respostas; nos resultados obtidos foi possível notarmos como os docentes possuem consciência das mudanças ocorridas nos 2 anos de pandemia e como isto os fez buscarem apreender a utilizar novas ferramentas tecnológicas e outras metodologias de ensino. Ficou notório como a pandemia trouxe pontos negativos em relação à educação em questão da desigualdade social por falta de recurso e formas dos docentes avaliarem os discentes a respeito da aprendizagem, mas também tiveram pontos positivos em relação ao novo conhecimento adquirido por parte dos professores em relação aos meios digitais.

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Biografia do Autor

Eduarda de Maria Costa, Universidade Federal de Campina Grande

Mestranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus de Campina Grande/PB. 

Aluska Macedo, Universidade Federal de Campina Grande

(Aluska Macedo) Natural da cidade de Campina Grande - PB. Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2009). Mestrado em Educação na área de Didática da Matemática pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (validado pela USP). Doutora em Educação Matemática e Tecnológica na área de Didática da Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco. Realizou Doutorado Sanduíche na University of Copenhagen. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande - Campus Cuité. Atuou como líder do Grupo de Estudos e Pesquisas de Ensino e Aprendizagem da Matemática junto com a Professora Dra. Jaqueline Aparecida Foratto LIxandrão Santos até 2016.2. Participa do Pró-Grandezas: Ensino-aprendizagem das grandezas e medidas liderado pelos Professores Dra. Paula Moreira Baltar Bellemain e Dr. Paulo Figueiredo Lima. Investigadora dos seguintes temas: educação matemática. didática da matemática. desenvolvimento profissional do professor de Matemática. lesson study ou jugyou kenkyuu. engenharia didática. grandezas e medidas. pensamento algébrico. representações. currículo. formação de professores.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Costa, E. de M., & Silva , A. D. R. de M. (2023). As mudanças na prática profissional dos docentes de matemática em tempos de pandemia da COVID-19 . TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(4), 115–140. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.16997

Edição

Seção

Artigos