A Aprendizagem de Probabilidade no 9º Ano do Ensino Fundamental por meio da Produção de Mídias Digitais
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i2.17525Palavras-chave:
Educação Matemática. Sala de Aula Invertida. Probabilidade.Resumo
São apresentadas a proposta e os resultados da pesquisa de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, e o objetivo geral foi investigar as contribuições que a atividade de produção de animações didáticas, histórias e cartoons digitais, sob as características da metodologia ativa da sala de aula invertida, trazem para a aprendizagem da Probabilidade no 9º ano do Ensino Fundamental. Considerou-se que o processo de aprendizagem pela produção de animações didáticas, histórias em quadrinhos, denominados como cartoons digitais, seria uma abordagem metodológica capaz de proporcionar uma situação didática na qual os alunos seriam protagonistas da sua aprendizagem, pois eles necessitariam se apropriar dos conceitos da temática proposta, para produzirem uma narrativa que apresentasse um problema e sua solução na forma de uma mídia digital. Os resultados apontam que a produção das cartoons digitais é um recurso para a Educação Matemática, contribuindo com o despertar do interesse pelo estudo para o desenvolvimento da atividade. Constatou-se que os alunos pesquisaram e aprofundaram seus conhecimentos sobre Probabilidade ao estudarem para a criação dos seus cartoons digitais. Observou-se que a atividade proposta pode ser considerada como uma metodologia ativa se caracterizando como uma sala de aula invertida na qual os alunos se tornassem protagonistas da sua aprendizagem, pois pesquisaram a temática de forma autônoma, estudaram diversos problemas de contagem e probabilidade adaptando-os à sua linguagem. O professor atuou como mediador, validando os problemas propostos bem como a sua resolução. Os trabalhos apresentados pelos grupos foram discutidos em sala de aula trazendo uma diversidade de situações problema favorecendo o processo de aprendizagem do objeto de conhecimento de Probabilidade.
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